Na música “Legalize Marijuana”, Bob Marley fazia um apelo: “Legalizem a marijuana/Aqui na Jamaica”. O pedido do cantor jamaicano pode estar perto de ser realizado. Esta sexta-feira, o Governo da ilha enviou para o Parlamento um projeto de lei que propõe a descriminalização da posse de pequenas quantidades de cannabis para fins terapêuticos. Segundo o El País, o projeto pode ser discutido na próxima semana.

Ao apresentar a proposta, o ministro da Justiça do país, Mark Golding, sublinhou as potencialidades económicas daquilo a que muitos chamam o “ouro negro”. “Temos de nos posicionar para aproveitar as vantagens das grandes oportunidades que esta indústria emergente oferece”, disse, citado pelo jornal espanhol.

Se for aprovada, a lei vai permitir a posse de até 300 gramas de marijuana e o cultivo até um máximo de cinco plantas. O projeto prevê ainda a criação de uma autoridade que ficará encarregue de regular o cultivo, a venda e a distribuição de cannabis com fins medicinais, científicos ou terapêuticos. A comunidade rastafari será autorizada a utilizar, legalmente, a planta nas suas práticas religiosas.

Há cerca de um século, a cannabis foi proibida na Jamaica, que é um dos únicos países das Caraíbas onde a planta não é tolerada. Desde 2013 que os países da Comunidade das Caraíbas discutem e analisam os prós e contras de legalizar a marijuana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR