Foi às 7h30 da manhã de sexta-feira que o Somersby Porto Pro arrancou, com o bom tempo pronto a receber os atletas. A Praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos, foi o palco do espetáculo que trouxe até à invicta os melhores surfistas nacionais para darem sequência à luta pelos títulos nacionais masculinos e femininos da primeira divisão do surf português. Os surfistas locais também fizeram parte desta equação, com Francisco Alves do lado dos mais experientes em competição e Teresa Pereira, personificando a nova geração.
De forma paralela, e durante estes três dias, os melhores surfistas nacionais puderam também luta por diversos prémios paralelos: Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3) e Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição).
Nova geração dominou o arranque desta 2ª etapa
Com ondas de boa formação, de 1 metro, o dia não poderia ter começado da melhor forma, oferecendo as melhores condições para que os atletas nacionais pudessem dar início à competição. Foi de destacar:
- A melhor onda e pontuação no masculino, realizadas por Martim Nunes, com 8.75 e 16.50 pontos;
- Nesta bateria deixou em 2º lugar António Bandeira, José Maria Ribeiro em 3º e Rodrigo Rocha em 4º;
- O atual líder do ranking, Tomás Fernandes, teve uma primeira bateria difícil e só a três minutos do fim conseguiu a reviravolta que o levou diretamente para o 1º lugar, vencendo a bateria com 10.90 pontos. Cainã Barletta ocupou o 2º lugar, Tiago Santos o 3º e Tiago Guerra terminou em 4º.
- Já na categoria feminina, Mafalda Lopes ocupou também os lugares de melhor onda e de melhor pontuação, com um score final de 14.50 pontos;
- Francisca Veselko também se apresentou em boa forma vencendo a bateria com 13.50 pontos, o segundo melhor score do dia, deixando em 2º lugar a jovem local, Teresa Pereira, que seguiu igualmente para a segunda ronda;
- A tetracampeã nacional, Teresa Bonvalot, também iniciou de forma positiva a defesa da licra amarela Go Chill de líder do ranking com uma vitória com 11.50 pontos na sempre difícil primeira bateria do campeonato;
- Tanto no masculino como no feminino, os principais protagonistas desta sexta-feira deram azo a boas combinações de manobras críticas, com notas acima dos 8.00 pontos;
Para além da competição, durante o primeiro dia da 2ª etapa da Liga Meo Surf, realizou-se, na Praia de Leça da Palmeira, uma acção pedagógica envolvendo mais de 200 crianças dos concelhos do Porto e Matosinhos, com o foco na preservação dos oceanos e limpeza de praia. No âmbito da preservação da biodiversidade dos oceanos, esta acção é promovida pelo Grupo Jerónimo Martins, com o seu programa Programa “Amar o Mar” – em conjunto com o Pingo Doce.
2º dia: boas ondas e surf de excelência
O bom tempo fez com que o segundo dia de competição em muito se assemelhasse a um verdadeiro dia de verão. Nem mesmo a forte corrente e as ondas de 1,5 metros foram impedimento para que os atletas dessem o melhor de si.
- João Maria Mendonça fez o melhor score da prova, dividindo a melhor onda com Tiago Stock. O surfista algarvio garantiu a qualificação para os quartos-de-final, somando duas notas excelentes com 9.00 e 8.50 pontos;
- Em 2º lugar, também com uma onda excelente de 8.00 pontos e score total de 14.25 pontos ficou o atual detentor da licra amarela e líder do ranking, Tomás Fernandes;
- Afonso Antunes, tal como João Maria Mendonça, foi outro dos atletas a fazer um par de ondas excelentes na mesma bateria com 8.50 e 8.00 pontos terminando com o score de 16.50 pontos;
- Já Francisca Veselko ocupou os lugares de melhor onda e melhor score da prova feminina, com 8.25 e 14.75 pontos;
- Nesta bateria do round 3, a atual líder do ranking Go Chill, Teresa Bonvalot, apurou-se para as meias-finais, com uma onda excelente de 8.00 pontos.
- Matias Lopes, surfista local de Leça da Palmeira com 17 anos, acompanhou Teresa Bonvalot no pódio da Go Chill Expression Session, nas categorias masculina e feminina, respetivamente.
3º dia: o rescaldo
As ondas de 1 metro da Praia de Leça da Palmeira receberam os surfistas naquele que foi o último dia desta 2ª etapa da competição. Surf de excelência foi a expressão de ordem, num dia recheado de talento vindo apenas dos melhores.
- Tomás Fernandes venceu Guilherme Ribeiro na final masculina, terminando com o score final de 16.00 pontos contra os 12.40 pontos do adversário. O vice-campeão nacional de 2019 consegue assim, pela primeira vez, vencer duas etapas consecutivas na Liga MEO Surf;
- Guilherme Ribeiro manteve a consistência e derrotou João Maria Mendonça, o surfista em maior evidência de todo o evento masculino, que efetuou o melhor score e onda com 17.50 e 9.00 pontos, respetivamente, dividindo o protagonismo desta última com o seu adversário e Tiago Stock.
- Francisca Veselko levou a melhor sobre Teresa Bonvalot na final feminina. Liderou a final, melhorando ainda a sua segunda melhor onda de 5.25 para 6.00 pontos. Terminou com o score vencedor de 14.50 contra os 11.60 pontos da adversária;
- Com os resultados de hoje, Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot continuam a vestir a licra amarela Go Chill na próxima etapa da Liga MEO Surf.
“Sabia que o mar ia dar para fazer bom surf, tanto para mim como para o Guilherme. Tentei jogar com a prioridade no início, apanhei uma onda na qual caí, mas deu-me um bom ritmo. Consegui manter a consistência ao longo do campeonato”. Palavras de Tiago Fernandes, que acrescenta: “Não é preciso fazer sempre os melhores scores, mas sim manter essa consistência”.
Já para Francisca Veselko, a estratégia passou por “apanhar as melhores ondas e finalizá-las, fazer o meu surf e focar-me em mim. Contra a Teresa é preciso ser consistente. As ondas estavam perfeitas para o meu surf. Esta foi uma das melhores etapas da Liga MEO Surf, esteve incrível durante os três dias”.
Resumo dos vencedores Somersby Porto Pro
↓ Mostrar
↑ Esconder
- Final masculina: Tomás Fernandes 16,00 x Guilherme Ribeiro 12,40 pontos
- Final feminina: Francisca Veselko 14,50 x Teresa Bonvalot 11,60 pontos
- Best Wave: Teresa Bonvalot 9,50 pontos
- Bom Petisco Girls Score: Teresa Bonvalot, 18,85 pontos
- Waversby Round: João Mendonça, 17,50 pontos
- Go Chill Expression Session: Matias Lopes e Teresa Bonvalot
- Waikiki Junior Award: Matias Canhoto
O que é certo é que é caso para dizer que estes foram três dias de sucesso. As ondas acompanharam os campeões desta etapa e agora a maré segue para a próxima fase de competição: o Allianz Ericeira Pro. De 24 a 26 de maio, na praia de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira, todos os olhos estarão postos nas grandes promessas do surf nacional!