895kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O prazo de candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público decorre entre 6 a 20 de agosto
i

O prazo de candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público decorre entre 6 a 20 de agosto

Ana Martingo

O prazo de candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público decorre entre 6 a 20 de agosto

Ana Martingo

Pesquise aqui as 52.963 vagas do ensino superior. Este ano há mais 834 lugares disponíveis

Há mais 385 vagas nos cursos que concentram melhores alunos, exceto em Medicina. Pesquise na tabela quantos lugares há no curso que quer e qual a nota do último colocado em 2020.

O crescimento continua. Pelo sexto ano consecutivo, há mais vagas disponíveis para a 1.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior do que no ano anterior — mesmo que a subida seja ligeira. No total, há mais 834 lugares para os candidatos, todos eles no concurso nacional. A essas 52.242 vagas somam-se mais 721 lugares para os concursos locais (o mesmo número do ano anterior) e, no somatório final, são abertos quase 53 mil lugares (52.963 ) para novos alunos.

Há 33 cursos com emprego garantido (e 164 licenciaturas e mestrados com taxa de desemprego acima dos 10%)

De forma global, o aumento de lugares em universidades e politécnicos ronda 1,5%, mas é nas regiões com menor pressão demográfica que a subida é mais sentida, embora fique pelos 2%. Em números absolutos, estas instituições fora dos grandes centros urbanos criaram mais 311 lugares para novos estudantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Universidade de Lisboa e a do Porto, mesmo que condicionadas no aumento de vagas, continuam a ser as que vão receber maior número de alunos. Em Lisboa, sobe-se de 7.248 para 7.304 vagas e no Porto de 4.173 para 4.406 — crescimentos de 1% e de 6%, respetivamente — graças aos cursos com melhor concentração de bons alunos. A nível nacional, para estes cursos foram criadas mais 385 vagas.

A candidatura, tal como nos últimos anos, deverá ser apresentada online, no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), através de autenticação com o cartão de cidadão ou chave móvel digital. Tal como no ano passado, na sequência da pandemia de Covid-19 e do atraso na realização dos exames nacionais, a 1.ª fase do concurso nacional arranca mais tarde do que o habitual e decorre de 6 a 20 de agosto.

Há 3.219 vagas para os cursos dos melhores alunos. Engenharia do Porto e Técnico criam mais de 30% das vagas de excelência

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.