Depois de um clássico na última temporada que deixou poucas recordações após o apito final, com vários cartões vermelhos e posteriores processos com sanções, multas e interdições para diversos intervenientes, o FC Porto-Sporting no Dragão foi bem mais calmo do que em 2021/22, tendo alguns exemplos de fair play que ficaram como o cumprimento de Sérgio Conceição a Pedro Porro junto à linha lateral depois de o lateral ver que Bruno Costa estava caído em dificuldades no relvado e atirar a bola para fora. No entanto, e como é habitual, houve alguns momentos mais tensos que se prolongaram depois do encontro.

Afinal, foi o Diogo que os deixou feitos num 8 (a crónica do FC Porto-Sporting)

“Este comportamento anti-desportivo de Matheus Reis, com a agravante de ser sobre uma criança, vai ser sancionado ou ao Sporting continua a ser permitido?”, escreveu na conta oficial no Twitter Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, a propósito de um lance em que o defesa brasileiro tirou a bola a um apanha-bolas numa zona próxima do banco dos dragões, num gesto que acabou por fazer com que o jogador fosse muito assobiado sempre que tocava na bola a partir desse momento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o Sporting, de acordo com o jornal Record, terá ficado “indignado” com o comportamento de Pepe no clássico, sobretudo num lance não sancionado em que atingiu com o calcanhar a cara de Morita quando estava em queda numa jogada a meio-campo antes de se travar de razões com Matheus Reis.

Golo de Evanilson foi legal? Golo de Veron foi bem anulado? Houve mais vermelhos por mostrar? Os dez casos do clássico

Houve também um outro gesto de Nuno Santos que motivou muitas reações nas bancadas dos adeptos portistas: já depois de ter discutido com alguns jogadores portistas na altura da marcação da primeira grande penalidade por Uribe, o que fez também com que passasse a ser visado com assobios sempre que tocava na bola, o esquerdino saiu a fazer um gesto associado a dinheiro que aqueceu os ânimos no final do encontro, quando se dirigia para o túnel de acesso aos balneários do Estádio do Dragão.