1246,2kWh poupados 1246,2 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

GettyImages-2269517888
i

▲Dzeko e Kolasinac vão despedir-se dos Mundiais na América do Norte

Getty Images

▲Dzeko e Kolasinac vão despedir-se dos Mundiais na América do Norte

Getty Images

Bósnia (grupo B). A última dança de uma geração que gosta de eliminar potências e tem a sua "poker face"

Mais de uma década depois, a Bósnia está de volta a um Mundial. Qualificação podia ter sido mais tranquila, mas chegou com dois triunfos nos penáltis e frente à Itália. Selecionador chega do poker.

Caiu um gigante, ergue-se mais uma surpresa. Apesar de o Campeonato do Mundo ter tido um aumento de 50% de equipas entre a edição de 2022 e a deste ano, esse fator não afastou as surpresas na fase de qualificação. Que o diga Itália, que falhou os últimos três Mundiais. O obreiro da nova surpresa no futebol europeu foi a Bósnia que, 12 anos depois de se ter estreado no Brasil, vai voltar a estar num Campeonato do Mundo. A qualificação dos bósnios para o Canadá, os EUA e o México foi decidida até à última e teve grandes doses de emoção. Logo na fase de grupos da qualificação europeia, a Bósnia esteve a 13 minutos do apuramento, que acabou por ser decidido numa espécie de final frente à Áustria, na última jornada. A seleção do leste europeu até começou a ganhar, mas sofreu aos 77 minutos e viu os austríacos apurarem-se.

Com esse golo, a equipa de Sergej Barbarez, histórico do futebol bósnio, seguiu para os playoffs onde começou por defrontar o País de Gales, fora de casa, nas meias-finais. O jogo acabou por ser decidido nas grandes penalidades, com a Bósnia a marcar encontro com Itália na final, dessa feita em casa. Depois do empate ao cabo dos 120 minutos, o pesadelo italiano continuou nos penáltis, com os bósnios a levarem a melhor. Em comparação com a equipa de 2014, Sead Kolasinac e Edin Dzeko são os únicos resistentes. O defesa e o avançado são dois históricos do futebol bósnio e vão ter, na América do Norte, a oportunidade de se despedirem da maior competição de seleções do planeta. Em 2026, Barbarez conta com seis jogadores das chamadas Big Five da Europa, numa convocatória dominada pela nova geração do futebol de um país que continua marcado pela guerra, que só faz parte da FIFA há 30 anos e que depende muito do avançado de 40 anos, que foi o melhor marcador na qualificação.

Com recursos limitados em comparação com outras seleções do continente europeu, a qualificação para o Mundial-2026 foi um feito histórico para a Bósnia, que tem evoluído em termos estruturais, organizacionais e tem mostrado competência em jogos de alta pressão. Este último fator ganhou maior importância com a chegada de Sergej Barbarez, que assumiu o cargo em 2014 depois de ter tirado o curso de treinador em 2011. Durante os 13 anos que esperou para assumir o cargo da seleção pela qual brilhou como jogador, Barbarez dedicou-se ao poker, tendo sido jogador profissional. O treinador é conhecido pelo seu mau feitio, tendo chegado a acusar Steve Cooper, galês que treina o Brondby, de ter sabotado um dos seus jogadores antes do jogo frente ao País de Gales. Ainda assim, é descrito como um profissional extremamente calmo e com experiência, algo que adquiriu no poker.

GettyImages-2269283687

▲ A Bósnia apurou-se para o Mundial depois de ter eliminado Itália no playoff

UEFA via Getty Images

BI

  • Ranking FIFA atual: 65.º (a 1 de abril de 2026)
  • Melhor ranking FIFA: 13.º (agosto de 2013)
  • Patrocinador: Kelme (desde 2023)
  • Alcunha: Dragões ou Lírios Dourados
  • Presenças em fases finais: 1
  • Última participação: 2014 (fase de grupos, 3 pontos com Argentina, Nigéria e Irão)
  • Melhor resultado: fase de grupos em 2014 (3 pontos com Argentina, Nigéria e Irão)
  • Qualificação: 2.º lugar no grupo H da UEFA (17 pontos com Áustria, Roménia, Chipre e San Marino) e vitórias no playoff com País de Gales (fora, 1-1, 4-2 g.p.) e Itália (casa, 1-1, 4-1 g.p.)
  • O que seria um bom resultado? Alcançar a fase a eliminar

