894kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Como o mundo do futebol está a reagir ao desastre de avião onde seguia o Chapecoense

Este artigo tem mais de 5 anos

Já foram várias as equipas e personalidades do futebol que prestaram homenagem às vítimas do desastre aéreo que vitimou a maioria dos jogadores do Chapecoense. Veja as mensagens.

Sporting, Benfica, FC Porto — os três maiores clubes portugueses já reagiram ao desastre aéreo que vitimou esta madrugada grande parte da equipa de futebol brasileira Chapecoense. O Sporting foi um dos primeiros. Recorde-se que o guarda-redes Marcelo Boeck, que alinha agora pela equipa brasileira mas não seguia no avião com a equipa, jogou durante quatro anos em Alvalade, tendo deixado o clube em fevereiro de 2016.

O treinador Jorge Jesus e o jogador Elias reagiram individualmente ao desastre, à Sporting TV

O treinador dos leões lamentou a tragédia e falou do amigo que perdeu, Caio Júnior. “Era um grande amigo meu. Fez um estágio comigo em Portugal e estive várias vezes com ele no Brasil. É uma tragédia, não só para as famílias, mas para todos os desportistas.” O técnico afirmou ainda estar a “ser uma situação muito complicada. Aquilo que neste momento podemos fazer é rezar por eles e pelos familiares, prestar-lhes uma homenagem de sentimento profundo”, afirmou tendo também revelado que já tinha falado com amigos que residem no Brasil.

Elias, jogador do Sporting, falou também sobre o desastre aéreo que vitimou a maioria da equipa de futebol do Chapecoense. O médio que teve a época passada a competir na liga brasileira pelo Corinthians falou à televisão do clube sobre o sucedido referindo que “é um dia triste para o futebol. Acordar com esta terrível notícia… Quero enviar todo o apoio. Peço a Deus que conforte os corações dos familiares e que possa também confortar os adeptos do Chapecoense. Estavam a viver um momento muito mágico”.

Esta é uma das imagens que mais está a correr as redes sociais. Na fotografia está Marcelo Boeck, jogador do Chapecoense, emprestado pelo Sporting CP. Boeck não foi convocado para o jogo, a pedido do mesmo, com o Atlético e por isso não embarcou para a Colômbia com a comitiva do clube. Na imagem Marcelo está a rezar junto a um altar, no balneário da equipa depois de ter sabido do sucedido.

https://twitter.com/FutNaRedonda/status/803618153540382720

O Futebol Clube do Porto também reagiu no Twitter:

O Benfica também manifestou o seu pesar pela situação.O plantel fez um minuto de silêncio e o jogador Luisão deixou uma mensagem de apoio: “Neste momento de dor e luto, nós, da família benfiquista, estamos com a Associação Chapecoense.”

O Presidente do Benfica também deixou uma mensagem no site oficial do clube. Luís Filipe Vieira disse estar “profundamente chocado com a tragédia que afetou a equipa de futebol sénior da Associação Chapecoense de Futebol” e “endereçou ao clube e às famílias dos jogadores e da equipa técnica, as mais sentidas condolências e a solidariedade nesta hora inesperada de dor”.

O Twitter oficial da seleção portuguesa de futebol também reagiu:

A FIFA também prestou condolências pelo sucedido:

O Real Madrid cumpriu um minuto de silêncio no treino desta manhã:

O Barcelona, à semelhança do Real também fez um minuto de silêncio em homenagem às vitimas:

O Atlético de Madrid também se juntou à onda de reacções, referindo que morreu um jogador que já tinha estado ao serviço do clube. Cléber Santana jogou em Madrid entre 2007 e 2010.

Diego Simeone, treinador do Atlético de Madrid, partilhou também o seu pesar pela tragédia no Twitter:

O Sevilha também prestou homenagem:

A equipa italiana do AC Milan prestou homenagem via Twitter:

Muitas das equipas inglesas também prestaram pesar e solidariedade para com as vitimas e as suas famílias:

A maioria das equipas brasileiras alteraram a sua foto de perfil para o emblema do Chapecoense a preto e branco, assim como a partilha da frase”hoje todos os clubes do Brasil são um só”.

O clube brasileiro Corinthians já tem, inclusive, um tarja no Estádio, de apoio ao Chapecoense

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.