As 38 páginas de oradores no site da Web Summit podem ser assustadoras. Se não quer passar pela tarefa hercúlea de ter de analisar cada um dos nomes da lista para perceber como construir o horário para os quatro dias de evento, aqui fica uma ajuda.
Entre vários nomes repetidos de edições anteriores — Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web é um dos exemplos — há oradores para todos os gostos, seja no mundo da tecnologia, entretenimento, negócios ou desporto.
Que oradores não queremos perder na nona edição da Web Summit em Lisboa?
Pharrell Williams
O cantor e produtor que vem debater a “cultura versus comércio”
É um dos nomes mais sonantes da edição deste ano da Web Summit. Exatamente dez anos depois de ter cancelado um concerto na Meo Arena, que marcava a sua estreia a solo em Portugal (tinha cá estado em 2004 com a banda N.E.R.D), Pharrell Williams vai pisar esse palco. Mas, em princípio, não será para cantar.
Com 13 prémios Grammy e duas nomeações para os Óscares, incluindo “Melhor Música Original” com o êxito Happy, que fez parte da banda sonora do filme Gru — O Maldisposto 2, no currículo, o cantor e produtor norte-americano aterra em Lisboa para, a 11 de novembro, encerrar o primeiro dia da feira tecnológica.
Ao lado de Frank Cooper, diretor de marketing da Visa, e durante cerca de trinta minutos, Pharrell Williams vai falar sobre a “interseção entre a cultura e o comércio”. Assim, irá explorar a forma como, na era das redes sociais, os criadores de conteúdo moldam a cultura e o impacto “significativo” que isso está a ter no setor do comércio.
Carmelo Anthony
Da história na NBA aos vinhos
Anunciou o fim da carreira na NBA, a principal liga de basquetebol do mundo, em maio do ano passado após 19 temporadas em que nunca foi campeão. Nos Jogos Olímpicos, a história é diferente. Ao serviço dos Estados Unidos, Carmelo Anthony, um dos dez melhores marcadores de sempre, conquistou três medalhas de ouro: Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016. Na Web Summit vai dividir-se entre o amor ao desporto e o gosto por vinho.
No dia 13 de novembro, o terceiro da cimeira tecnológica, o antigo basquetebolista norte-americano sobe ao palco principal para uma conferência denominada “Inovar na interseção entre desporto, tecnologia e criatividade”. Na prática, vai debater como a tecnologia e a criatividade têm impacto e estão a “transformar” o desporto, nomeadamente a experiência dos fãs e dos próprios jogadores.
Cerca de duas horas depois, Carmelo Anthony muda de tema e volta-se para o vinho. Fundador da marca VII(N) The Seventh Estate, o ex-jogador vai partilhar a sua jornada pelo setor vitivinícola e dar a provar o produto.
Thomas Plantenga
O homem por trás da Vinted
Será preciso chegar à tarde do último dia da Web Summit, 14 de novembro, para ouvi-lo pela primeira (e única) vez. Thomas Plantenga juntou-se à Vinted, plataforma de compra e venda de artigos em segunda mão, em 2016 e um ano depois alcançou o cargo de CEO.
Com o unicórnio lituânio consolidado e avaliado em cinco mil milhões de euros, o empresário chega a Lisboa para ser o orador principal do painel “Tornar a segunda mão na primeira escolha”. Ou seja, vai falar sobre como um marketplace da Lituânia se tornou “um líder tecnológico europeu rentável”, explorando não só a missão da Vinted, como os principais desafios que enfrenta.
“Eu vinto, tu vintas, nós vintamos.” Um ano de Vinted, o fenómeno das compras e vendas online
Lidiane Jones
Mulheres ao poder com a nova CEO do Bumble
“És a nova CEO?”. É a pergunta a que Lidiane Jones, que comanda a aplicação de encontros Bumble, vai tentar responder no dia 13 de novembro. No palco principal, e durante cerca de 20 minutos, a empresária nascida em São Paulo, no Brasil, vai falar sobre os desafios de ser CEO de uma empresa, refletir sobre a sua experiência num cargo de liderança e confessar o que faria de diferente, se pudesse.
Para assumir a liderança do Bumble, em janeiro deste ano, Lidiane Jones deixou o cargo de CEO da empresa Slack Technologies, que ocupava desde dezembro de 2022. Anteriormente, trabalhou na Salesforce, na Sonos e, durante quase 13 anos, na Microsoft. Durante a sua estadia em Lisboa, a empresária vai também falar sobre a importância da tecnologia (e das comunidades online) na ligação entre pessoas, na conferência “Conectados num mundo desconectado: o papel da tecnologia no combate à solidão”.
Yulia Navalnaya
A viúva do principal opositor de Putin que continua a luta contra “os autocratas”
Viúva do opositor russo Alexei Navalny, que morreu em fevereiro, Yulia Navalnaya continua a travar a luta do marido contra o regime de Vladimir Putin. Recentemente, confessou que quer candidatar-se à Presidência da Rússia e garantiu que vai fazer “de tudo” para que “o regime caia assim que possível”. Em Lisboa, no dia 12 de novembro, começará por falar sobre “ditadores e dissidência digital”, explorando a forma como determinados regimes autoritários utilizam a internet para travar a liberdade de expressão dos cidadãos — mesmo além-fronteiras.
Horas após refletir sobre as “lições aprendidas pelo movimento de resistência russo”, Yulia Navalnaya sobe ao palco principal da Web Summit para “fazer frente aos autocratas” e partilhar as suas experiências na “linha da frente” da luta contra a oposição russa. Como a conferência vai explorar não só a Rússia de Putin como também a Venezuela de Maduro, terá ao seu lado Leopoldo López, um dos principais rostos da oposição venezuelana.
