460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Nobel da Literatura

José Saramago

Museu de S. Paulo celebra 100 anos de Saramago

Entre as iniciativas previstas estão atividades ou exposições gratuitas destinadas ao público mais novo, inspiradas nas obras de José Saramago, previstas para o Museu da Língua Portuguesa.
Bielorrússia

Bielorrússia. Quatro Nobel pedem ação humanitária

Quatro escritoras galardoadas com o Prémio Nobel enviam carta aberta ao Parlamento Europeu e pedem que seja concedido asilo a todos os que estão detidos na fronteira da União Europeia.
José Saramago

Portugal com cátedra dedicada a Saramago

"Esta primeira cátedra em Portugal [na UTAD] é uma alegria, uma esperança, uma boa notícia em tempos em que as boas notícias não são muitas", destaca Pilar del Río.
Poesia

Louise Gluck publica 1.º livro de poesia pós-Nobel

O 13.º livro da poetisa norte-americana, publicado nos Estados Unidos a 26 de outubro, é um volume esguio, com apenas 64 páginas. A editora descreve-o como "um dos mais assombrosos" livros da autora.
Nobel da Literatura

Nobel da Literatura editado em Portugal em 2022

Entre 2022 e 2023, a Cavalo de Ferro vai editar quatro obras de Abdulrazak Gurnah, galardoado este mês com o Prémio Nobel da Literatura. Havia apenas uma romance do escritor publicado em Portugal.
José Saramago

Saramago. Livro de estreia publicado em castelhano

Trata-se do livro de estreia do Nobel da Literatura português, "Terra do Pecado", publicado pela primeira vez em castelhano e com o título original do escritor — "A Viúva".
Prémio Nobel

Prémio Nobel rejeita quotas de género e etnia

Goran Hansson, secretário-geral da Academia, admite que pensaram impor quotas mas descartaram por “receio” de distinguir pessoas com o prémio “por serem mulheres, e não por serem os melhores”.
Nobel da Literatura

Nobel da Literatura promete não esquecer migrantes

O escritor de 72 anos é o quinto autor nascido em África a ganhar o prémio. Gurnah considera que o racismo no Reino Unido diminuiu, mas que as instituições do país se mantêm "autoritárias".
Literatura

Nobel. Vencedor deixa mensagem à Europa

O romancista Abdulrazak Gurnah, distinguido com o Nobel, pediu à Europa que olhe de forma diferente para refugiados vindos de África: "Muitas destas pessoas vêm por necessidade e têm algo para dar".
Nobel da Literatura

Cinco livros para conhecer o Nobel da Literatura

Nome quase desconhecido em Portugal, Abdulrazak Gurnah tem uma escrita política e aborda com frequência a época dos impérios coloniais em África. Só um dos seus romances está traduzido entre nós.
Coronavírus

Prémios Nobel serão atribuídos fora de Estocolmo

Pela segunda vez consecutiva, os Prémios Nobel de literatura e na área da ciência serão atribuídos nos países dos premiados, por causa da Covid-19. Os laureados serão anunciados de 4 a 11 de outubro.
Lançamentos

Obra de Louise Glück publicada em Portugal

Até ao final deste ano, a editora irá lançar quatro das principais obras da poeta norte-americana, incluindo "The Wild Iris" e "Averno". Louise Glück foi laureada com o Nobel da Literatura em 2020.
Nobel da Literatura

Louise Glück e o Nobel: "Não faz sentido nenhum"

Em entrevista ao The New York Times, a Nobel da Literatura falou da surpresa que foi receber um telefonema da Academia às 7h, do quão pouco preparada estava e dos efeitos que isso teve na sua vida.
Nobel da Literatura

Leia aqui dois poemas da Prémio Nobel Louise Glück

As obras da norte-americana não estão publicadas em Portugal, mas alguns dos seus poemas foram traduzidos e apresentados em antologias e revistas. "O Poder de Circe" e "Paisagem/3" são dois deles.
Nobel da Literatura

