896kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

Mafalda Pombo Lopes

Mafalda Pombo Lopes

Uma tenda na Costa Alentejana: as férias em família perfeitas

Este verão dê início a uma nova tradição em família: acampar numa das zonas naturais mais encantadoras de Portugal, a Costa Alentejana

Este ano esqueça hotéis com tudo incluído e ponha de lado o plano de alugar uma casa para as suas férias de verão. Temos uma sugestão que, para além de ser bastante mais económica, lhe proporcionará inúmeros momentos de qualidade com a sua família: acampar.

Os benefícios desta atividade, especialmente para os mais jovens, são vários: para além do impacto positivo ao nível de relacionamento interpessoal, melhoria da capacidade de lidar com o stress, menores níveis de agressividade e redução do risco de obesidade associado a um contacto direto com a natureza, acampar ajuda as crianças a desconectarem-se da tecnologia, ensina-as a respeitar o meio ambiente e deixa-as com a ideia de que menos pode ser mais.

Convencido dos benefícios, pegue na tenda e parta com a família rumo à Costa Alentejana, um dos melhores destinos em Portugal para a prática do campismo. Deixamos-lhe abaixo 3 sugestões de locais a não perder nesta zona. E para umas férias perfeitas, porque não aproveitar esta oportunidade para fazer a viagem ao volante do seu novo carro, com a ajuda do motor de busca PiscaPisca.pt?

Ilha do Pessegueiro, Porto Covo

Porto Covo e, em particular, a zona junto à Ilha do Pessegueiro — situada a apenas 4 km de distância da vila, é o destino ideal para quem procura aliar férias junto à praia com a tranquilidade de um cenário natural intocado.

Apesar do nome, a praia da Ilha do Pessegueiro é assim chamada por se localizar em frente à própria ilha, a mesma imortalizada na célebre canção de Rui Veloso. De areias douradas e águas frescas que ajudam a afastar o calor do sol alentejano, esta é uma das praias que ainda lhe oferece a possibilidade de estender a toalha a alguns metros de distância do vizinho. No verão, é possível visitar a própria ilha do Pessegueiro, onde ainda se encontram os vestígios de uma antiga muralha e de um porto romano, testemunhas de uma ocupação que remonta aos tempos dos navegadores cartagineses.

Na altura de estabelecer acampamento, sugerimos o parque de campismo Ilha do Pessegueiro Camping. Inserido em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o parque, aberto desde 1987, é o local ideal para umas férias em família seguras, cómodas e amigas do ambiente, onde a comunhão com a natureza se destaca. Um snack-bar e um minimercado garantem uma estadia confortável, e a piscina é garantia de várias horas de diversão para os mais pequenos.

  • Mafalda Pombo Lopes
  • Mafalda Pombo Lopes
  • Mafalda Pombo Lopes
  • Mafalda Pombo Lopes

Vila Nova de Milfontes, a Princesa do Alentejo

Também conhecida como a “Princesa do Alentejo”, Vila Nova de Milfontes é uma das freguesias mais antigas do concelho de Odemira e também uma das mais populares, especialmente durante o período do verão. Os vastos areais das suas praias, em particular dos Aivados, Malhão, Farol, Franquia e Furnas, são perfeitos para prolongados banhos de sol e mergulhos na água fresca do mar.

Se se cansar de tanto sossego na areia, pode sempre aventurar-se num todo-o-terreno pela serra, dar um passeio de barco pelo rio Mira ou, caso a família seja mais virada para a atividade física, de caiaque ou em cima de uma prancha de SUP. Numa caminhada por entre o casario branco de Vila Nova de Milfontes, parta à descoberta da herança histórica e cultural local com os mais pequenos através de uma visita ao Forte de São Clemente, à Igreja Matriz e à Capela de São Sebastião.

O camping Milfontes é a base ideal para estas férias em família. Encaixado numa área de pinhal, a apenas 800 metros da praia, este parque de campismo junta o prazer de ficar a dormir rodeado pela natureza à conveniência da proximidade de todos os serviços que Vila Nova de Milfontes oferece. Na hora de ir para a praia, surpreenda as crianças com uma viagem no pequeno comboio que atravessa a vila e faz uma paragem em frente ao parque.

  • Mafalda Pombo Lopes
  • Mafalda Pombo Lopes
  • Mafalda Pombo Lopes

Santiago do Cacém, História e natureza

A nossa terceira sugestão, Santiago do Cacém, afasta-se ligeiramente da praia, dando-lhe em troca uma visão sobre as origens históricas e culturais da Costa Alentejana. Um passeio pelo seu centro histórico levará toda a família a descobrir antigas casas senhoriais e outros imponentes edifícios, testemunhas de um passado glorioso. Suba até ao topo do castelo para admirar não só a zona urbana como toda a área natural ao seu redor.

Na Lagoa de Santo André esperam-no aventuras de SUP e canoagem, dias de descontração na praia e vários percursos pedestres que o levarão a explorar devidamente a beleza natural local. Para despertar um brilho ainda mais especial nos olhos dos mais pequenos, leve-os até ao Badoca Safari Park onde poderão passar o dia a admirar várias espécies animais.

Em Santiago do Cacém, sugerimos-lhe uma opção de camping diferente. Na Reserva Alecrim, experimente a sensação de “acampar” com a sua família num Dome. Com um aspeto que em muito se assemelha a uma paisagem lunar, os Domes, com uma cozinha completamente equipada e total privacidade, encontram-se pendurados em plataformas que chegam a atingir os 5 metros de altura. Esta será a oportunidade ideal para umas férias diferentes e extremamente confortáveis, rodeado pela magnífica paisagem e tranquilidade da Costa Alentejana.

  • Mafalda Pombo Lopes
  • Mafalda Pombo Lopes
  • Mafalda Pombo Lopes
  • Mafalda Pombo Lopes

Preparado para oferecer umas férias diferentes a toda a família? Se ainda não o faz com regularidade, quem sabe se acampar não se transforma numa tradição anual?

Saiba mais em
No PiscaPisca Não Arrisca

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.