Ervilhas

Todos os alimentos sabem melhor quanto mais frescos estão, mas no caso das ervilhas, esse mantra vai mais longe. Com o tempo, os seus açúcares transformam-se em amido e perdem sabor. Coza-as durante 2 a 3 minutos em pouca água e junte o sal só no fim — se o puser na água elas ficam mais rijas do que é suposto.

Getty Images/iStockphoto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Courgette

Existem várias espécies deste tipo de abóbora — como as amarelas, por exemplo –, mas as verdes são as mais comuns. Escolha as mais pequenas/médias que tenham uma pele brilhante e que pareçam pesadas para o tamanho que têm. São uma boa alternativa à batata, na confecção de sopas.

Getty Images/iStockphoto

Alperce

A cor não é um garante de qualidade no caso dos alperces, contudo, evite os de ar pálido ou com a pele danificada. A sua textura deve ser ligeiramente firme, mas se não for, leve-os à mesma e deixe amadurecer durante uns dois dias numa fruteira, ao ar livre. Se já estiverem “no ponto”, conserve-os no frigorífico.

Getty Images/iStockphoto

Framboesas

As framboesas são uma boa opção para quem quiser plantar alguma coisa em casa. As melhores são as mais brilhantes e rechonchudas. Por serem um fruto muito sensível, não devem ser lavadas debaixo de água corrente, podem desfazer-se. Tire-as do frigorífico 1 hora antes de as comer.

Getty Images/iStockphoto

Cerejas

As vermelhas vivas são mais azedas enquanto as bordeaux são as mais doces. Lave-as apenas antes de comer, para evitar que se estraguem, até essa altura, guarde-as no frigorífico (nunca mais de 4 dias). As primeiras cerejas surgiram há quase seis mil anos na China, mas hoje, a Turquia é o principal produtor.

Getty Images/iStockphoto

Pepino

Este vegetal tem a particularidade de ter na sua composição, 96% de água — o seu sabor está nas sementes. A melhor forma de o comer é cru ou misturado com algum molho frio como o tazatziki grego. A variante mais pequena dos pepinos é utilizada para fazer pickles, os famosos cornichons franceses.

Getty Images/iStockphoto

Mirtilos

Os mirtilos só devem ser lavados antes de serem consumidos — a água enfraquece-lhes a pele e torna-os mais susceptíveis ao apodrecimento. São tidos como “superalimento”, sendo famosas as suas propriedades antioxidantes. Os primeiros colonos norte-americanos usavam-nos como corante natural.

Getty Images/iStockphoto