Jogos desde junho de 2025

  • Jogo particular, 6/6: Panamá (neutro)
  • Jogo particular, 29/5: Macedónia do Norte (casa)
  • Playoff da Qualificação UEFA, 31/3: Itália (casa), 1-1 (4-1, g.p.) (E)
  • Playoff da Qualificação UEFA, 26/3: País de Gales (fora), 1-1 (4-2, g.p.) (E)
  • Qualificação UEFA, 18/11: Áustria (fora), 1-1 (E)
  • Qualificação UEFA, 15/11: Roménia (casa), 3-1 (V)
  • Jogo particular, 12/10: Malta (fora), 4-1 (V)
  • Qualificação UEFA, 9/10: Chipre (fora), 2-2 (E)
  • Qualificação UEFA, 9/9: Áustria (casa), 1-2 (D)
  • Qualificação UEFA, 6/9: San Marino (fora), 6-0 (V)
  • Jogo particular, 10/6: Eslovénia (fora), 1-2 (D)
  • Qualificação UEFA, 7/6: San Marino (casa), 1-0 (V)

O onze

  • 4x4x2: Nikola Vasilj; Amar Dedic, Nikola Katic, Tarik Muharemovic, Dennis Hadzikadunic; Ivan Sunjic, Benjamin Tahirovic, Esmir Bajraktarevic, Amar Memic; Edin Dzeko e Ermedin Demirovic

O treinador

  • Sergej Barbarez (bósnio, 54 anos, desde abril de 2024)
  • Outros clubes: –
  • Títulos: –
GettyImages-2269518218

▲ Barbarez recolocou a Bósnia num Campeonato do Mundo 12 anos depois

Getty Images

O craque

  • Edin Dzeko (40 anos, avançado dos alemães do Schalke 04)
  • Outros clubes: Fiorentina, Fenerbahçe, Inter Milão, Roma, Man. City, Wolfsburgo, MFK Ústí nad Labem e Zeljeznicar

A revelação

  • Esmir Bajraktarevic (21 anos, avançado dos neerlandeses do PSV)
  • Outros clubes: New England Revolution

O mais internacional e o maior goleador

  • Edin Dzeko (148 internacionalizações e 73 golos)
GettyImages-2268790917

▲ O histórico avançado bósnio, que venceu esta época a Segunda Liga alemã com o Schalke, vai despedir-se de Mundiais

Getty Images

Os 26 convocados

  • Guarda-redes (3): Nikola Vasilj (St. Pauli, Alemanha), Martin Zlomislic (Rijeka, Croácia) e Osman Hadzikic (Slaven Belupo, Croácia)
  • Defesas (8): Sead Kolasinac (Atalanta, Itália), Dennis Hadzikadunic (Sampdoria, Itália), Amar Dedic (Benfica, Portugal), Nikola Katic (Schalke, Alemanha), Tarik Muharemovic (Sassuolo, Itália), Nihad Mujakic (Gaziantep, Turquia), Stjepan Radeljic (Rijeka, Croácia) e Nidal Celik (Lens, França)
  • Médios (7): Amir Hadžiahmetovic (Hull City, Inglaterra), Benjamin Tahirovic (Brondby, Dinamarca), Armin Gigovic (Young Boys, Suíça), Dzenis Burnic (Karlsruher, Alemanha), Ivan Basic (Astana, Cazaquistão), Ivan Sunjic (Pafos, Chipre) e Ermin Mahmic (Slovan Liberec, Rep. Checa)
  • Avançados (8): Esmir Bajraktarević (PSV, Países Baixos), Amar Memic (Plzen, Rep. Checa), Kerim Alajbegovic (Salzburgo, Áustria), Edin Dzeko (Schalke 04, Alemanha), Ermedin Demirovic (Estugarda, Alemanha), Samed Bazdar (Jagiellonia Bialystok, Polónia), Haris Tabakovic (B. Mönchengladbach, Alemanha) e Jovo Lukic (Universitatea Cluj, Roménia)

O local do estágio

  • Asher Adams Hotel, em Salt Lake City (treinos: Real Salt Lake Training Center)

A antevisão

“Temos de ser realistas sobre onde estamos, mas também ambiciosos sobre para onde queremos ir. Esta seleção ainda está em construção em muitos aspetos, mas já demonstrou que consegue competir com equipas muito fortes. O mais importante agora é manter a identidade, a disciplina e a coragem de jogar contra qualquer adversário no Mundial.”
Sergej Barbarez, selecionador bósnio

A ligação a Portugal

  • Incontornavelmente, Amar Dedic é o expoente máximo da ligação entre o futebol bósnio e Portugal. Contratado ao RB Salzburgo no início da presente temporada por dez milhões de euros, o lateral assumiu-se como um elemento preponderante no Benfica, tendo participado em 43 jogos, apontando um golo e quatro assistências. Apesar de a época das águias ter acabado com o terceiro lugar no Campeonato, Dedic esteve ligado à conquista da Supertaça, ainda com Bruno Lage. Por outro lado, Ermedin Demirovic defrontou recentemente o FC Porto nos oitavos de final da Liga Europa, numa eliminatória de boa memória para os dragões, que eliminaram o Estugarda.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.