476kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Carlos Santos Silva

Operação Marquês

As críticas de Santos Silva à decisão de Ivo Rosa

"A pronúncia de Carlos Santos Silva (...) representa um puzzle em que as peças nem sequer encaixam", lê-se no requerimento de pedido de nulidade da advogada do empresário, Paula Lourenço.
Carlos Santos Silva

Santos Silva nunca apareceu como corruptor ativo?

Sócrates afirmou que o amigo Carlos Santos Silva não esteve "em nenhum momento acusado de corruptor ativo". Mas um dos crimes pelos quais o empresário foi acusado foi precisamente de corrupção ativa.
Operação Marquês

Reserva Mundial de Primeiros-Ministros Corruptos

Desde o séc. XIII que a Ericeira não vivia um momento tão importante em termos administrativos. Em 1229, recebeu o seu foral; em 2021, recebe o seu fora-da-lei.
Operação Marquês

Marquês. As 6.728 páginas da decisão de Ivo Rosa

Tem mais de 6 mil páginas o despacho em que Ivo Rosa decide sobre o futuro dos 28 arguidos e dos 189 crimes de que estavam indiciados pelo MP. Leia aqui o documento na íntegra.
Supremo Tribunal de Justiça

CSM incomodado com Paula Loureço a avaliar juízes

Órgão de gestão dos juízes diz que é "alheio à indicação" de Paula Lourenço para integrar o júri do concurso de acesso ao Supremo. Juízes querem que a Ordem dos Advogados indique outro nome.
Caso José Sócrates

Carlos Santos Silva, um patrão muito especial

O amigo de Sócrates não só deixava Sofia Fava e Ana Bessa trabalharem em casa, como ainda ia buscar os trabalhos. Ivo Rosa não confrontou Santos Silva com escutas decisivas para a acusação
Caso José Sócrates

Santos Silva prejudica defesa de Sócrates

Santos Silva fez contrato de arrendamento da casa de Paris por insistência de Sócrates mas não registou o contrato nem pagou os impostos. Servia apenas como justificativo, explicou ao juiz Ivo Rosa.
Caso José Sócrates

"Ainda gosto de andar com dinheiro vivo"

O amigo de Sócrates diz que era comum fazer pagamentos em numerário e que até costumava levar dinheiro vivo para as suas viagens ao estrangeiro para pagar alegadas "luvas" a facilitadores.
Operação Marquês

Barroca vai negar versão de Vara em tribunal

O ex-gestor do Grupo Lena vai negar em tribunal que a soma de 1 milhão de euros transferida para Armando Vara a partir de contas suas tenha a ver com alegados serviços de consultoria, avança a SIC.
Operação Marquês

Vara, Santos Silva e Bataglia pedem instrução

Armando Vara, o empresário Carlos Santos Silva e Hélder Bataglia, arguidos na Operação Marquês, vão pedir a abertura da instrução. Defesa de Sócrates ainda não revelou se vai fazer o mesmo.
Operação Marquês

Os interrogatórios que marcam a Operação Marquês

Dos "portantos" de Carlos Santos Silva aos 25 milhões de Salgado. Na mini-série "Sim, Sr. Procurador" pode conhecer os momentos-chave do interrogatórios às figuras envolvidas na Operação Marquês
José Sócrates

Sócrates. Instrução pedida até 3 de setembro

Juiz Carlos Alexandre fixa prazo máximo para o início de setembro, quase um ano depois de ter sido conhecida a acusação do Ministério Público contra 28 arguidos.
Sim, Sr. Procurador

Sim, sr. procurador: Sócrates e as "massas" da mãe

As respostas do ex-PM: "A primeira vez que ouvi falar em offshores"; "Tenho tido dificuldades financeiras"; "Ainda não devolvi nada"; "Não são códigos, não"; "Tenho orgulho no livro que fiz".
Sim, Sr. Procurador

Sim, sr. procurador: Santos Silva e 56 "portantos"

A ajuda a Sócrates para manter o "status". O tom com que o ex-PM exigia o dinheiro. Os pagamentos à amiga na Suíça. A compra do livro porque "gostava". E os muitos "portantos" de Carlos Santos Silva
Caso José Sócrates

Casa de Sócrates em Paris está arrendada

Mil euros é quanto custa uma noite no apartamento de luxo, que foi comprado por Carlos Santos Silva, mas que o Ministério Público acredita pertencer realmente a José Sócrates.
Caso José Sócrates

Sócrates. Os 9 cofres onde ficava o dinheiro vivo

Os cofres com dinheiro vivo estão a ser uma referência constante nos interrogatórios da instrução da Operação Marquês. No total, já são nove — e um deles não era conhecido até agora.
Atualidade

Operação Marquês: os dez arguidos com mais crimes

As 4 mil páginas da acusação apontam 174 crimes no total a 28 arguidos. Os lugares do pódio são ocupados por Carlos Santos Silva, José Sócrates e Ricardo Salgado
José Sócrates

PSD exige a Medina esclarecimento sobre blogger

Líder da concelhia do PSD escreve a presidente da câmara de Lisboa a questionar sobre assessor que terá sido pago por Sócrates para escrever bem do governo PS. Mauro Xavier quer saber papel de Medina.
Caso José Sócrates

Justiça identifica nova offshore de Santos Silva

A Justiça já sabia da existência de quatro empresas offshore pertencentes ao empresário amigo de José Sócrates. Investigadores enviaram nova carta rogatória para a Suíça.
Caso José Sócrates

Sócrates desmente jantar com Santos Silva

Defesa do ex-primeiro ministro desmente que Sócrates tenha jantado, na última semana, com outro arguido da Operação Marquês, o seu amigo empresário Carlos Santos Silva.
Orçamento do Estado