Já não existe "o poeta como figura conhecida"

"O meio da poesia não é o meio do romance", lembra o poeta e crítico literário Pedro Mexia. A era em que quem lia livros conhecia os poetas contemporâneos já lá vai. Mas Louise Glück é "consensual".
Nobel da Literatura

Louise Glück vence Prémio Nobel da Literatura

Louise Glück, de 77 anos, é uma das mais importantes poetas norte-americanas. Entre os muitos prémios que lhe foram atribuídos conta-se o Pulitzer e o National Book Award. Foi Poeta Laureada dos EUA.
Nobel da Literatura

Nobel. Mulheres lideram listas de apostas

A guadalupina Maryse Condé e a canadiana Anne Carson são as candidatas mais consensuais ao Prémio Nobel da Literatura deste ano, juntamente como a antiguana Jamaica Kincaid, a favorita dos críticos.
José Saramago

Saramago morreu há 10 anos. Qual o melhor livro?

Sete escritores revelam ao Observador a obra preferida e explicam porquê. Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, recorda o intelectual controverso e reafirma que não sobraram inéditos.
Nobel da Literatura

Quatro países vão boicotar Nobel a Peter Handke

A atribuição do Nobel da Literatura ao escritor austríaca está envolta em polémica pelas ligações de Handke ao regime de Milosevic. Galardão será entregue esta terça-feira à tarde, em Estocolmo.
Nobel da Literatura

Nobel da Literatura. Membros do comité demitem-se

Dois membros externos do comité do prémio Nobel da Literatura demitiram-se. Gun-Britt Sundstrom discordou com a escolha do Nobel de 2019. Já Kristoffer Leandoer afirmou ter perdido "a paciência".
Lançamentos

"Poema à Duração" de Peter Handke com nova edição

A edição da Assírio & Alvim do poema do autor austríaco estava há muito esgotada. A tradução e introdução é de José A. Palma Caetano. Livro chega às livrarias esta quinta-feira.
Nobel da Literatura

Novo Nobel da Literatura com edição reforçada

"Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos" tinha lançamento previsto no dia 14 de outubro, mas o anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Literatura, no dia 10, levou a um reforço de edições.
Nobel da Literatura

Governo bósnio descontente com Nobel de Handke

O comunicado do Governo da Bósnia sublinha que a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a Peter Handke "prejudicou o prestígio e pôs em causa a credibilidade do Prémio em si mesmo".
Nobel da Literatura

Descendentes de vítimas não querem Handke laureado

Associação de descendentes das vítimas de massacre durante a Guerra da Bósnia não quer que escritor austríaco receba Nobel. PEN America diz-se estupefacta e que comunidade literária merecia melhor.
Nobel da Literatura

Olga Tokarczuk já reagiu ao Nobel da Literatura

Apesar de constar das listas de favoritos, a escritora foi apanhada de surpresa com a atribuição do Nobel. Só esta sexta-feira é que conseguiu sentar-se calmamente e escrever sobre o que aconteceu.
Nobel da Literatura

Um ano depois, o Nobel continua europeu e branco

Depois da polémica, uma nova polémica. O Nobel da Literatura esteve parado para restabelecer a sua credibilidade e criar uma maior transparência mas, passado um ano, tudo parece mais ou menos igual.
Nobel da Literatura

Peter Handke surpreendido com decisão "corajosa"

Autor controverso devido às suas posições pró-sérvias, Peter Handke defendeu, ao longo da carreira, que se deveria "eliminar" o Nobel da Literatura, que classificava de "falsa canonização".
Nobel da Literatura

Nobel para Olga Tokarczuk e Peter Handke

Depois de um interregno de um ano, foram anunciados esta quinta-feira os vencedores do Nobel da Literatura de 2018 e 2019. É a primeira vez que a Academia Sueca atribui dois prémios ao mesmo tempo.
Nobel da Literatura

