288kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

i

Getty Images

Getty Images

A matança de cada dia: as 45 mortes com armas nos EUA no mesmo dia do tiroteio de El Paso /premium

Neste sábado, além do atentado de El Paso, morreram 45 pessoas com armas de fogo nos EUA. Assaltos, discussões ou suicídios levaram à morte de muitos jovens e também de uma bebé de um mês.

Todos os dias, os EUA são palco de uma matança coletiva à força de armas de fogo. Este sábado, 3 de agosto, os EUA ficaram sobressaltados com a notícia de mais um tiroteio em massa, desta vez em El Paso, no Texas. Naquela cidade fronteiriça em que dos 840.758 habitantes 83% são hispânicos ou latinos, um atirador com motivações políticas e racistas expressas num manifesto publicado online atirou mortalmente contra 22 pessoas por acharem que tinham ascendência mexicana.

Este foi o 8º tiroteio em massa mais mortífero na história dos EUA, num top 10 exaustivo mas que nunca é demais relembrar: Las Vegas, 58 mortos; Discoteca Pulse (Miami), 39 mortos; Universidade Virginia Tech, 32 mortos; escola primária Sandy Hook, 27 mortos; igreja de Sutherland Springs, 26 mortos; Café Luby’s (Killeen, Texas), 23 mortos; McDonald’s de San Ysidro (Califórnia), 21 mortos; Walmart de El Paso (Texas), 20 mortos; Universidade do Texas, 18 mortos; escola secundária de Parkland (Flórida), 17 mortos.

No mesmo dia em que foram mortas 20 pessoas em El Paso, outras 45 morreram com tiros em todos os EUA. A maioria das vítimas são homens, quase todos com menos de 40 anos. As circunstâncias vão desde violência doméstica a confrontos e vinganças entre grupos criminais. À margem de tudo isto está Queen Dean, uma bebé de um mês morta com um tiro disparado fora de casa.

Porém, o que estes números e as tragédias que os acompanham escondem são os pequenos tiroteios, escaramuças, suicídios, episódios de violência doméstica ou confrontos entre grupos rivais que resultam, também eles, em mortes com armas de fogo nos EUA. Este sábado, 3 de agosto, não foi exceção a essa triste regra: além das 22 pessoas que morreram no Walmart de El Paso, houve outras 45 que morreram em todo o país à força das balas. Se não contarmos com as vítimas de El Paso, 3 de agosto foi um dia que pouco escapou à média de 2019 onde, até agora, morreram 8.782 pessoas com armas nos EUA — o que dá uma média de mais de 40 pessoas ao dia.

A maioria das vítimas são homens (pelo menos 34) e a maior parte delas tinham entre 25 e 40 anos — ao todo, 16 vítimas tinham essa idade. Também são muitas as vítimas que tinham entre 18 e 25 anos (um total de 15), mas a morte provavelmente mais chocante deste sábado diz respeito a uma bebé de apenas um mês, atingida na cabeça por uma bala disparada a partir da rua. Também morreram duas pessoas com mais de 60 anos, ambas mortas pelos próprios filhos. As duas cidades mais mortíferas deste sábado foram Fairfield (no Alabama) e Chicago (no Illinois), cada um com três mortes, mas o estado onde foram registadas mais mortes foi o Louisiana (cinco).

As circunstâncias são várias: violência doméstica ou assaltos (quatro exemplos cada), mortes na sequência de operações policiais (três), discussões à porta de discotecas (dois) e também suicídios.

Esta é a longa lista — compilada pelo site Gun Violence Archive e que compusemos também com a preciosa ajuda de vários media locais — dos 45 homicídios além de El Paso que aconteceram a 3 de agosto de 2019.

1 morto – Baton Rouge, Louisiana

Um homem de 22 anos foi morto na sua própria casa, enquanto esta era assaltada no sábado de manhã. A vítima mortal, identificada pela polícia como Samuel Cochico, foi assaltada e atingida com vários disparos, de acordo com o jornal The Advocate. Ninguém foi detido na sequência do caso. Segundo o mesmo jornal, a casa de Samuel Cochico já tinha sido assaltada na semana anterior.