"Portugal não tem de ser aluno de ninguém"

Augusto Santos Silva defende que na União Europeia não há Estados professores ou alunos e diz que Portugal foi "aluno marrão". O ministro afirma que "a execução orçamental fica abaixo dos 3%".
Caso José Sócrates

MP investiga contas da família de Sócrates

Investigação da Operação Marquês tenta ligar depósitos de 250 mil euros em 'dinheiro vivo' ao esquema criado por Carlos Santos Silva para fazer chegar fundos a José Sócrates
Diplomacia

Santos Silva não quer dúvidas, NATO é prioridade

O ministro dos Negócios Estrangeiros apresentou os objetivos de Portugal até 2019. Promoção da economia volta ao MNE e rede de postos diplomáticos vai ser reforçada.
Caso José Sócrates

Sócrates II. "Fui ajudado por um amigo"

O ex-primeiro-ministro invocou as despesas do funeral do seu irmão para explicar por que razão ainda não saldou totalmente a dívida que diz ter para com Santos Silva. Mas já devolveu 250 mil euros.
Caso José Sócrates

Santos Silva alterou contabilidade das empresas

Os inspetores da Autoridade Tributária descobriram que já depois de Carlos Santos Silva ter sido detido, houve alterações à contabilidade das suas empresas. As buscas prosseguem.
Operação Marquês

Atividades do Grupo Lena em Angola investigadas

O DCIAP abriu uma nova investigação, agora em Angola. Em causa estão escutas entre Santos Silva, o deputado socialista António Gameiro, o administrador do Grupo Lena e um intermediário angolano.
Caso José Sócrates

Sócrates. O que já foi feito e o que falta fazer

Conheça as principais provas da Operação Marquês e os próximos passos do Ministério Público num inquérito que só deverá terminar no próximo ano.
Caso José Sócrates

As férias que Santos SiIva pagava a Sócrates

As viagens de José Sócrates, durante o período em que era primeiro-ministro, foram pagas através das contas de Santos Silva. E Fisco reclama 19 milhões de euros de dívida ao antigo líder socialista.
Caso José Sócrates

Vara terá recorrido à rede do caso Monte Branco

Ex-banqueiro terá tentado ocultar origem de dois milhões de euros de alegadas contrapartidas, por ter aprovado financiamento da Caixa superior a 230 milhões de euros para empreendimento Vale do Lobo.
Caso José Sócrates

Quem é Rui Mão de Ferro?

O 12.º arguido do caso é sócio e figura próxima de Carlos Santos Silva. MP imputa-lhe participação no alegado esquema de branqueamento de capitais. Encerramento da investigação para breve.
Caso José Sócrates

Mão de Ferro é o 12º arguido na Operação Marquês

O empresário Rui Mão de Ferro, que surge associado a vários negócios com Carlos Santos Silva, o amigo de Sócrates, foi constituído arguido na Operação Marquês, avança a SIC.
Caso José Sócrates

Os cofres do caso Sócrates

Justiça apreendeu mais de 200 mil euros em numerário um dia antes de José Sócrates ser detido. Boa parte do dinheiro estava guardado em diversos cofres que Carlos Santos Silva tinha alugado em bancos.
Caso José Sócrates

As contas do motorista de Sócrates

João Perna foi apontado desde o início pelo Ministério Público como um alegado 'correio' entre Carlos Santos Silva e José Sócrates. O objetivo passava por despistar a origem do dinheiro
Caso José Sócrates

Como Sócrates recebia dinheiro vivo do amigo

A suspeita de que havia circulação de dinheiro entre os arguidos partiu da análise das contas de Santos Silva no BES. Em três anos, o amigo de Sócrates levantou 1,1 milhões de euros em numerário.
Caso José Sócrates

Como eu fiquei rico: a versão de Santos Silva

Assessoria ao Grupo Lena em Marrocos, Argélia, Roménia, Líbia e negócio em Angola estão a origem dos 23 milhões de euros que o amigo de José Sócrates tinha na Suíça. Diz ele. MP e juiz não acreditam.
Caso José Sócrates

Santos Silva recebeu mais 5,4 milhões de Bataglia

Primo de José Sócrates terá sido o intermediário em transferências que ocorreram em 2007 e 2008. Líder do Grupo Escom transferiu um total de 17,4 milhões de euros para amigo do ex-primeiro-ministro.
Caso José Sócrates

Barroca comprou offshore a primo de Sócrates

O gestor do Grupo Lena admitiu nos três interrogatórios a que foi sujeito que Santos Silva usava livremente as suas contas na Suiça e confessou que pagou um milhão por offshore de primo de Sócrates.
Caso José Sócrates

Barroca deixou Santos Silva usar contas na Suíça

Conheça todos pormenores das transferências de cerca 15 milhões de euros para as contas de Joaquim Barroca na Suíça. Os fundos, segundo o Ministério Público, destinavam-se a José Sócrates.
Caso José Sócrates

Sócrates: MP acredita que fez lobby na Argélia

Lobbying internacional do ex-primeiro-ministro às empresas de Carlos Santos Silva, Grupo Lena e da Octapharma levantaram suspeitas desde o início da Operação Marquês. Argélia foi o primeiro exemplo.
Caso José Sócrates

MP suspeita de Vara em mais dois negócios

O MP suspeita que Armando Vara tenha facilitado luvas a Sócrates em mais dois negócios no Algarve, além do resort de Vale do Lobo. Como o dinheiro terá sido encontrado, os arguidos foram libertados.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.