1230,6kWh poupados 1230,6 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

FOTOILUSTRAÇÃO INÊS CORREIA/OBSERVADOR

FOTOILUSTRAÇÃO INÊS CORREIA/OBSERVADOR

Pinto abriu brecha, Catarina e António Filipe cerraram posições. Esquerda não vai facilitar caminho a Seguro

Catarina Martins e António Filipe apressaram-se a fechar por completo a porta a Jorge Pinto. Defesa do espaço do respetivo partido, desencanto com Seguro e inutilidade do gesto pesam na decisão.

Carlos Brito desistiu para Eanes. Ângelo Veloso abdicou para Zenha e, na mesma eleição, Cunhal mandou tapar a carinha por Soares. Anos mais tarde, também Jerónimo saiu da corrida por Sampaio. Com menos presidenciais no currículo, até o Bloco de Esquerda de Louçã tentou desimpedir o caminho a Alegre. Em 2026, nas eleições mais imprevisíveis dos últimos 40 anos, António José Seguro vai pressionando os rivais a fazerem um último esforço de congregação em nome de um objetivo maior: devolver a esquerda ao Palácio de Belém 20 anos depois de Jorge Sampaio. Até ver, sem sucesso.

Numa altura em que as sondagens lhe dão pouco mais de 1% nas intenções de voto, Jorge Pinto, do Livre, tentou dar um sinal de abertura, admitindo desistir se Catarina Martins e António Filipe fizessem o mesmo. A reação foi violenta. A bloquista criticou a forma como o rival (que está, paulatinamente, a engolir eleitoralmente o Bloco) tentou negociar através da comunicação social — Jorge Pinto não o fez, mas Catarina Martins não lhe perdoou a inexperiência. António Filipe foi ainda mais longe e sugeriu que o candidato apoiando por Rui Tavares não é mais do que um satélite de António José Seguro.

Catarina Martins e de António Filipe estão nesta campanha empenhados em fazer uma demonstração de vitalidade dos respetivos partidos. É certo que não gostam de António José Seguro, mas é difícil imaginar um candidato do PS que pudesse contar com o apoio de Bloco e PCP. Aliás, os bloquistas andaram a suspirar por António Sampaio da Nóvoa, que está muito longe de ser militante socialista; os comunistas decidiram há muito, na pós-maioria absoluta de Costa, que este não é o tempo para falar de convergências.

Por tudo isto, Jorge Pinto ficou a falar sozinho, ainda mais fragilizado por ter dado um tiro de pólvora seca, e António José Seguro está condenado a correr sem ajuda pelo menos na primeira volta. Acreditando no que dizem e repetem os candidatos, a ideia de desistir está completa e irremediavelmente afastada das campanhas de Catarina Martins e de António Filipe.

A bloquista, aliás, já tinha dado sinais de grande agastamento com a conversa sobre um eventual apoio a António José Seguro, tentando enterrar o tema no debate a oito organizado pelas rádios. E parecia ter conseguido. Até que, a poucas horas do confronto a 11 na televisão, veio uma bomba da campanha de Jorge Pinto: o candidato apoiado pelo Livre estaria disposto a desistir se bloquista e comunista fizessem o mesmo.

O renovado apelo de Jorge Pinto à união da esquerda apareceu como um obstáculo verdadeiramente inesperado. Essa estranheza, de resto,  ficou patente na sua primeira reação à tomada de posição do deputado do Livre, no debate de ontem à noite. “Se queria concertar alguma posição podia-me ter telefonado. Aparecer numa notícia parece-me esquisito”, começou por dizer a eurodeputada.

Numa segunda reação, mais a frio, garantiu a permanência na corrida, voltou a atacar Seguro e foi mais dura em relação à proposta. “Jorge Pinto considera que a esquerda deve ir votar num candidato que deixou passar cortes dos subsídios de férias durante a troika, revertidos pelo Tribunal Constitucional. No que me diz respeito, a esquerda terá em quem votar no dia 18.”

Esta quarta-feira, na Boutique da Cultura, em Lisboa, a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda voltou a acusar Jorge Pinto de ter tentado forjar uma aliança através dos jornais. “Eu já fui muito clara e tenho dito a mesma coisa desde sempre [sobre desistir]. Não posso falar por outros candidatos, mas na minha vida fiz muitas pontes, muitos acordos. Nunca propus a ninguém na comunicação social o que eu pudesse ter feito pessoalmente ou por telefone.”