1 morto – Bronx, Nova Iorque

Um homem foi atingido a tiro na barriga, tendo morrido já no hospital. O crime ocorreu no Bronx, bairro de Nova Iorque. A vítima tinha 24 anos. Não há, para já, detenções.

1 morto – Colorado Springs, Colorado

Uma mulher foi morta e dois homens ficaram feridos na sequência de um tiroteio à porta de uma discoteca em Colorado Springs, no estado do Colorado. O incidente foi registado pouco antes das 2h00, altura em que a discoteca em questão, a The Social, fechava portas.

1 morto – Covington, Kentucky

Um jovem de 18 anos foi morto a tiro em Covington, no Kentucky, no sábado por volta das 22h00. Foi encontrado morto no parque de estacionamento de um complexo de apartamentos naquela cidade no Kentucky. A vítima, identificada como Ke’Ovion Markel Seay Travis, chegou a ser levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Não há, para já, detidos.

1 morto – Newark, Nova Jérsia

Um homem foi encontrado morto, com um tiro na cabeça, no quintal de uma casa em Newark. A vítima foi identificada como Vernon A. Robinson, de 34 anos, e a sua morte está a ser investigada como um homicídio. O incidente aconteceu na manhã de sábado e não há, para já, quaisquer detenções.

1 morto – Madera, Califórnia

Um homem de 22 anos foi morto a tiro em Madera, na Califórnia. A vítima mortal foi identificada como Angel Venegas e, de acordo com o The Fresno Bee, a polícia acredita que esta morte está relacionada com violência entre gangues.

1 morto –  East Saint Louis, Illinois

Um homem identificado como Domonick White, de 34 anos, foi encontrado morto com pelo menos um ferimento de bala em East saint Louis, no estado do Illinois, na noite de sábado. Na mesma localidade e no mesmo dia, outro homem, cuja identidade não foi revelada, foi ferida após ser atingida por um disparo.

1 morto – Grand Prairie, Texas

Um jovem de 24 anos morreu e outro de 18 anos ficou ferido na sequência de um assalto à mão armada, em Grand Prairie, no Texas. De acordo com o The Dallas Morning News, as vítima mortal era Carlos Arajeni-Arriaza Morillo. Este foi, juntamente com o ferido, que não foi identificado, vítima de um assalto feito por outros dois jovens: Philip Aguilera Baldenegro e Jesse Martinez, ambos de 18 anos. Durante o assalto, estes atingiram a vítima mortal com um tiro na zona do tronco. A outra vítima sofreu apenas ferimentos ligeiros.

Carlos e um amigo foram surpreendidos por dois jovens de 18 anos, que lhes fizeram um assalto à mão armada. Durante a disputa, Carlos foi atingido por um tiro no tórax. Os dois suspeitos foram detidos.

1 morto – Arlington, Texas

Um homem foi morto a tiro após ter falado com um grupo de quatro ou cinco suspeitos. A vítima, cuja identidade não foi divulgada, terá reagido àquela investida igualmente com tiros. Depois deste encontro, a vítima acabou por morrer no hospital. Os suspeitos terão batido em retirada tendo, pelo caminho, disparado contra a casa da vítima.

1 morto – Shreveport, Louisiana

Uma bebé de apenas um mês morreu com um tiro na cabeça. O disparo partiu de um carro, que atirou contra a casa onde aquela criança vivia, por volta das 4h00 locais. A bebé chamava-se Queen Dean.

1 morto – Cedar Park, Texas

Um homem morreu com vários ferimentos de bala após ter sido atingido a partir de um carro, enquanto conduzia. O tiroteio aconteceu num tiroteio. A vítima, identificado como Fernando Chaparro Lopez, de 22 anos, pediu a um transeunte para chamar uma ambulância pouco depois de ter sido atingido. Chegou a ser operado no hospital, mas acabou por ali morrer.

