500kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Setenta mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Portugal continental
i

Setenta mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Portugal continental

Rui Oliveira/Observador

Setenta mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Portugal continental

Rui Oliveira/Observador

Israel é um caso de sucesso. França, um fracasso. Como está Portugal na vacinação contra a Covid-19?

Portugal está entre os 30 países que mais doses administraram por cada 100 habitantes. Israel ocupa o 1.º lugar destacado: pagou mais pela vacina e a vacinação está a ser feita 24 horas por dia.

    Índice

    Índice

74.999. Este podia ser só o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19, até à passada sexta-feira, em Portugal. Mas é também o número que coloca Portugal entre os 30 países que mais doses administraram por cada 100 habitantes — mais precisamente, em 25.º lugar, com 0,69 doses administradas por 100 habitantes, segundo os dados do site Our World in Data, criado por investigadores da Universidade de Oxford.  Se, por um lado, Portugal está em 4.º lugar dos países com mais novos casos diários por milhão de habitantes nos últimos sete dias, por outro está bem à frente de países como França ou Bélgica no que diz respeito às doses de vacina — cujos valores são, respetivamente, 0,29 e 0,07. E bastante distanciado da média mundial de 0,31 doses por cada 100 pessoas.

Ainda assim, os valores registados por cá distanciam-se e muito do país com mais doses administradas: Israel. Com cerca de 8,884 milhões de habitantes, este país do Médio Oriente regista, até ao momento, o surpreendente número de 22,07 doses administradas por cada 100 habitantes, segundo o site Our World in Data, que reúne dados de todos os países que os disponibilizam e cuja última atualização foi feita às 19h10 de dia 12 de janeiro de 2021.

Israel está, assim, bastante afastado do segundo e terceiro lugares, ocupados pelos Emirados Árabes Unidos, com 12,9 doses por 100 pessoas, e pelo Bahrein, com 5,44 doses por cada 100 pessoas. Depois de um pódio ocupado apenas por países do Médio Oriente, à exceção da Irlanda do Norte, nenhum dos outros que se seguem ultrapassa a barreira das 5 doses por 100 habitantes.

Os quatro HMO’s, o passaporte verde e a campanha contra as notícias falsas. O segredo de Israel para vacinar 2% da população ao dia

Ainda o processo não tinha começado e já o ministro da Saúde israelita estimava que a vacinação dos grupos prioritários — profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores de lares de idosos — podia ser feita em duas semanas. Essa estimativa falhou, mas, a esta velocidade, Israel pode mesmo tornar-se o primeiro país do mundo a vacinar toda a sua população de alto risco até ao final de janeiro. “É muito surpreendente”, diz Ran Balicer, presidente da equipa de especialistas que está a aconselhar o governo israelita no combate à pandemia da Covid-19, em declarações ao The New York Times.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.