Selma Lagerlöf, a primeira Nobel da Literatura

Depois do escândalo que fez com que o Nobel não fosse atribuído, espera-se que entre os vencedores desta semana esteja uma mulher, um acontecimento raro. Há 110 anos, Selma Lagerlöf foi a primeira.
Nobel da Literatura

PR. Lobo Antunes "acima" do Nobel da Literatura

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que o escritor António Lobo Antunes "não precisava" do prémio Nobel da Literatura, porque "estava acima" desse galardão.
Literatura

Vargas Llosa internado depois de queda

O escritor peruano, vencedor do Prémio Nobel da literatura, sofreu uma queda em sua casa que o obrigou a ser hospitalizado. Ficou com um forte hematoma e um "ligeiro" traumatismo crânioencefálico.
Nobel da Literatura

Prémio Nobel pode só ser entregue em 2020

Lars Heikensten, diretor da Fundação Nobel, disse que o prémio literário só "será atribuído quando a Academia Sueca recuperar a confiança do público". "2019 não é o prazo limite", considerou.
Nobel da Literatura

Mais uma renúncia na Academia que atribui Nobel

A escritora Sara Stridsberg renunciou ao lugar de membro da Academia Sueca, adensando o clima de crise na prestigiada instituição cultural que atribui o Nobel da Literatura, foi hoje anunciado.
Nobel da Literatura

Nobel da literatura pode não ser entregue este ano

A Academia sueca divide-se e debate a possibilidade de este ano não conceder o prémio. Os motivos prendem-se com fugas de informação e abusos sexuais cometidos por Jean-Claude Arnault.
Óbidos

Óbidos inaugura Casa José Saramago

A Casa José Saramago, antes Galeria do Pelourinho, passa a ser "um espaço multifuncional e multicultural", com "uma biblioteca/sala de leitura, com toda a obra de Saramago em todas as línguas".
Nobel da Literatura

Assédio sexual deixa Academia Nobel sem quórum

A líder do Comité Nobel da Literatura, Sara Danius, demitiu-se na sequência de um escândalo de assédio sexual. O organismo fica com 11 pessoas, quando são precisas 13 para eleger vencedores do Nobel.
Música

13 mil pessoas viram Bob Dylan em Portugal

O músico norte-americano Bob Dylan atuou na quinta-feira para cerca de 13 mil pessoas no Altice Arena, em Lisboa, onde revisitou mais de 50 anos de carreira, musical e poética.
Nobel da Literatura

Jorge Amado esteve quase a ser Nobel em 1967

Os brasileiros Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade estiveram muito perto de ganhar o Prémio Nobel da Literatura de 1967. Os arquivos da academia, recém-divulgados, revelaram todos os nomeados.
Nobel da Literatura

Japão felicita Kazuo Ishiguro pelo Nobel

Kazuo Ishiguro é britânico mas nasceu em Nagasaki. O seu Nobel da Literatura está a fazer capas de jornais e e aberturas de noticiários no Japão.
Literatura

"Os Despojos do Dia" mudou a vida a Jeff Bezos

Hoje, muitos dirão que gostam de Ishiguro. Amanhã, se calhar ainda mais. Mas ontem já havia um que gostava mesmo: Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo que se inspirou no Nobel da Literatura.
Nobel da Literatura

O que pode ler de Kazuo Ishiguro em português

"Os Despojos do Dia" é o romance mais conhecido do Nobel da Literatura e já foi adaptado ao cinema. Estreou-se nos romances em 1982 e começou a ser traduzido em Portugal em 1990.
Nobel da Literatura

Nobel para Kazuo Ishiguro, pela "força emocional"

Nasceu no Japão mas cresceu como inglês. O nome escolhido pela academia sueca foi anunciado esta quinta feira, em Estocolmo, e é o autor de livros como "O Despojos do Dia" ou "Nunca me Deixes".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.