1 morto – Houma, Louisiana

Um homem de 30 anos, identificado como Andrew Naquin, foi morto a tiro durante uma luta à porta de uma discoteca em Houma, no estado do Louisiana. O incidente aconteceu antes das 2h15, hora a que foi chamada a polícia. Os três suspeitos fugiram do local do crime a bordo de um carro, tendo sido mais tarde apanhados por um polícia que trabalhava como gratificado num casino.

Morreram duas pessoas em tiroteios à porta de discotecas: uma no Colorado e outra no Louisiana. Os suspeitos fugiram sempre do local do crime.

1 morto – Terrytown, Louisiana

Um homem foi morto na madrugada de sábado em Terrytown, no Louisiana, no parque de estacionamento de um restaurante. Não são conhecidas as circunstâncias nem os motivos da morte deste homem, cuja identidade não foi divulgada.

1 morto – Chicago, Illinois

Um homem de 23 anos foi morto a tiro no South Side de Chicago este sábado, após ter sido mortalmente atingido por um tiro disparado a partir de um carro, que parou para atingi-lo. A vítima mortal foi identificada como sendo Calvin Seay, de 23 anos. Foi atingido na cabeça e no peito.

1 morto – Chicago, Illinois

Um homem morreu e outro ficou ferido na sequência de um tiroteio no West Garfield Parque, em Chicago, no sábado. O incidente ocorreu às 2h25 locais, altura em que Johnny Parris, de 23 anos, e um amigo de 28 anos, sentados num carro, foram atacados a tiro. Johnny Parris foi atingido no peito e, já no hospital, foi declarado como morto. O homem de 28 anos, cujo nome não foi divulgado, foi atingido a tiro na perna e está fora de perigo. Não há detidos.

1 morto – Houston, Texas

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida a bordo de um carro após terem sido atingidas a tiro a partir de outro veículo. De acordo com os media locaisas duas vítimas foram atingidas quando estavam num cruzamento. Logo após o incidente, o condutor, atingido a tiro, conduziu o carro até uma bomba de gasolina e pediu aos funcionários para chamarem uma ambulância. Quando as autoridades chegaram ao local, o indivíduo que estava sentado no lugar do passageiro já tinha morrido. Os suspeitos não foram identificados.

1 morto – Alexandria, Virgínia

Um homem foi encontrado na sua própria casa morto, com ferimentos de bala, ao lado da sua mulher, gravemente ferida. O casal foi encontrado no quarto, ambos com ferimentos na cabeça. Após esforços por parte das autoridades, a mulher, que estava inconsciente, foi reanimada e levada para um hospital próximo. O homem e única vítima mortal, identificado como Michael Shane Nelson, tinha 41 anos.

Fairfield, no Alabama, tem pouco mais de 10 mil habitantes, mas só no sábado morreram ali três pessoas com armas de fogo. Primeiro, um homem matou a sua namorada e a seguir suicidou-se. Depois, um jovem de 21 anos morreu após ser atingido dez tiros. No mesmo dia, houve também vários feridos naquela cidade: um jovem de 15 e outro de 16 anos, além de uma mulher com um tiro na cara.

1 morto – Danville, Virgínia

Um homem foi morto a tiro em em Danville após ter sido atingido a tiro entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado. A vítima foi identificada como sendo Kymon Haley, de 21 anos, natural da Carolina do Norte. Chegou a ser levado para as urgências de um hospital próximo, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito, que está a monte, foi identificado como Rakim La’Tae Knight, de 29 anos.

3 mortos – Fairfield, Alabama

Na sequência de um episódio de violência doméstica, uma mulher foi morta a tiro pelo namorado em Fairfield, no Alabama, que mais tarde se suicidou, quando já estava em fuga das autoridades. A mulher morta a tiro chamava-se Jameria Howard e tinha 28 anos. Foi encontrada pela polícia com pelo menos um ferimento por bala, num parque de estacionamento perto da sua casa. Jameria Howard chegou a ser levada para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito, um homem de 34 anos identificado como Danny Hagler, fugiu do local do crime a bordo de um carro roubado. Pouco depois, a polícia encontrou o suspeito, atingido por um tiro que ele próprio terá disparado.

