Índice
Índice
Foi o último bater de asas do pássaro azul. O voo final do símbolo que há mais de uma década era o logótipo do Twitter começou nas últimas 24 horas, pouco depois de Elon Musk ter anunciado que iria implementar novas alterações à rede social. Desde então, o X ganhou vida. E parece estar um pouco por toda a parte.
A partir desta segunda-feira e até informações em contrário, o Twitter passa a chamar-se X. O pássaro azul foi substituído por um X branco num fundo preto. As publicações deixam de ser designadas de tweets para passarem a ser “X’s”. A fotografia de perfil de Elon Musk foi alterada para o novo logótipo e a conta da empresa também mudou de nome para X. A sede da firma, em São Francisco, nos Estados Unidos, foi iluminada com a mesma letra e, neste momento, ao lado do nome dos trabalhadores da plataforma, junto ao selo azul para aqueles que o têm, aparece um X.
x’s
— Elon Musk (@elonmusk) July 24, 2023
Para Elon Musk, o fascínio com o X não começou aqui. Nas últimas duas décadas, a letra tem estado presente na vida e nos negócios do multimilionário. Em 1999, o domínio X.com remetia para o site de um banco online que o empresário criou, que tinha esse mesmo nome. Mais tarde tornou-se no PayPal. Três anos depois, Musk fundou a empresa de exploração espacial SpaceX.
O nome do primeiro filho que teve com a cantora Grimes e que nasceu em 2020 também faz referência à letra que parece ser a predileta do empresário: X Æ A-12 Musk. Além disso, mais recentemente, nota a BBC, lançou a xAI, uma startup de Inteligência Artificial cujo objetivo será desenvolver uma alternativa ao ChatGPT.
X Æ A-12 é o nome do bebé de Elon Musk com a cantora Grimes. Parece estranho mas há uma explicação
A cronologia do anúncio das alterações
Aqueles que na manhã desta segunda-feira acederam à rede social através da versão web perceberam que o pássaro azul já tinha oficialmente desaparecido para dar lugar ao X. Tal ainda não aconteceu na aplicação. As alterações começaram a ser visíveis depois de várias horas de publicações de Elon Musk que davam a entender que uma mudança estava iminente. A primeira continha a garantia de que “em breve” os utilizadores iriam dizer “adeus à marca Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”.
Seguiu-se a publicação de um vídeo feito por Sawyer Merritt, utilizador da rede social, que mostrava o pássaro azul a ser substituído por um X intermitente. “Se um logótipo X suficientemente bom for postado hoje [domingo à noite], vamos colocá-lo amanhã no mundo inteiro”, prometeu Musk. E, como foi possível perceber, cumpriu.
And soon we shall bid adieu to the twitter brand and, gradually, all the birds
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
Ao longo das várias horas em que fez publicações — como “Deus X” — e respondeu a alguns utilizadores para lhes garantir que não será “por muito tempo” que continuarão a chamar a plataforma de Twitter, o empresário juntou-se a um Espaço (onde é possível ter conversas de áudio em direto) intitulado “ninguém fala até convocarmos Elon Musk”. Ficou em silêncio, segundo o The Verge, durante quase uma hora. Depois, confirmou que o logótipo da plataforma seria oficialmente alterado.
Deus X
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
Not for long
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
A mais recente publicação do multimilionário contém uma imagem que mostra a sede da empresa, em São Francisco, iluminada com um X. Uma fotografia parecida foi partilhada pela CEO Linda Yaccarino, que a acompanhar escreveu “luzes, câmara, X!”.
Até ao momento, a dupla ainda não respondeu às críticas que têm surgido, pois as alterações não estão a ser bem recebidas pelos utilizadores. A hashtag “goodbye Twitter” (“adeus Twitter”, em português) chegou às tendências nos Estados Unidos, bem como o nome de dois dos serviços que querem rivalizar com a plataforma, “Mastodon” e “Bluesky“.
Our headquarters tonight pic.twitter.com/GO6yY8R7fO
— Elon Musk (@elonmusk) July 24, 2023
Lights. Camera. X! pic.twitter.com/K9Ou47Qb4R
— Linda Yaccarino (@lindayaX) July 24, 2023
Afinal, o que será o X?
Foi em 2017 que Elon Musk comprou à PayPal o “X.com”, um domínio que anteriormente já lhe tinha pertencido. Nessa altura, agradeceu ao serviço de pagamentos por lhe ter permitido adquirir algo que “tem grande valor sentimental”. Contudo, garantiu que, naquele momento, não tinha quaisquer planos.
E assim foi durante alguns anos, com aqueles que pesquisavam “X.com” no Google a serem direcionados para uma página em branco com um X preto no canto superior esquerdo. Atualmente, essa pesquisa leva as pessoas automaticamente para a rede social que ainda mantém o domínio “twitter.com”.
