A Universidade Católica Portuguesa, no Porto, recebeu mais uma edição da Conferência do INSURE.Hub, a iniciativa da Universidade que tem como objetivo criar um ecossistema internacional vibrante de conhecimento transdisciplinar, que promova soluções empresariais com uma abordagem circular, sustentável e regenerativa.
Durante dois dias, especialistas, académicos, empresários e empreendedores – nacionais e internacionais – reuniram-se para debater como é que a ciência, a política e os modelos de negócio podem convergir para responder aos desafios da transição para uma sociedade mais sustentável.
Termos anualmente uma conferência internacional para a qual conseguimos trazer um conjunto de investigadores internacionais para apresentar os seus trabalhos e para os partilharem na nossa Universidade, e empresas, organizações a apresentarem os seus use cases na área da sustentabilidade – acima de tudo, como é que a inovação e o repensar das suas estratégias para o âmbito da sustentabilidade podem promover uma transformação significativa para um modelo de organização mais sustentável -, é para nós fundamental”, afirma João Pinto, diretor da Católica Porto BusinessSchool (CPBS) e co-líder do INSURE.Hub.
Encontrar o sweet spot entre sustentabilidade e lucro
O primeiro dia da conferência ficou marcado pela palestra de Donald Roy Lessard, professor emérito do MIT Sloan School of Management e professor visitante da Asia School of Business. Na sessão, abordou a interseção entre sustentabilidade e rentabilidade, que muitas vezes são vistas como conceitos incompatíveis, mostrando que podem, sim, coexistir e que a melhor prática é encontrar o ponto ideal estratégico onde “fazer bem” e “fazer o bem” se reforçam mutuamente.
“É preciso pensar nas duas coisas ao mesmo tempo. Este é o objetivo de encontrar o ponto ideal. Muito do que podemos fazer para tornar as coisas mais sustentáveis reside na interseção entre a rentabilidade e a sustentabilidade. E precisamos de aproveitar esse poder”, conclui João Pinto.
Passar da lógica de máquina para uma abordagem holística
A economia regenerativa foi um dos temas em destaque na conferência. No Keynote Corner, John Fullerton, fundador do Capital Institute, começou por apresentar o paradigma que propõe compreender “a economia humana não como uma máquina, mas como um sistema vivo”, em que as decisões económicas e financeiras estão alinhadas com a sustentabilidade e o impacto social.
“Se a nossa economia humana quiser ser sustentável, prosperar e ser saudável, precisará de se alinhar com esses mesmos padrões e princípios. Precisamos de crescimento e prosperidade, e precisamos de explorar o potencial regenerativo”, afirma John Fullerton.
O painel, moderado por Wayne Visser, contou ainda com a participação de Paulo Azevedo, Chairman da Sonae, que trouxe ao debate a perspetiva da indústria, afirmando que é preciso pensar em soluções regenerativas a curto, médio e longo prazo. “Se pensarmos nos humanos como máquinas e nas necessidades humanas como máquinas, não creio que encontremos uma solução”, conclui.
A academia e a indústria ao serviço da sustentabilidade
Ao longo de dois dias, a conferência também foi uma montra para mostrar o que de melhor se tem feito na academia e na indústria ao nível da sustentabilidade e inovação. No primeiro dia, foram apresentados papers e estudos que destacaram os contributos da investigação científica. No segundo, houve lugar à apresentação de seis use cases de empresas regenerativas: Águas do Norte, Fundação Lello, re.store, Lipor, SonaeMC e Super Bock Group.
O debate “Iberian perspectives on how to be progressive with sustainability”, que contou com moderação de Martin Rich (Future-Fit Foundation), reuniu Charles Castro (Fundación ECODES), Eduardo S. Arribas (Cuatro Tercios) e António Vasconcelos (INSURE.Hub) para debater os obstáculos e oportunidades na adoção de soluções sustentáveis a partir do ecossistema envolvente da Future-Fit Foundation, que colabora com o INSURE.Hub desde a sua criação. A mesa-redonda “From Knowledge to Action”, que discutiu a importância de fazer convergir ciência, política e inovação para acelerar a transformação, encerrou o primeiro dia.
Durante a conferência, houve ainda espaço para dois workshops dinamizados por Donald Roy Lessard, sobre gestão integrada, e por Martin Rich, que se focou na criação de estratégias de negócio resilientes.
INSURE.Hub Awards: premiar a inovação
O final da conferência ficou marcado pela entrega dos prémios INSURE, que foram atribuídos às melhores apresentações de papers e case studies.
Prémio KPMG: Susana Costa e Silva – “Repair as a Circular Strategy: How Consumers Weigh Value in Fashion”
Prémio MDS: Bárbara Leão de Carvalho – “Regenerative Marketing”
Prémio Soja de Portugal: Ana Martins Vilas-Boas – “BioUpCycle: Circular Innovation for the Bioeconomy through the Upcycling of Agro-Residues”
Prémio Super Bock Group: Wayne Visser – “Regenerative Economy: Linking Theory and Practice”
Além destes prémios, também foram distinguidos dois use cases de sustentabilidade e regeneração: re.store, apresentado por Sílvia Correia, e Fundação Livraria Lello, apresentado por Rita Marques.
O papel mais importante destes eventos é, sobretudo, trazer a nossa comunidade. Neste momento, o INSURE.Hub reúne já mais de 150 alunos, mais de 100 empresas, municípios e outras entidades. E é o momento de os trazer, de lhes mostrar aquilo que o INSURE.Hub tem feito. Mas, sobretudo, de os nossos parceiros poderem partilhar, demonstrar as boas práticas, os bons casos de estudo para que outras empresas que se juntem a nós possam absorver estas boas experiências. O INSURE.Hub quer continuar a inspirar mais elementos da sociedade, mais membros do tecido económico e, sobretudo, também das políticas públicas, que é fundamental para conseguirmos, todos juntos, assegurar uma melhoria do nosso sistema português”, refere Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica e co-líder do INSURE.Hub.
A 5ª Conferência do INSURE.Hub realizou-se nos dias 29 e 30 de outubro, no Porto. Depois do sucesso desta edição, a 6.ª Conferência internacional do INSURE.Hub já tem data marcada: 28 e 29 de outubro de 2026.