Além destes incidente, também em Fairfield, um terceiro homem, de 21 anos, foi morto a tiro. De acordo com o que testemunhas disseram aos media locais, foram disparados entre oito a dez tiros. Chamava-se Demarcus Jerome Atkinson.

Ainda no mesmo dia, houve vários feridos com balas naquela cidade: um jovem de 16 anos foi atingido por uma bala enquanto brincava com uma arma juntamente com os amigos; uma mulher foi atingida por um disparo de uma pistola durante uma discussão com outra mulher; um jovem de 15 anos foi encontrado com uma bala na zona da anca, após uma disputa entre dois grupos de adolescentes.

1 morto – Hartford, Connecticut

Um homem de 23 anos, identificado como Roberto Vargas, foi morto a tiro em Hartford, no estado do Connecticut. A morte de Roberto Vargas, que tinha antecedentes criminais relacionados com tráfico de drogas e assaltos, foi declarada às 2h51 de sábado.

1 morto – Colorado Springs, Colorado

Um homem foi atingido mortalmente a tiro pela polícia de Colorado Springs, no Colorado, na sequência de uma chamada da polícia para um assalto à mão armada. De acordo com o KOAA News5, dois agentes da polícia intercetaram dois suspeitos. Um deles, afirmou a polícia em comunicado, terá tentado pegar numa arma que tinha na cintura à altura do encontro com a polícia. Os agentes dispararam, tendo atingido o suspeito pelo menos uma vez, o que acabou por matá-lo. Apesar de a polícia não ter divulgado da identidade da vítima mortal, ela foi identificada por vizinho como sendo Devon Bailey, de 19 anos. O segundo suspeito foi detido e interrogado.

1 morto – Denver, Colorado

Um homem foi fatalmente atingido por balas em Denver, no Colorado, na noite de sábado, às 00h30 locais. A vítima chegou a ser transportada para o hospital, onde a sua morte acabou por ser declarada. O caso está a ser investigado como sendo um homicídio. Não houve detenções, nem a polícia tem informações relativas a possíveis suspeitos.

1 morto – Filadélfia, Pensilvânia

Um homem de 60 anos, identificado como Mahendra B. Panjrolia, foi morto com um tiro na cabeça na sua própria casa este sábado, em Filadélfia. O único suspeito é o filho da vítima, Sohan Panjrolia, de 31 anos. De acordo com a CBS local, a mulher da vítima e mãe do suspeito estava em casa à altura do incidente. Depois de sair da casa de banho, Sohan Panjrolia, que sofre de esquizofrenia, terá apontado a caçadeira em direção à mãe e ao pai, disparando vários tiros contra este último. Em seguida, iniciou uma fuga a bordo de um Toyota Camry cinzento. Sohan Panjrolia está em parte incerta.

2 mortos – Martinsburg, Virgínia Ocidental

Dois homens, ambos com 34 anos, foram encontrados mortos em Martinsburg, na Virgínia Ocidental, na sequência de um tiroteio no sábado à noite. De acordo com os media locais, o incidente aconteceu antes das 21h30 locais, nas imediações de um bar-restaurante local. Além das duas vítimas — Kevin Gedeon e Montezz Lincoln —, foi também encontrada uma terceira pessoa (Marty Liscombe, também de 34 anos) com ferimentos de bala. No local do crime, foi encontrada uma pistola roubada.

Sohan Panjrolia estava na casa dos pais, em Filadélfia, quando saiu da casa de banho empunhando uma caçadeira. Apontou contra o pai, acertando-lhe com vários tiros. Depois do homicídio, fugiu. Sohan Panjrolia, que tem esquizofrenia, está em parte incerta.

1 morto – Washington D.C.

