Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.
O ambiente no Hotel Shilla, em Seoul, capital da Coreia do Sul, era de muita agitação. Para quem gere a logística do espaço, o dia não foi certamente fácil. Num programa que estava a ser cumprido quase ao segundo passavam 10 minutos da hora marcada (15h30). A culpa era da visita de Mohammad bin Salman, o primeiro vice-primeiro ministro e príncipe da Árabia Saudita, acusado de ter matado o jornalista Jamal Khashoggi. Contudo, não era por isso que no átrio principal estavam à espera vários jornalistas de vários países europeus, incluindo Portugal e o Observador. Não havia possibilidade de falar com Mohammad, que entrou a passo rápido por porta lateral no hotel para uma conferência sobre petróleo. A expectativa de uma conversa e razão da presença destes meios de comunicação era diferente — numa outra sala estava DJ Koh.
Não, DJ Koh não é um famoso disc jockey que ia passar uma playlist para alegrar o evento. Dong Jin (DJ) Koh é o presidente executivo do setor de comunicações mobile da Samsung, a maior fabricante de smartphones do mundo. Ocupa este cargo desde 2015 e é um dos principais responsáveis pelo lançamento e gestão de uma empresas que lançou alguns dos telemóveis mais conhecidos no mercado nos últimos anos, como os Galaxy S8 e S9. Se Steve Jobs era conhecido por apresentar os eventos da Apple, DJ Koh — com um inglês carregado de sotaque coreano — tem sido o homólogo nas apresentações da Samsung nos últimos anos.

▲ DJ Koh entrou na Samsung em 1984. Antes de ser nomeado em 2015 presidente executivo da Samsung para mobile, foi responsável por alguns dos principais lançamentos e estratégia da empresa
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.