Se José Pinho estivesse presente, pelo menos fisicamente, ficaria orgulhoso. A oitava edição do Festival FOLIO – Festival de Literatura Internacional de Óbidos – está de regresso de 12 a 22 de Outubro e traz uma programação imperdível. Sob o tema “Risco”, é uma verdadeira homenagem ao seu criador. Em retrospetiva, basta pensarmos nas inúmeras vezes que José Pinho arriscou em nome da arte e da cultura em Portugal. Para além de muitas, foram com o coração: o fundador da Livraria Ler Devagar e do próprio festival na vila literária, arriscou e bem, transformando o risco em oportunidade e a oportunidade em sucesso. Aliás, sucesso é palavra que o Folio conhece bem e este ano vai pelo mesmo caminho. Mas o que é que vem aí?
Um mundo de arte e cultura
Ou cultura que nos traz mundo. Durante dez dias, Óbidos vai encher-se de literatura, mas não só: ao todo, estarão 603 autores representados, e haverá 108 tertúlias, 40 apresentações de livros, 40 espetáculos, 21 exposições, 18 sessões de leitura e poesia e 14 mesas de autores. Preparámos-lhe o roteiro com os nossos destaques:
- 12 de Outubro: comece por assistir à inauguração da Casa Abysmo, com a exposição de Nuno Saraiva, Ynteiro, Yncompleto e termine com o concerto do fadista Marco Rodrigues, no palco principal. Pelo meio, assista à conversa com André Carrilho, onde se falará do risco.
- 13 de Outubro: hoje, os grandes destaques vão para as conversas entre Geoff Dyer e João Tordo, cujo tema é o Fim; e Manoel Cavalcante e Ondjaki, onde vão falar sobre a “palavra que voa”. O concerto de Amélia Muge, no palco principal, é outro dos destaques.
- 14 de Outubro: grande destaque para o lançamento do livro Cor-de-Margarida, de Capicua e Matilde Horta e para a Mostra de Ilustração para Imaginar o Mundo. É também urgente ouvir a conversa “o risco da arte na era do algoritmo: vamos ficar obsoletos?”; e ver o concerto de Anaquim, no palco principal.
- 15 de Outubro: saiba o que Miguel Araújo e Nuno Markl têm a dizer sobre os riscos das canções, mas não se vá embora sem assistir ao lançamento do livro Estendais, de Gisela Casimiro, com a presença da autora.
- 16 de Outubro: será que as crianças estão em risco? Esta é a proposta da conversa com o psicólogo Eduardo Sá, com moderação de Ana Inês Borges.
- 19 de Outubro: não perca o concerto de Júlio Resende, Amália Fado & Further, no palco principal.
- 20 de Outubro: e porque não assistir a cinema no FOLIO? Depois da exibição do filme Morada, seguir-se-á a conversa com a realizadora Eva Ângelo. O concerto de Lavoisier, no palco principal, é outra das atracões deste dia.
- 21 de Outubro: Gonçalo M. Tavares vai dar o curso Palavra, Pensamento e Arte Contemporânea – Dicionário de Artistas, mas não pode perder a presença do músico Ney Matogrosso, em conversa com Júlio Maria. Assista também ao lançamento do livro Café Kanimambo, de Fernando Ribeiro, e ao concerto de Bandua, no palco principal.
Sustentabilidade, para que te quero…
Um festival tão comprometido com a evolução e sensibilidade humanas, não surpreende quando nos apresenta um espaço dedicado à sustentabilidade. Não só por ser o tema da ordem do dia, mas porque a preocupação ambiental é urgente e precisa de estímulos. É por isso que, para além de uma visita virtual e de uma instalação, este espaço consagra sobretudo oficinas didáticas para escolas e famílias. Aqui, é possível aprender, através da experiência, factos importantes sobre o lixo, a água, a biodiversidade, os oceanos, o plástico, entre outras cientificidades. A não perder!
Em destaque
↓ Mostrar
↑ Esconder
Não poderíamos deixar passar em branco a oficina de Ana Pêgo, a autora de Plasticus Maritimus – Uma Espécie Invasora (22 de Outubro, às 14h30), mas a criatividade tem outros contornos que valem a pena explorar. Arrisque na oficina de Muppets de Cartão (dia 15 de Outubro, às 10h30), destinada não só a famílias, como a adultos sem crianças.
Espaço MyMachine? O que é isso?
Talvez – ainda – sejam poucos os que ouviram falar, mas o projeto MyMachine surgiu em Kortrijk, na Bélgica, através da Universidade de Howest, sendo que em Portugal tem sede e coordenação nacional em Óbidos. Trata-se de um núcleo multidisciplinar e transversal, garantindo uma abordagem educativa e formativa, tendo por base as três fases da metodologia: ideia, design e construção. Na prática, foi criado um circuito que simula uma viagem ao espaço, a ‘Missão Terra’, desafiando os visitantes a refletirem sobre alguns temas da atualidade, e a repensarem o seu contributo para um planeta melhor. No FOLIO, será representado por oficinas destinadas a creches, escolas e famílias.
Em destaque
↓ Mostrar
↑ Esconder
De 13 a 20 de Outubro, das 9h30 às 17h, expanda os conhecimentos da sua família com as oficinas dinamizadas por Ana Sofia Godinho e Kevin Claro, Vem Desenhar e Construir a Tua Máquina de Sonho; e As Cem Linguagens.
Espaço para IA
↓ Mostrar
↑ Esconder
O FOLIO deste ano disponibiliza uma Assistente Virtual holográfica para interação com o público, em várias línguas, captando a atenção do visitante, de acordo com os seus interesses, de uma forma personalizada e orientada sobre a programação do evento, entre outros conteúdos de interesse cultural e histórico. A aplicação da Assistente Virtual estará disponível através de Qrcode, num balcão físico e no site oficial do FOLIO. O projeto resulta de uma parceria entre Câmara Municipal de Óbidos e a Startup Tecnológica, Diana Inteligência Artificial.
Estamos prontos para nos enchermos de mundo. Saiba mais aqui.