Um homem de 46 anos foi morto a tiro em Washington D.C. por volta das 23h30 deste sábado. A vítima foi identificada como Wendel Youngblood. O suspeito não foi detido, tendo a polícia referido que se trata de um homem negro com cerca de 1,80m de altura e que à altura vestia uma tshirt cinzenta.

1 morto – Baltimore, Maryland

Uma mulher de 32 anos foi morta a tiro ao volante de um carro, após ter sido atingida na cabeça e também noutra parte do corpo. De acordo com o comunicado da polícia de Baltimore, foi visto um “homem negro, com uma tshirt e calções pretos e com ténis vermelhos a fugir do local”. Porém, não há detidos no decurso deste alegado homicídio. No mesmo dia, também em Baltimore, foi também encontrado um homem de 25 anos com ferimentos de bala na cabeça e no braço direito. Foi levado para o hospital, onde foi admitido com ferimentos graves.

1 morto – Detroit, Michigan

Uma mulher de 30 anos morreu na sequência de um tiroteio em Detroit, no Michigan, que começou com uma discussão num campo de basquetebol. Além da vítima mortal, houve também um homem de 29 anos ferido após ser atingido por balas. A polícia deteve um homem de 27 anos, suspeito de estar envolvido no tiroteio, mas está ainda à procura de mais pessoas. Ao todo, cinco pessoas terão disparado armas ao longo do incidente.

1 morto – Fayetteville, Carolina do Norte

Um homem de 29 anos, identificado como Jeramy Thomas, foi morto na sequência de um tiroteio às 5h30 deste sábado, num parque de caravanas e roulottes em Fayeteville, na Carolina do Norte. Jeramy Thomas foi encontrado morto dentro da própria casa, onde foi declarado morto. A polícia acredita que se trata de um homicídio, mas ainda não fez nenhum detido. A quem der informações de relevo que ajudem a desvendar o caso, a polícia está a oferecer uma recompensa até mil dólares.

1 morto – Lansing, Michigan

Um homem de 21 anos foi morto a tiro numa loja da CVS em Lansing, no Michigan. A vítima mortal, cujo nome não foi divulgado pelos media locais, foi encontrado morto pelas autoridades às 15h30 da tarde. A polícia deteve outro homem, também de 21 anos, que será o único suspeito desta investigação por homicídio.

1 morto – Newfoundland, Novo México

Um adolescente, com idade estimada entre os 17 e os 18 anos, foi encontrado morto ao volante de um carro na zona de Newfoundland, no Novo México. Não são conhecidas as circunstâncias da morte daquele jovem, nem há notícias de quaisquer detidos.

1 morto – Spartanburg, Carolina do Sul

Um homem de 38 anos identificado como Charvix Wright matou a tiro a namorada, Quanisha Fernanders de 23 anos, na tarde de sábado. De acordo com a ABC News 4, o confesso homicida ligou para o número de emergência para dar conta de que tinha abatido a sua namorada a tiro, referindo que agiu em legítima defesa. Segundo o seu relato, a namorada terá tentado esfaqueá-lo momentos antes. A ABC News 4 remete para um relatório da polícia local que refere que o casal tinha um historial de violência doméstica.

2 mortos – Safety Harbor, Flórida

Um homem de 35 anos identificado como John Clark foi morto a tiro pela polícia em Safety Harbor, na Flórida. A polícia deslocou-se às imediações do crime após um amigo de John Clark ter denunciado que este tinha, momentos antes, matado a tiro a própria mãe, identificada como Susan Clark, de 64 anos. John Clark foi intercetado pelas autoridades na estrada, perto da sua casa. Após ignorar as ordens para que parasse o carro e se entregasse às autoridades, o homem de 35 anos apontou uma caçadeira aos agentes policiais. Após este gesto, foi atingido mortalmente várias vezes.

No Nevada, um homem barricou-se em casa com uma dos seus filhos, uma criança, depois de a mãe e outros dois filhos terem conseguido fugir. Após cinco horas de negociações, a polícia de operações especiais entrou na casa e abateu o homem.