Thanks PayPal for allowing me to buy back https://t.co/bOUOejO16Y! No plans right now, but it has great sentimental value to me.
— Elon Musk (@elonmusk) July 11, 2017
Dias antes de comprar o Twitter, em outubro passado, o empresário mencionou que a aquisição era um “acelerador para criar a X, a aplicação de tudo”. Seis meses depois alterou o nome da empresa para “X Corp” e começou a falar com mais regularidade sobre transformar a rede social numa aplicação multifacetada e com serviços financeiros, à semelhança da WeChat. A plataforma chinesa é utilizada por mais de mil milhões de pessoas e concentra serviços de mensagens, redes sociais, pagamentos e ainda entrega de refeições.
Buying Twitter is an accelerant to creating X, the everything app
— Elon Musk (@elonmusk) October 4, 2022
O The Wall Street Journal indica que o objetivo de Elon Musk é transformar o Twitter numa ‘praça digital’ onde qualquer pessoa — desde candidatos presidenciais a utilizadores comuns — possa dar notícias, possa fazer pagamentos e onde os criadores de conteúdos digitais possam construir uma comunidade com os seus seguidores e ganhar o suficiente para viver dela.
A CEO do Twitter deu mais detalhes sobre as mudanças na rede social, notando que é “excecionalmente raro — na vida ou nos negócios — ter uma segunda oportunidade para causar mais uma boa impressão”. “O Twitter causou um enorme impacto e mudou a nossa forma de comunicar. Agora, o X vai mais longe”, acrescentou.
Linda Yaccarino revelou que o X, que será “alimentado por Inteligência Artificial”, não se sabendo ao certo o que isto significará, é o “futuro da interatividade ilimitada — centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/bancos — ao criar um mercado global para ideias, bens e oportunidades”. “Já começámos a ver o X a ganhar forma ao longo dos últimos oito meses, através dos nossos rápidos lançamentos de novas funções, mas estamos apenas a começar. Não há nenhum limite para esta transformação”.
It’s an exceptionally rare thing – in life or in business – that you get a second chance to make another big impression. Twitter made one massive impression and changed the way we communicate. Now, X will go further, transforming the global town square.
— Linda Yaccarino (@lindayaX) July 23, 2023
Com o objetivo de explicar que o X não será somente focado em texto e que deverá integrar mais recursos de áudio e vídeo, Linda Yaccarino reuniu-se ainda este domingo com os trabalhadores de marketing da empresa. De acordo com o Financial Times, a CEO apelou aos presentes para que acompanhem a empresa e as suas ambições à medida que as mudanças começam a acontecer.
É o começo de um sonho antigo de Musk?
O anúncio da mudança de nome e de logótipo chegam numa altura em que a empresa pretende atrair mais anunciantes, uma vez que se encontra, segundo Musk, “numa situação de fluxo de caixa negativo face a uma queda de cerca de 50% nas receitas de publicidade e a uma pesada carga de dívida”.
Elon Musk diz que Twitter perdeu metade das receitas publicitárias
Com a possibilidade de os anunciantes se afastarem ainda mais da plataforma devido às novas alterações, Jason Goldman, antigo líder do departamento de produto do Twitter, afirma em declarações ao The Wall Street Journal que “não faz muito sentido substituir uma marca reconhecida globalmente por um símbolo genérico”. Por sua vez, no entender de Mike Proulx, diretor de investigação da norte-americana Forrester que falou com a agência Reuters, existem duas possibilidades. “Por um lado, pode-se argumentar que a plataforma vai-se ver livre de uma marca icónica. Por outro, [Musk] está a assinalar que é uma nova fase para o Twitter e que a empresa está a ir numa direção diferente, com uma base de utilizadores diferente.”
Ao Observador, Dan Ives, da empresa de investimentos Wedbush, considera que o “rebranding pode ser uma jogada de mestre ou pode ser um tiro que sairá pela culatra” pois “está a tentar apelar a novos utilizadores” querendo “manter o envolvimento e a atenção dos atuais”. Questionado sobre se as mudanças marcam o início do sonho de Musk de construir uma “aplicação de tudo”, o analista da empresa de investimentos Wedbush diz que essa plataforma “está a chegar”.
Acredito que o rebranding do Twitter eventualmente levará ao conceito de ‘super aplicação’ em 2024. É arriscado perder o icónico passarinho do Twitter, mas Musk está a arrancar o penso rápido a todos os níveis”, acrescentou.
Esta não é a primeira vez que Elon Musk anuncia mudanças na plataforma que adquiriu em outubro do ano passado. Porém, o empresário tem um histórico de fazer alterações e mudar de ideias, como aconteceu quando proibiu a colocação de links de redes sociais rivais em tweets. Por isso, será necessário esperar para perceber se as alterações feitas esta segunda-feira são ou não definitivas. E se o Twitter será, ou não, para sempre X.