Leopoldo López
Um dos principais rostos da oposição venezuelana
Junto a Yulia Navalnaya, a 12 de novembro, Leopoldo López vai partilhar a sua luta contra o regime venezuelano enquanto um dos principais rostos da oposição a Nicolás Maduro. E falar sobre a organização ativista que fundou, a World Liberty Congress, que tem como principal objetivo acabar com a autocracia até 2030.
Ao longo dos anos, o político esteve detido numa prisão militar por acusações de que instigou à violência ao organizar manifestações contra o regime da Venezuela; depois esteve em prisão domiciliária e, entre abril de 2019 e outubro de 2020, refugiado na Embaixada de Espanha em Caracas depois de participar numa tentativa de golpe de estado frustrada contra Maduro.
Tim Berners Lee
O inventor da World Wide Web e a busca constante para tornar a sua criação melhor
Já é uma presença mais do que habitual nas edições da Web Summit. O britânico Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web (WWW) em 1989, revolucionando a forma como interagimos com a internet. Porém, o cientista e investigador é o primeiro a reconhecer que há muita margem para melhoria no mundo online — a começar pela forma como são usados os dados dos utilizadores.
Regressará a Lisboa e à Web Summit a 12 de novembro no papel de criador da web mas também como cofundador e diretor tecnológico da startup Inrupt, uma empresa que desenvolveu um protocolo web que quer devolver o controlo de dados aos utilizadores e melhorar a privacidade.
Hugo Gloss e Cristina Ferreira
O criador de um dos maiores sites do Brasil à conversa com Cristina Ferreira
Não é novidade que na Web Summit há muitas sessões ligadas ao mundo dos criadores e redes sociais. Na edição deste ano vai ser possível ouvir o jornalista Bruno Rocha, o criador do Hugo Gloss, um dos maiores sites de celebridades do Brasil, que recebe cerca de um milhão de visitas por dia e tem mais de 21 milhões de seguidores no Instagram.
A 13 de setembro, Bruno Rocha vem à Web Summit com o seu “alterego” Hugo Gloss para conversar com a apresentadora portuguesa Cristina Ferreira sobre honestidade na criação de relações com o público, mesmo que se chegue a valores de muito milhões de seguidores.
Omar Berrada
O CEO do Manchester United, que ‘roubou’ Rúben Amorim ao Sporting
O Manchester United roubou-o, no início deste ano, ao rival City, onde estava há mais de uma década. Este mês, Omar Berrada tirou Rúben Amorim ao Sporting. Mas esse não é o negócio que o traz a Lisboa no dia 12 de novembro. Na Web Summit, o CEO dos red devils, com a ajuda de Don McGuire (diretor de marketing da fabricante de chips Qualcomm), vai explicar como é que as parcerias com marcas “podem criar valor comercial e gerar sucesso dentro e fora de campo”.
Omar Berrada e Don McGuire falarão por experiência própria, uma vez que fecharam um acordo em setembro do ano passado para que a marca Snapdragon, da Qualcomm, aparecesse nas camisolas dos jogadores do United a partir deste temporada (2024/2025).
O acordo é válido até 2029 e, segundo o The Athletic, a Snapdragon vai investir 375 milhões de dólares (cerca de 343 milhões de euros) no United, para patrocinar as equipas masculina e feminina de futebol, em cinco anos.
Steven Knight
O guionista e produtor que deu Peaky Blinders ao mundo
É guionista, produtor e realizador e dá provas tanto no pequeno como no grande ecrã. O britânico Steven Knight, de 65 anos, é o criador da série de sucesso Peaky Blinders, que acompanha uma família de gangsters que controlam Birmingham no pós-Primeira Guerra Mundial. Entre as dezenas de créditos de Knight está ainda a co-criação do fenómeno Quem quer ser milionário?, um programa de televisão que já foi adaptado a 160 países.
A 13 de novembro, numa sessão intitulada The power of the people, Knight vai conversar com Marco Bassetti, CEO da Banijay Entertainment & Live, uma multinacional de produção e distribuição de conteúdos televisivos. O tema? As preocupações geradas pela inteligência artificial (IA) na indústria e a necessidade de “preservar a autenticidade e qualidade” nas séries e filmes.
Brittni Mason
Atleta paralímpica com quatro pratas e um ouro na bagagem
A atleta norte-americana de 26 anos nasceu com paralisia de Erb, que lhe limita os movimentos no ombro e braço esquerdo. Nos Jogos Paralímpicos de Paris, este verão, arrecadou duas medalhas de prata nos 100 e 200 metros.
Na Web Summit vai partilhar as suas experiências em dois painéis, ambos a 13 de novembro. No primeiro estará acompanhada pela vencedora de 2023 da Tour de France, Demi Vollering, e pela piloto de corrida Christine GZ para falar sobre o desenvolvimento do desporto feminino. No segundo, a conversa será sobre a redução das disparidades entre o desporto masculino e feminino, uma conversa que contará com Leela Srinivasan, CEO da Parity, e Eric Johnson, CEO da SurveyMonkey.
Patrick Kluivert
Antigo jogador de futebol à conversa sobre desempenho de elite
O ex-jogador de futebol, que vestiu as cores do Ajax e do Barcelona, e atualmente treinador vai à Web Summit falar sobre as características necessárias para se ter um desempenho de topo dentro e fora de campo.
A 13 de novembro, está previsto falar não só sobre os dias de glória no futebol como também sobre as suas ocupações e esforços filantrópicos após o fim da carreira.