Um mês (e um resultado histórico) depois, João Almeida está de volta a A-dos-Francos. Os habitantes desta pequena vila das Caldas da Rainha acompanharam a prova diariamente, com muitas iniciativas de apoio ao ciclista que segurou a liderança da Volta a Itália durante 15 etapas, e não baixaram a fasquia nos festejos de regresso.

Bandeiras, fogo de artifício e camisolas rosas pintaram a principal rotunda da terra, tudo para receber o “menino de ouro” que pôs A-dos-Francos no mapa.

João Almeida chegou numa carrinha da junta de freguesia e discursou para a plateia de mais de 100 pessoas que ali se juntaram, afirmando que quando partiu para Itália “nunca imaginou” que o regresso fosse assim. “Obrigado a todos pelo apoio”, sintetizou o atleta que antes já tinha confessado que depois destes dias lhe faltavam as palavras.

Sem dúvida que nunca pensei que isto ia acontecer. Obrigado a todos pelo apoio, é muito importante psicologicamente”, afirmou João Almeida

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.