907kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A oitava edição do Festival Literário Internacional de Óbidos está aí, e com muita força!
Da música à literatura, há muitas atividades e arte por descobrir.
Mas o que é que não pode mesmo perder?
i

Nuno Conceicao

Nuno Conceicao

Festival Folio regressa com cartaz imperdível

Se José Pinho estivesse presente, pelo menos fisicamente, ficaria orgulhoso. A oitava edição do Festival FOLIO – Festival de Literatura Internacional de Óbidos – está de regresso de 12 a 22 de Outubro e traz uma programação imperdível. Sob o tema “Risco”, é uma verdadeira homenagem ao seu criador. Em retrospetiva, basta pensarmos nas inúmeras vezes que José Pinho arriscou em nome da arte e da cultura em Portugal. Para além de muitas, foram com o coração: o fundador da Livraria Ler Devagar e do próprio festival na vila literária, arriscou e bem, transformando o risco em oportunidade e a oportunidade em sucesso. Aliás, sucesso é palavra que o Folio conhece bem e este ano vai pelo mesmo caminho. Mas o que é que vem aí?

Um mundo de arte e cultura

Ou cultura que nos traz mundo. Durante dez dias, Óbidos vai encher-se de literatura, mas não só: ao todo, estarão 603 autores representados, e haverá 108 tertúlias, 40 apresentações de livros, 40 espetáculos, 21 exposições, 18 sessões de leitura e poesia e 14 mesas de autores. Preparámos-lhe o roteiro com os nossos destaques:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • 12 de Outubro: comece por assistir à inauguração da Casa Abysmo, com a exposição de Nuno Saraiva, Ynteiro, Yncompleto e termine com o concerto do fadista Marco Rodrigues, no palco principal. Pelo meio, assista à conversa com André Carrilho, onde se falará do risco.
  • 13 de Outubro: hoje, os grandes destaques vão para as conversas entre Geoff Dyer e João Tordo, cujo tema é o Fim; e Manoel Cavalcante e Ondjaki, onde vão falar sobre a “palavra que voa”. O concerto de Amélia Muge, no palco principal, é outro dos destaques.
  • 14 de Outubro: grande destaque para o lançamento do livro Cor-de-Margarida, de Capicua e Matilde Horta e para a Mostra de Ilustração para Imaginar o Mundo. É também urgente ouvir a conversa “o risco da arte na era do algoritmo: vamos ficar obsoletos?”; e ver o concerto de Anaquim, no palco principal.
  • 15 de Outubro: saiba o que Miguel Araújo e Nuno Markl têm a dizer sobre os riscos das canções, mas não se vá embora sem assistir ao lançamento do livro Estendais, de Gisela Casimiro, com a presença da autora.
  • 16 de Outubro: será que as crianças estão em risco? Esta é a proposta da conversa com o psicólogo Eduardo Sá, com moderação de Ana Inês Borges.
  • 19 de Outubro: não perca o concerto de Júlio Resende, Amália Fado & Further, no palco principal.
  • 20 de Outubro: e porque não assistir a cinema no FOLIO? Depois da exibição do filme Morada, seguir-se-á a conversa com a realizadora Eva Ângelo. O concerto de Lavoisier, no palco principal, é outra das atracões deste dia.
  • 21 de Outubro: Gonçalo M. Tavares vai dar o curso Palavra, Pensamento e Arte Contemporânea – Dicionário de Artistas, mas não pode perder a presença do músico Ney Matogrosso, em conversa com Júlio Maria. Assista também ao lançamento do livro Café Kanimambo, de Fernando Ribeiro, e ao concerto de Bandua, no palco principal.

Nuno Conceicao

Sustentabilidade, para que te quero…

Um festival tão comprometido com a evolução e sensibilidade humanas, não surpreende quando nos apresenta um espaço dedicado à sustentabilidade. Não só por ser o tema da ordem do dia, mas porque a preocupação ambiental é urgente e precisa de estímulos. É por isso que, para além de uma visita virtual e de uma instalação, este espaço consagra sobretudo oficinas didáticas para escolas e famílias. Aqui, é possível aprender, através da experiência, factos importantes sobre o lixo, a água, a biodiversidade, os oceanos, o plástico, entre outras cientificidades. A não perder!

Em destaque

Mostrar Esconder

Não poderíamos deixar passar em branco a oficina de Ana Pêgo, a autora de Plasticus Maritimus – Uma Espécie Invasora (22 de Outubro, às 14h30), mas a criatividade tem outros contornos que valem a pena explorar. Arrisque na oficina de Muppets de Cartão (dia 15 de Outubro, às 10h30), destinada não só a famílias, como a adultos sem crianças.

Espaço MyMachine? O que é isso?

Talvez – ainda – sejam poucos os que ouviram falar, mas o projeto MyMachine surgiu em Kortrijk, na Bélgica, através da Universidade de Howest, sendo que em Portugal tem sede e coordenação nacional em Óbidos. Trata-se de um núcleo multidisciplinar e transversal, garantindo uma abordagem educativa e formativa, tendo por base as três fases da metodologia: ideia, design e construção. Na prática, foi criado um circuito que simula uma viagem ao espaço, a ‘Missão Terra’, desafiando os visitantes a refletirem sobre alguns temas da atualidade, e a repensarem o seu contributo para um planeta melhor. No FOLIO, será representado por oficinas destinadas a creches, escolas e famílias.

Em destaque

Mostrar Esconder

De 13 a 20 de Outubro, das 9h30 às 17h, expanda os conhecimentos da sua família com as oficinas dinamizadas por Ana Sofia Godinho e Kevin Claro, Vem Desenhar e Construir a Tua Máquina de Sonho; e As Cem Linguagens.

Espaço para IA

Mostrar Esconder

O FOLIO deste ano disponibiliza uma Assistente Virtual holográfica para interação com o público, em várias línguas, captando a atenção do visitante, de acordo com os seus interesses, de uma forma personalizada e orientada sobre a programação do evento, entre outros conteúdos de interesse cultural e histórico. A aplicação da Assistente Virtual estará disponível através de Qrcode, num balcão físico e no site oficial do FOLIO. O projeto resulta de uma parceria entre Câmara Municipal de Óbidos e a Startup Tecnológica, Diana Inteligência Artificial.

Estamos prontos para nos enchermos de mundo. Saiba mais aqui.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.