Carlos Santos Silva terá financiado o monte de Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates, comprado por 760 mil euros, avança o Correio da Manhã. A moradia, localizada em Montemor-o-Novo, tem 500 metros quadrados (o terreno tem 12 hectares) e foi também alvo de buscas quando arrancou a Operação Marquês, como noticiou o Observador.

Segundo o CM, a escritura de compra e venda revela que foi concedido a Sofia Fava, por parte do BES, um crédito que cobria 100% do valor do monte — o empréstimo terá de ser pago em 32 anos. A ex-mulher de José Sócrates terá então dado duas garantias ao banco: uma hipoteca do monte, no valor de 760 mil euros, a favor do Banco Espírito Santo; constituição de um penhor de aplicação financeira, igualmente a favor do banco, com o mesmo valor anterior referido. E é aqui que se unem as pontas com Carlos Santos Silva, amigo de infância de Sócrates, que terá sido o responsável por essa aplicação financeira. Santos Silva, ex-administrador do Grupo Lena, está detido desde 20 de novembro, tal como o advogado Gonçalo Ferreira e João Perna, o motorista do ex-primeiro-ministro.

José Sócrates e a Octapharma

O Correio da Manhã revela ainda que o crime de corrupção ativa atribuído ao ex-primeiro-ministro terá sido cometido quando este já tinha abandonado a vida política, numa altura em que desempenhava as funções de consultor da farmacêutica Octapharma. Os contornos do crime terão sido captados através de escutas telefónicas.

A investigação tenta ainda juntar as peças do puzzle que faltam. As ligações de José Sócrates com Carlos Santos Silva e a origem dos 20 milhões de euros, que terão sido transferidos para o BES pelo ex-administrador do Grupo Lena, empresa essa que poderá ter sido beneficiada por ligações ao ex-governante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR