A carreira comercial da 8.ª geração do Volkswagen não está ao nível que as precedentes nos habituaram, seja pelos clientes se terem afastado dos stands devido à pandemia, seja por terem agora o ID.3 como alternativa puramente eléctrica. Independentemente das razões que podem explicar a posição do compacto germânico nas tabelas de vendas europeias, o certo é que a chegada ao mercado do novo Peugeot 308 deverá complicar ainda mais a “vida” ao Golf.

A berlina francesa apresenta-se sobre a mesma plataforma, mas como um carro completamente novo e que pretende dar um salto qualitativo em matéria de estética, habitabilidade, conforto, segurança e motorizações. Estes são pontos-chave onde a Peugeot joga os seus trunfos, na ânsia de “puxar para cima” a imagem do modelo e, assim, continuar a ter no 308 um dos seus best-sellers.

Tudo isto enquanto vai escancarando a porta à venda online – algo que, no futuro, pode vir a eliminar do circuito o papel dos concessionários, tal como hoje os conhecemos – com a marca a sublinhar as vantagens desta opção: “Quando iniciar a sua comercialização, o novo Peugeot 308 estará disponível na plataforma online Peugeot Webstore, o maior showroom digital da marca, onde, em apenas um clique, o cliente poderá visualizar todas as viaturas disponíveis a nível nacional e efectuar a avaliação da retoma da sua viatura actual.” Um processo que é complementado com a possibilidade de configurar o veículo, simular financiamentos e, por fim, optar por receber o novo 308 em casa, “respeitando todas as normas de segurança”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por fora: o leão mostra a sua nova face

Ao 308 que vai ser comercializado na Europa a partir do segundo semestre de 2021 cabe a “honra” de ser o primeiro modelo a exibir o novo emblema da Peugeot. Mas se essa é uma das notas de destaque no visual, a realidade é que as mudanças vão mais além, numa clara tentativa de conferir ao hatchback linhas mais depuradas, tirando partido, por um lado, de uma menor altura (1,44 m/menos 2,2 cm) e, por outro, de um maior comprimento (4,36 m/mais 11,4 cm).

O resultado materializa-se numa silhueta esguia, que denuncia logo (boas) intenções a nível da aerodinâmica. E, de acordo com os dados fornecidos, assim é: o Cx de 0,28 é conseguido à custa da optimização dos componentes da carroçaria, dos pára-choques aos deflectores e difusores, dos pilares aos retrovisores, sem esquecer os próprios painéis. Para efeito de comparação, o Golf anuncia valores similares de coeficiente de penetração aerodinâmica, superfície frontal (2,21 m2), de que resulta um SCx de 0,61, próximo dos 0,62 reclamados pelo novo 308.

12 fotos

Na frente, o destaque vai para a grelha, onde o novo emblema esconde o radar das ajudas à condução, com a placa da matrícula a passar para a parte inferior do pára-choques. Já atrás os farolins beneficiam da tecnologia full LED, desenhando três garras para uma assinatura luminosa imediatamente reconhecível.

Por dentro: ênfase no conforto

Assente na mesma plataforma da geração anterior, a EMP2 que serve também o DS4, por exemplo, o novo compacto gaulês vê a sua distância entre eixos fixar-se agora nos 2,675 m, um incremento de 5,5 cm que, segundo a marca, permite oferecer mais espaço para as pernas de quem se senta atrás.

A volumetria da bagageira varia em função da motorização escolhida, com as versões híbridas plug-in (PHEV) a acusarem menos 51 litros do que as diesel ou gasolina (são 361 litros contra 412 litros, incluindo 28 litros no compartimento sob o piso).

O i-Cockpit que a Peugeot tanto preza (com o volante mais pequeno e achatado na parte superior e inferior) mantém-se, da mesma forma que o painel de instrumentos é digital e continua a ter 10 polegadas, enquanto o ecrã táctil central, agora colocado ligeiramente mais abaixo, será de 10 polegadas de série, dependendo do nível de equipamento escolhido.

Nota ainda para o design da consola central que, nas versões com caixa automática, exibe um novo controlo para selecção dos modos (Reverse, Neutral, Drive) e dois botões (Parking e Manual), libertando espaço para um apoio de braço, porta-copos e duas tomadas USB C (carga e carga/dados).

16 fotos

Quanto aos bancos da frente podem agora receber certificação da Aktion für Gesunder Rücken (AGR), sinónimo de uma melhor ergonomia a amplitude de regulações. Opcionalmente usufruem de função de massagem e de aquecimento, comodidades que se juntam ainda a uma lista de equipamentos que inclui sistema de som da especialista em áudio Focal e vidros laterais dianteiros laminados e acústicos, consoante a versão.

No capítulo da segurança, o novo 308 dá um passo em frente na condução semiautónoma com um pack que estará disponível no final de 2021. O chamado Drive Assist 2.0 já vai conseguir, segundo a Peugeot, adaptar automaticamente a velocidade ao ângulo da curva (até 180 km/h) e, entre os 70 e os 180 km/h, sugerir ao condutor ultrapassagens, executando a mudança semiautomática de faixa.

Sob o capot: mais potência com PHEV

A principal novidade é a introdução de duas versões PHEV (representação esquemática aqui) que se vêm juntar aos mesmos motores a combustão com que o 308 é proposto actualmente. A oferta a gasolina assenta no três cilindros de 1,2 litros com potências de 110 e de 130 cv, enquanto o diesel é proposto exclusivamente com o BlueHDi de 130 cv. Qualquer das alternativas com esta potência, seja o motor a gasolina ou gasóleo, pode sempre trocar a caixa manual de seis velocidades pela transmissão automática EAT8.

Mas a aposta vai para o apoio eléctrico dos motores térmicos, recorrendo a uma bateria com 12,4 kWh de capacidade bruta que alimenta uma unidade eléctrica de 81 kW (110 cv) acoplada à caixa e-EAT8. O que diverge é o motor de combustão, com o Hybrid 225 a recorrer a um bloco a gasolina de 180 cv, enquanto o Hybrid 180 monta um motor menos potente, também um PureTech mas de 150 cv. Em qualquer dos casos, a tracção é sempre dianteira e a autonomia em modo eléctrico, ainda sujeita a homologação, é praticamente idêntica: 59 km para o Hybrid 225 e 60 km para o 180.

O 308 PHEV está equipado de série com um carregador que aceita até 3,7 kW em AC, podendo opcionalmente montar outro com 7,4 kW. Chegada a hora de recarregar a bateria, a operação tarda 7h05 se ligado à tomada lá de casa (230 V a 8 amperes) ou 3h50 se a tomada tiver o dobro da amperagem (o que garante uma potência de 3,7 kW). Uma wallbox que forneça 7,4 kW permite encurtar para 1h55 a recarga do acumulador, se usufruir do carregador opcional.

Como habitualmente na Peugeot, a bateria usufrui de uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros, dois critérios em que a marca tem de assegurar que o acumulador mantém 70% da capacidade.