O jornal italiano “La Republica” fala numa sentença sensacional. Sílvio Berlusconi acaba de ser absolvido de todos os crimes pelos quais foi condenado na primeira instância, em Junho de 2013, a sete anos de prisão. No que ficou conhecido como o “caso Ruby” o antigo primeiro-ministro foi condenado por abuso de poder e incitação à prostituição de menores. Berlusconi recorreu, e o juíz deu-lhe razão.

O ex-primeiro-ministro tinha sido condenado por pagar para ter sexo com uma dançarina de 17 anos, Karima El-Mahroug, conhecida como “Ruby”, e por abuso de poder por, enquanto primeiro-ministro ter pressionado a polícia a libertar “Ruby” quando a dançarina foi detida, em 2010, por roubo. O juíz do Tribunal de Milão, responsável por julgar o recurso, considerou que a acusação de abuso de poder “não tem fundamento” e que a acusação de incitação à prostituição “não constitui delito”, escreve o “La Republica”.

A agência de notícias EFE diz que Sílvio Berlusconi, que durante a leitura da sentença de hoje cumpria a pena imposta por fraude fiscal, não prestou declarações ao abandonar o centro de idosos onde cumpre a pena prestando serviços sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR