Olá

843kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Maria Melo Falcão e avó Aida
i

Maria Melo Falcão

Maria Melo Falcão

Duas avós (quase) vegetarianas e uma mãe com raízes persas: com quem os foodies do TikTok andam a cozinhar

Uma avó de 83 anos a preparar tofu e uma nonna a usar queijo vegan? Pode ser visto no TikTok ou no Instagram, onde a família se tem juntado aos foodies para ensinarem receitas plant-based.

É uma forma de se conectarem. Quem o diz é Maria Melo Falcão, a criadora de conteúdos digitais que em 2020 decidiu incluir a avó no trabalho. Não foi a única. Pelas redes sociais, há quem, nos últimos anos, tenha decidido aliar aquilo que sabem fazer com o lado familiar. Avós e mães juntam-se aos foodies do TikTok e do Instagram para criarem receitas e ensinarem a fazê-las em curtos vídeos que angariam mais interação. A comunidade parece gostar e os resultados notam-se, com alguns a passarem os pratos do digital para o papel.

Com uma alimentação maioritariamente vegetal, pretendem mostrar através dos seus vídeos como qualquer pessoa pode cozinhar e como pode também adaptar-se a uma alimentação que não inclua a proteína animal, dando o exemplo dos avós. Quem são, que receitas ensinam e com quem? Reunimos três criadores de conteúdos digitais — todos foodies — que partilham vídeos a cozinhar com a família.

Maria Melo Falcão

É “com a avó Aida” que Maria Melo Falcão por vezes surge na internet. A criadora de conteúdos digitais começou a trazer para este meio o seu modo de vida mais saudável — a própria o diz —, e vegan, em setembro de 2019 e atualmente já conta com 99,4 mil seguidores no Instagram e 34,1 mil no TikTok. Tendo a avó como a sua maior fonte de inspiração, Maria aproveita aquilo que a natureza oferece e cria receitas onde o verde se destaca e a proteína animal não entra. Em vez disso, alimentos como o tofu, a bebida vegetal de arroz ou a quinoa são personagens regulares nos seus vídeos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto à avó Aida, que vai aparecendo, tem 83 anos e sempre esteve ligada à terra e àquilo que as diferentes estações do ano trazem, tendo como base da sua alimentação a vegetariana. “Ela é muito curiosa, a provar tudo, e tem também esta consciência de que a alimentação é super importante para a saúde, e que uma alimentação maioritariamente vegetal tem um bom impacto”, explicou Maria Melo Falcão em conversa com o Observador.

Um jantar em troca de posts, stories ou reels. Andam os influencers à cata de borlas nos restaurantes?

É com a cozinha de Maria, ou a sua própria cozinha, na aldeia, como pano de fundo, que, junto da neta, a avó Aida ensina a fazer receitas que à partida parecem tradicionais mas, neste caso, são em versão vegan. Exemplos disso são a quiche vegan — feita numa patusca em vez de no forno, porque a avó “é antiga”, como diz no vídeo —, o empadão de avum (atum vegan), a sopa do campo do “nosso quintal” ou os peixinhos da horta vegan. De uma forma divertida e descontraída, mostram passo a passo a confeção destes pratos, sem nunca perderem o ritmo que estes curtos vídeos das redes sociais exigem. “Ela tem um lado também assim muito performático e sinto que ela gosta também de fazer parte”, explicou, acrescentando que “apesar de para ela [as redes sociais] ser um bocadinho confuso, ela pergunta e também gosta de ver o feedback.”

@mariamelofalcao Peixinhos da Horta Vegan // de volta à casa da minha avó para uma receita bem portuguesa! Ingredientes: -18 vagens de feijão verde -¼ chávena farinha de trigo -¼ chávena farinha de grão - 1 colh. chá sementes de chia (ou linhaça) - 300 ml de água das pedras - alho em pó - pimenta preta - sal -óleo para fritar Método: 1. Cozer o feijão verde por 5 minutos, em água a ferver. 2. Retirar e passar por água bem fria para parar a cozedura. 3. Numa taça colocar as farinhas, a chia, o alho em pó, a pimenta preta, o sal. E envolver. 4. Juntar a água das pedras, misturar até ficar homogéneo, deixar repousar 10 min. 5. Colocar o óleo numa frigideira em lume médio/alto. 6. Envolver o feijão verde na massa e colocar imediatamente no óleo. 7. Deixar fritar por uns minutos, retirar para papel absorvente. Podem acompanhar com arrozinho ou servir como entrada! #peixinhosdahorta #avósnotiktok #receitadaavo #veganportugal ♬ som original - mariamelofalcao
@mariamelofalcao Empadão de VUNA// Sim, Atum Vegetal!! O incrível VUNA fez as delícias da minha avó e aqui está a prova de que todos podemos mudar! Uma das minhas resoluções de 2023 é incentivar a minha família a comer 100% vegetal e partilhar mais refeições com eles, experimenta esta receita e partilha o vídeo com quem também tem que experimentar ????✨ Desafia os teus familiares e partilha comigo a revolução veggie aí em casa!!! Ingredientes: -1 frasco Vuna -1 chávena de ervilhas -10 cogumelos -½ cebola -¼ couve coração -1 lata/300gr tomate triturado -2 colh. sopa azeite -pimenta preta -oregãos -curcuma -sal C/ puré de batata Método: 1. Colocar 1 colher de azeite na frigideira em lume médio. 2. Juntar a cebola picadinha e deixar alourar. 3. Picar também a couve e juntar. 4. Laminar os cogumelos e adicionar ao refogado. 5. Temperar com sal, pimenta preta e orégãos (podem também juntar paprika e alho em pó). 6. Acrescentar o frasco de VUNA e misturar tudo. 7. Juntar o tomate e deixar cozinhar por 5 minutos. 8. Numa travessa colocar uma camada de puré, intercalar com a mistura de VUNA e tapar com o restante puré. 9. Juntar 1 colher de azeite a ¼ colher de chá de curcuma e mexer. 10. Espalhar pelo topo do empadão. 11. Levar ao forno 20 min a 200º Pronto a saborear, e recordar sabores, numa versão 100% vegetal ???? #portugalvegan #empadãoatum #receitastradicionais #vegangirls #avóeneta ♬ som original - mariamelofalcao

Este feedback é positivo, com a sua comunidade a tratar a avó Aida como “nossa avó”. “Isso é muito especial. Ela vive na aldeia, na casa onde nasceu, por isso sinto que é algo um bocadinho preservado, uma coisa que a maioria de nós já perdeu. Esta ligação ao campo e este lado tradicional.”

Mas, não é só nas receitas que a avó aparece: partilha ainda dicas e participa em exercícios físicos com a neta. “Ela é assim mesmo muito especial e por isso é que gosto de a incluir, mas também porque não há assim muitas pessoas de 83 anos a fazer esse tipo de vídeos”, acrescentou.

Maria Melo Falcão e avó Aida Maria Melo Falcão e avó Aida

Maria Melo Falcão e a avó Aida

Maria Melo Falcão

Quando a avó não está, Maria Melo Falcão dedica as suas redes sociais tanto a conteúdos de alimentação como de atividade física, tendo lançado em fevereiro a aplicação móvel “Contigo”. Esta apresenta-se como “um guia para uma vida com mais energia” e tem disponível, mediante subscrição, receitas vegan de pequeno-almoço, snack, refeições principais e sobremesas e também vídeos de treino.

E se todo o mundo se tornasse vegan?

Giuseppe Federici

Foi há pouco mais de dois anos que começou a fazer vídeos nas redes sociais com a sua nonna. Conhecido como Sepps, Giuseppe Federici partilha receitas italianas vegan com a avó siciliana, a nonna Marianna, e conta com 362,4 mil seguidores no TikTok e 598 mil no Instagram. Seguindo também uma alimentação vegan, Sepps tem vindo a mostrar ao longo do seu trabalho nas redes sociais como a gastronomia italiana pode ter como base os produtos que a terra dá.

Baseado em Londres, Sepps entrou no mundo da criação de conteúdo em 2016 com a publicação de um vídeo no YouTube de uma receita de chilli vegan. Em 2020, as receitas saltaram para o TikTok, onde continua ainda hoje a trabalhar, e onde também a avó Marianna surgiu pela primeira vez: em fevereiro de 2022 juntou-se ao neto para ensinar a fazer uma pasta al sugo, uma receita com a qual o neto cresceu.

@sepps_eats WORLD PASTA DAY ???? - Here’s one of Nonna’s favourite pasta dishes to make, Cherry Tomato Pasta ???? Bursting with flavour and ready in 15 mins. Ingredients (serves 2-3) 400g cherry tomatoes 2-3 garlic cloves 1/4 tsp bicarbonate soda salt to taste 1 tsp sugar 1/2 tsp chilli flakes handful of basil 300g pasta of choice (vegan) parmesan to serve Fry garlic in oil for 2 mins then add the sliced cherry tomatoes and bring up the heat, then add bicarbonate soda, chilli flakes, salt, basil and sugar. Cook the pasta according to instructions then add it to the tomato sauce and enjoy. Optionally serve with Parmesan! #nonna #cookingwithnonna #pasta #nonnamarianna #worldpastaday ♬ original sound - Giuseppe Federici

Foi este o gancho para um ano e meio depois estarem os dois juntos a viajarem pelos sabores italianos em Sicília. Em setembro de 2023, Sepps partilhou nove vídeos da série “Sicily with nonna” (“Sicília com a avó”, em português) que retrataram as duas semanas da viagem: desde todos os pratos caseiros que comeram, passando pela experiência de ter as quatro irmãs da avó Marianna a cozinharem e a conviverem, e até às memórias da avó e a casa onde cresceu. “É tão bom ver que muito do que comem é naturalmente à base de plantas”, escreveu Sepp na descrição de um dos vídeos, referindo-se à gastronomia italiana.

