1230,6kWh poupados 1230,6 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Ventura elege Montenegro como adversário preferencial. E diz estar envergonhado com apoios anunciados pelo Governo

Em dia de anúncios de apoios, para Ventura, “mais valia Governo ter ficado em silêncio hoje”. O candidato Presidencial atirou também a Marcelo ao dizer que as pessoas "não vão pôr o afeto no telhado".

Incrédulo, irritado, envergonhado e de dedo apontado o Governo. A campanha eleitoral segue ao sabor da tempestade e, em dia de anúncio de apoios do Executivo às vítimas, André Ventura não poupou nas críticas a Luís Montenegro, que se tornou o adversário principal do candidato presidencial, já que António José Seguro passou para segundo plano. Marcelo Rebelo de Sousa também teve direito a um recado: os afetos não substituem telhas ou comida.

Foi um dia marcado pela visita a dois quartéis de bombeiros voluntários, uma delas para conhecer as recentes instalações em Braga, a outra para responder a autarcas do Chega sobre a preparação das autarquias para situações de emergência. Tal como tinha previsto, Ventura desmarcou um jantar que estava previsto para este domingo em Vila Nova de Famalicão e continua a focar-se apenas na intempérie, com ações de campanha onde pode falar sobre tragédias ou reações às mesmas (a exceção foi mesmo a presença no Clube dos Pensadores).

Já de manhã, antes de Montenegro falar ao país, Ventura centrou-se nas críticas aos responsáveis políticos, considerou que há “comissões a mais”, pedindo que se deixe de “diálogos atrás de diálogos que não servem para nada, de comissões atrás de comissões que não servem para nada” e priorizando o “tempo da ação”. Questionado sobre a proposta de comissão independente sugerida por Marcelo Rebelo de Sousa, o líder do Chega afirmou não saber “para que é que servirá”. E explicou: “Isto não é uma questão de ser contra, é que eu estou farto de estudos, de comissões, de sindicâncias que não levam a lado nenhum.”

Nessa altura, apenas se irritou quando lhe perguntaram se demorou a aperceber-se da dimensão da tempestade, Ventura atira: “Se eu percebi tarde o Governo andou a dormir, o Presidente da República também e vocês também, porque também não me perguntaram nada sobre isso.”

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Em quatro horas tudo mudou. Luís Montenegro revelou os apoios às vítimas da tempestade Kristin e André Ventura surgiu indignado com o anúncio. De tal forma que, ao fim de poucos segundos, já se estava a antecipar a críticas que sabia que poderiam chegar. Usou a palavra “constrangedor” e “vergonha” para descrever o que foi apresentado e concluiu: “Há sempre quem vai criticar e vai achar que neste momento não se deve criticar, mas nós também temos que criticar senão não caminhamos para a frente.”

Aos olhos de Ventura os apoios de 537 euros por pessoa e 1075 por agregado (para famílias em situação de carência ou perdas de rendimentos) não são aceitáveis porque houve pessoas que “perderam tudo”. E, mais do que isso, reprova a distribuição dos 2,5 mil milhões de euros: “Há uma grande linha de apoio, mas depois vamos começar a dissecar que apoio é este e [são] 200 milhões são para as CCDR, 400 ou 500 milhões são para as Infraestruturas de Portugal e mais não sei quantos milhões para empréstimos com créditos. Eu quero perguntar ao Governo se isto é mesmo a sério. É que estas pessoas não podem ter crédito, porque não conseguem pagar. As pessoas perderam tudo.”

A falar várias vezes diretamente para o primeiro-ministro e a expressar-se de forma aparentemente revoltada, Ventura lamentou: “Isto é um falhanço em toda a linha da parte do Governo. E não sei qual era o intuito, ou qual era a estratégia, mas correu mal.”

E argumentou que o país andou a apostar em “almofadas da Segurança Social” e numa “almofada para o défice para [se ter] um orçamento folgado” e agora, “quando as pessoas mais precisam, não estamos lá”. Não largou as críticas até ao fim: “É o Estado a funcionar completamente ao contrário. Lamento dizer isto assim. Direi isto ao primeiro-ministro quando tiver oportunidade, o que estou a dizer agora. Acho que é um dos dias mais negros e de maior falhanço da história deste Governo fracassado.”

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Marcelo também foi visado: “As pessoas não vão pôr o afeto no telhado”

Ventura está preocupado com o tempo que as pessoas vão demorar a receber os apoios e antecipa que alguns nunca os vão receber, “outros daqui a dois meses ou três”. “Era trazer o primeiro-ministro, pegar nele, pô-lo à janela e dizer assim: ‘Olhe o que é que está a acontecer, está a ver o tempo que está lá fora, acha que estas pessoas podem estar à espera de vistorias de CCDR e de câmaras municipais? Senhor primeiro-ministro, nós precisamos de ação agora’.”

Para o candidato presidencial, tendo em conta o que foi apresentado pelo Governo, “mais valia o Governo ter ficado em silêncio hoje”.

Apesar de as críticas serem amplamente dirigidas ao Governo, também o Presidente da República foi visado, com Ventura a defender que “tem que servir para dizer ao Governo que aquilo que aconteceu hoje é verdadeiramente uma vergonha”. “Eu sei que em momentos de crise devemos rumar para o mesmo lado, estou a procurar fazer isso também, mas também temos que dizer o óbvio”, afirmou, antes de argumentar sobre a “cultura de responsabilidade” necessária em tempos de tragédia e não tragédia e realçar as mortes de pessoas que estavam a “reparar os telhados sozinhas” e de quem tem ficado ferido em reparações. “Nós temos que ser exigentes e um Presidente tem de ser exigente. O que é que eu notei de Marcelo Rebelo de Sousa? Quis ter alguma proximidade que se materializou numa proximidade simplesmente de afetos. Ora, o país não vive de afetos, não é? As pessoas que estão sem telhado não vão pôr o afeto no telhado. As pessoas estão sem acesso a comida, a internet, a luz, a água. Não vão beber afeto.”

Para o presidente do Chega, Marcelo tornou-se uma “espécie de simbolismo dos afetos e não foi capaz de tomar ser um Presidente de ação”. “E eu acho que os portugueses, neste momento, querem proximidade, mas querem sobretudo ação”, explicou.

A teoria serviu para se estender à única referência a António José Seguro: “Hoje ouvi o meu adversário dizer que esta crise mostrou que ele era um homem de diálogo. Pois, há uma coisa que nos distingue mesmo: ele é um homem de diálogo, eu quero ser um homem de ação.”

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.