1 morto – Carson City, Nevada

Um homem foi morto a tiro pela polícia de operações especiais, a SWAT, na sequência de um alerta de violência doméstica e sequestro. A polícia foi chamada a intervir numa casa em Carson City depois de ter sido dado o alerta de que um homem estava em casa com um dos seus filhos, uma criança. Momentos antes, a mulher do visado e duas das suas crianças conseguiram fugir da casa. Segundo o Nevada Appeal, a polícia agiu depois de cinco horas de negociações para que o homem libertasse a criança que mantinha sob sequestro.

1 morto – Ocala, Flórida

Uma pessoa morreu na sequência de um tiroteio em Silver Srings Shores, na manhã deste sábado. A vítima mortal, cujo nome não foi divulgado, terá morrido no local. Houve também um ferido no tiroteio, que foi assistido no hospital local. Na mesma localidade, mas a propósito de outra ocorrência, foram registados ainda outros dois feridos na sequência de tiros.

1 morto – Loganville, Georgia

Um homem de 25 anos morreu num tiroteio contra a polícia, após ter fugido às autoridade e, já durante o confronto, ter brandido duas facas contra os agentes policiais. Identificado como Aigon Andrew Wallace, de 25 anos, o homem era procurado pelos crimes de sequestro, agressão e perseguição agravada. De acordo com os media locais, Aigon Andrew Wallace, que era procurado, foi avistado pelas autoridades, que tentaram detê-lo. Foi nessa altura que Wallace tentou fugir, utilizando duas facas para intimidar os agentes. Acabou por ser alvejado por uma bala, tendo morrido mais tarde no hospital.

Este sábado, houve três mortes com armas em Chicago. Duas delas foram em South Side, uma das zonas mais perigosas de Chicago.

1 morto – Chicago, Illinois

Um homem foi morto e outro ferido à porta de um motel em South Side de Chicago, estado do Illiniois. De acordo com o Chicago Sun Times, um grupo de pessoas estava concentrada à porta daquele estabelecimento quando se ouviram tiros. Estes acabaram por atingir Joshua Smith, de 19 anos, nas costas. O jovem acabou por morrer, já no hospital.

1 morto – Cleveland, Ohio

Um homem foi morto a tiro, no bairro de Glenville, na cidade de Cleveland no Ohio. O incidente aconteceu por volta das 23h00. A vítima, que teria perto de 30 anos, foi encontrada morta no local do crime, com vários ferimentos de bala. Estava sentado ao volante do seu próprio carro, avançam os media locais.

1 morto – Cleveland, Ohio

Um homem de 19 anos foi assaltado e mortalmente alvejado enquanto conduzia uma mota, numa estrada em Cleveland, no estado do Ohio. A vítima foi encontrada morta no passeio, com vários ferimentos causados por bala. Não houve detenções.

1 morto – Houston, Texas

Um homem foi morto a tiro, além de outro que ficou ferido, após um tiroteio em Houston. Segundo a imprensa local, o tiroteio aconteceu por volta das 4h40 da manhã. Quando a polícia chegou ao local da ocorrência, os dois homens estavam feridos. Porém, um deles, que estava ferido na cabeça acabou por morrer no local. Não houve detenções.

1 morto – Dayton, Ohio

Um homem de 29 anos foi encontrado morto numa casa em Dayton, no estado do Ohio. De acordo como Dayton Daily News, a vítima chamava-se Craig A. Cortner III e foi encontrado pela polícia com vários ferimentos causados por bala. As autoridades afirmaram não ter informações quanto ao suspeito do crime.

1 morto – Nova Orleães, Louisiana

Uma pessoa não identificada foi encontrada pelas autoridades morta com um tiro na cabeça no parque de estacionamento de um McDonald’s na Finks Hideaway Road, em Nova Orleães. De acordo com os media locais, a polícia adiantou que a morte foi causada por uma arma de fogo, mas não conseguiu para já precisar o local do crime. Ainda assim, o News Star refere que há relatos de um tiroteio no parque de estacionamento daquele restaurante pelas 5:30 da manhã. Não foram identificados suspeitos.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.