Despachado Jorge Pinto, Catarina Martins voltou a focar-se no seu verdadeiro alvo: António José Seguro. “Ouvi [o socialista] dizer mais do que uma vez que há candidatos que não contam ou que há votos que não contam, a diminuição da democracia é uma coisa feia. A democracia é feita da diversidade e ela é tão importante. É importante que pessoas todas sintam que o seu voto conta”, disse a bloquista, ignorando um facto incontornável: não é líquido que Seguro venha a conseguir passar à segunda volta sem os votos de Bloco e PCP; logo, existe o risco real de os votos dos eleitores de esquerda não contar para condicionar a segunda e decisiva volta.

A reação foi violenta a Jorge Pinto. A bloquista criticou a forma como o rival (que está, paulatinamente, a engolir eleitoralmente o Bloco) tentou negociar através da comunicação social — Jorge Pinto não o fez, mas Catarina Martins não lhe perdoou a inexperiência. António Filipe foi ainda mais longe e sugeriu que o candidato apoiando por Rui Tavares não é mais do que um satélite de António José Seguro.

Desistir para quê e para quem

“Eu sei que estamos habituados a que haja políticos que dizem hoje uma coisa e depois se desmentem no dia a seguir, mas eu não sou assim. A partir do momento em que eu disse que esta candidatura é para ir a votos, é para ir a votos. Não vale a pena perguntar”. Não foi a primeira, a segunda, nem provavelmente a última vez que António Filipe teve de garantir que pretende manter-se na corrida. Mas, tal como aconteceu com Catarina Martins, também o comunista foi obrigado a reagir e a despachar Jorge Pinto. “Se apelou a uma desistência foi à dele próprio”, sentenciou o candidato apoiado pelo PCP.

A distância ideológica para António José Seguro tem sido usado por António Filipe como o grande argumento para não apoiar o socialista. São amigos há mais de 40 anos, mas o comunista tem explicado que não se vê no mesmo campo político que o antigo secretário-geral do PS. Para António Filipe, Seguro não é, sequer, um homem de esquerda.

“D’Alema, diz qualquer coisa de esquerda!”, grita a certa altura uma personagem do filme ‘Abril’, do italiano Nanni Moretti. O desespero é partilhado por António Filipe face à pressão que vai sentindo por estes dias, que vai marcando a campanha e que o vai impossibilitando de trazer outros temas para um debate que está inclinado à direita. A frustração já o obrigou a adotar a estratégia de Moretti: “Mas António José Seguro diz alguma coisa de esquerda?”, questionou também esta quarta-feira.

Tal como Catarina Martins, também António Filipe tem lembrando os tempos da troika para atingir Seguro. A entrevista em que o socialista disse que não queria ser “engavetado” à esquerda foi um bónus importante. António Filipe pediu um”cerrar fileiras” à esquerda nestas presidenciais, mas fica difícil imaginar com quem, uma vez que o comunista exclui deste esforço a “direita, o centro-direita, o centro-esquerda e até o extremo-centro“. Seguro estará algures numa destas categorias e, portanto, está fora.

Internamente, fazem-se contas parecidas. A ideia que vigora é a de que se o eleitorado comunista ficar sem candidato, também não se vai virar para António José Seguro. Nem para Jorge Pinto ou Catarina Martins. Ao Observador, fonte do PCP explica que o mais certo é esses votos irem diretos para a abstenção, e que por isso também não há qualquer sentido prático (ou pragmático) em ceder à pressão. “Não há nenhuma hipótese de desistência“, assegura a mesma fonte.

Há ainda um outro fator: a reação do (pouco) eleitorado que se tem mantido fiel. António Filipe tem abordado a ideia de desistência como se de uma traição se tratasse. “As pessoas que se identificam com esta candidatura não perdoariam outra solução que não fosse essa”. Por tudo o que tem dito, o comunista vai deixando claro que não teria “lata” (expressão também usada pelo próprio) para sair de cena.

E como Catarina Martins, também António Filipe parece disposto a jogar na roleta e esperar não ser responsável pela não passagem de António José Seguro à finalíssima. “Por isso é que as eleições são em duas voltas. Pode haver uma segunda volta que as pessoas, se não conseguirem levar à segunda volta o candidato que querem, têm de votar contra o candidato que não querem”, sugeriu. Resta saber se Bloco e PCP se verão obrigados a engolir um candidato menos digerível do que António José Seguro.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.