Sepps com a avó e as tias em Sicília

A viagem culminou no Cooking With Nonna, o livro com mais de 80 receitas italianas que vai ser lançado a 15 de agosto no Reino Unido. “Um livro de receitas que celebra a cozinha caseira italiana rústica e a alegria da alimentação à base de plantas, mas também o poder da família e como a comida transcende gerações e une culturas”, pode ler-se na sinopse. Ilustrado com fotografias antigas e com imagens da viagem, Cooking With Nonna é composto por receitas ensinadas à nonna pela sua mãe e avó e que representam a cultura italiana, mas que são apresentadas com um plant-based twist: há cannoli, sopas, almondegas caseiras, carbonada, tiramisu, cacio pepe e panna cotta.

@sepps_eats

first time seeing our book in real life ???? Beyond grateful to finally have a copy in our hands after working on this for over a year. It still feels surreal but I’m so excited for it to be out in less than two weeks. To me this isn’t just a recipe book, it tells the story of my grandparents who came to the UK from Sicily almost 70 years ago. This book is a celebration of rustic Italian home cooking, plant-based eating, family, and bringing generations together. I simply wouldn’t have been able to do this without the support of this online community, so thank you so much. You can order the book via the link in my bio ????. Thank you so much to my incredible photographer @davidloftus, my agent @rachelmillsliterary, my publisher @michaeljbooks @sarahfras1 @danhurst82 and stylist @sticky_toffee_tofu ???? Grazie Sepps x

♬ original sound - Giuseppe Federici

Quer cortar na carne? Aqui tem 5 livros para cozinhar com vegetais

Ayeh Manfre

De escape a paixão, Ayeh Manfre viu na cozinha um refúgio quando, em 2018, sofreu uma lesão que a impediu de trabalhar. Ao longo de dois anos, a recuperação foi feita sentada numa cadeira enquanto cozinhava e filmava as suas receitas, para serem depois partilhadas nas redes sociais. No início de 2020, publicou o primeiro vídeo na página Cooking with Ayeh, uma receita de um banana bread, que veio depois a multiplicar-se em vários tutoriais. Atualmente conta com 872 mil seguidores no Instagram e com 2,4 milhões no TikTok.

Assim como Maria Melo Falcão e Sepps, Ayeh Manfre segue um estilo de vida maioritariamente vegetariano, que se reflete nas suas receitas plant-based. Com um twist saudável, têm como objetivo mostrar que qualquer pessoa pode cozinhar e, por isso mesmo, Ayeh traz para os seus vídeos a sua mãe, que lhe passou os segredos da cozinha persa. É essa a gastronomia que juntas abordam, com o primeiro vídeo com a mãe, publicado em setembro de 2020, a mostrar como se prepara um prato típico persa: Shakshuka.

@cookingwithayeh Persian Ice Cream aka Bastani Sonnati! Have you tried it?? It’s one of my favorite desserts since childhood and here’s an easy cheats way to make it at home! No ice cream machine or fancy equipment needed ???? I know the sound of saffron ice cream may sound a little strange, but trust me it’s so good! You also don’t need much saffron, just a pinch and make sure to infuse it so you get the most out of it ???????????? The full recipe with more tips are on my website lovelies. If you click the link in my Bio, it will take you straight there xxx https://cookingwithayeh.com/persian-ice-cream-bastani-sonnati/ #persianicecream #bastanisonnati #persianrecipe #persianfood #persian #icecrea #easyrecipe ♬ original sound - Cooking with Ayeh

Ayeh Manfre e a mãe

Para além da mãe, Ayeh cozinha também com nonnas e nonnos. A criadora de conteúdos digitais divide o seu tempo entre a Autrália, onde vide, e Itália, onde tem aprendido a essência da cozinha italiana, com a ajuda de alguns dos melhores chefs que conhece: os avós.

@cookingwithayeh Pesto alla Trapanese with Nonno! Also known as Sicilian Pesto. Have you tried it? It’s a traditional pesto from the Trapani region of Sicily which is where Nonno is from. He also used to be the chef for the Italian Navy! Super easy to make and perfect with hot or even cold pasta as a pasta salad in the summer. If you havnt tried it yet, nows the time! We usually add the cheese on top of our plate along with Pangrattato which are toasted breadcrumbs. Full recipe is on my website lovelies. The link in my Bio takes you straight there xxx #pestoallatrapanese #sicilianpesto #pasta #cookingwithnonno #italian #italianfood ♬ original sound - Cooking with Ayeh
 
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Campanha de verão
Assine por 0,70€ /semana
Ver ofertas
Oferta limitada
Para continuar a ler assine o Observador
Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia
Ver planos

Oferta limitada

Já é assinante?
Apoio a cliente

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Campanha de verão Assine por 0,70€ /semana
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Campanha de verão Assine por 0,70€ /semana
Ver ofertas Oferta limitada