886kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Viseu Dão Lafões: uma viagem feita à sua medida

Imagine este cenário: montanhas, cascatas de sonho, boa gastronomia e vinhos de excelência… tudo aliado a diversão ao ar livre, saúde e bem-estar. Bom demais? Seja bem-vindo a Viseu Dão Lafões.

Viajar dentro de Portugal é apaixonar-se pela nossa cultura, pela nossa história, gastronomia, paisagens e recantos tão nossos, de tal forma que será impossível sentir-se assim em qualquer outro lugar do mundo. Viseu Dão Lafões é o exemplo perfeito de uma viagem por tudo o que o país tem de melhor. Do paladar à visão, nenhum sentido será negligenciado.

Comecemos pela história

O Coração de Portugal foi abrigo das mais diversas civilizações. Por todo o seu território, é possível conhecer os costumes, as memórias e os artefactos que tanta capacidade têm de nos transportar até outros tempos. Com os rios Dão, Vouga, Mondego e Paiva como pano de fundo, em Viseu Dão Lafões poderá encontrar os melhores exemplos dessa história, através dos seus dólmens únicos, expoente europeu da arte pintada no interior dos sepulcros megalíticos, constituindo o maior conjunto de dólmens com pinturas a nível mundial.

Para conhecer melhor do que é feita esta história, pode reservar tempo no seu Roteiro para visitar o Circuito Pré-histórico de Fiais/Azenha – constituído por seis sítios arqueológicos espalhados pela freguesia de Oliveira do Conde, em Carregal do Sal, com mais de sete quilómetros de extensão e alguns dos mais bem conservados exemplares do megalitismo beirão – ou o Dólmen de Antelas, em Oliveira de Frades – um exemplar raro da cultura megalítica, ainda hoje totalmente conservado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • Circuito Pré-histórico de Fiais/Azenha
  • Dólmen da Orca, Fiais da Telha, Carregal do Sal

Partimos, em seguida, rumo à Serra do Caramulo

Aldeias típicas, casas e espigueiros em granito, paisagens deslumbrantes, aventuras ao ar livre. Visitar o Caramulo é ter acesso a uma receita de ingredientes perfeitos para enriquecer, ainda mais, a sua escapadinha. Mas para o fazer da maneira mais completa possível, acrescente à lista alguns dos percursos pedestres que atravessam as aldeias mais típicas – como a Rota do Caramulo ou a Rota dos Caleiros. Pode percorrer campos verdejantes, enquanto respira ar puro e aprecia o esplendor da natureza, ao som da água cristalina que corre nos ribeiros que serpenteiam a montanha.

Rota dos Caleiros, Caramulo

Por falar em Percursos e Roteiros

Não pode passar pela zona sem fazer o “Roteiro Patrimonial Viseu São Lafões”, a Rota Nacional 2 e tantos outros percursos que estão à espera da sua visita.

Começando pelo Roteiro, é através dele que poderá ter acesso a uma grande oferta patrimonial, bem como a uma verdadeira viagem pelos seus saberes ancestrais. Tradições de burel, do barro negro, da produção dos vinhos do Dão ou do receituário gastronómico são algumas das curiosidades e costumes que poderá ficar a conhecer melhor.

Se, por outro lado, aquilo de que realmente gosta é de uma boa dose de aventura ou de atividade física, Viseu Dão Lafões continua a ser a escolha certa. Atravessada pela Rota Nacional 2, é uma região recheada de percursos e trilhos – mais de 1.700 quilómetros sinalizados e homologados – que farão as delícias dos mais curiosos. A pé ou sobre duas rodas, paisagens de cortar a respiração e património para lhe encher a vista não faltarão.

Porque uma verdadeira viagem não se faz sem a dose certa de adrenalina

Costuma dizer que não tem medo de nada? Ou que aquilo que o faz sentir-se vivo numa viagem são as aventuras que esta lhe pode proporcionar? Em Viseu Dão Lafões poderá sentir-se assim na Ecopista do Dão e Vouga, no seu Centro de Trail, nas quatro Subidas Épicas e nos seus três centros de BTT.

  • Túnel, Ecopista Dão e Vouga
  • Ponte Ferroviária de Forno Telheiro, Ecopista Dão e Vouga
  • Ponte Ferroviária de Vouzela, Ecopista Dão e Vouga

Com cerca de 115km, acompanhando as paisagens bucólicas dos rios que a circundam, a Ecopista do Dão e Vouga levá-lo-á pelos túneis mais imponentes e pelas pontes que tanto valor histórico e patrimonial trazem consigo. A pé, ou em cima de uma bicicleta, percorra o Coração de Portugal, não se esquecendo das paragens obrigatórias em Santa Comba Dão, Tondela, Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. Atividade que chegue para uma escapadinha que se quer recheada de adrenalina.

Viajar para relaxar? Aqui também é possível

Sabia que é em Viseu Dão Lafões que se localiza a maior parte das termas em funcionamento em Portugal, com diversas características e indicações terapêuticas? Se o que procura numa escapadinha é um momento que lhe permita parar e fugir um pouco do frenesim do dia a dia, chegou ao destino ideal. Rodeadas pela Serra da Arada, pelo monte de S. Macário e pela Serra da Freita, em conjunto com o rio Vouga e com toda a pureza do ar, nas termas de São Pedro do Sul encontra uma autêntica cidade termal, onde poderá relaxar e visitar o Balneário Romano da Cidade.

  • Balneário Rainha D. Amélia, Termas S. Pedro do Sul
  • Balneário Romano, Termas S. Pedro do Sul

Se uma não for suficiente, poderá ainda experimentar as Termas do Carvalhal, em Castro Daire, as Termas de Alcafache, em Viseu, as Termas de Sangemil, em Tondela, ou as Termas Caldas da Felgueira, em Nelas.

Para um olfato e paladar bem apurados – saiba o que comer e beber

Não há nada que nos permita conhecer melhor uma região do que a sua gastronomia e, neste caso, os seus Vinhos. Conquistar pela “barriga” é uma característica que fará de Viseu Dão Lafões um local para visitar, provar e chorar por mais.

Se não sabe por onde começar, damos-lhe algumas sugestões: a Vitela de Lafões e o Cabrito da Gralheira são os pratos principais desta viagem. Mas como uma boa refeição se quer com um bom tempo passado em torno de uma mesa vasta, junte à lista iguarias como um arroz de salpicão em Castro Daire, as famosas trutas de Vila Nova de Paiva, a saborosa Maçã Bravo de Esmolfe, o Queijo Serra da Estrela e finalize com um Pastel de Vouzela. É caso para dizer que há pratos e opções para todos os gostos e até os paladares mais exigentes ficarão rendidos.

  • Cabrito da Gralheira
  • Arroz de Salpicão
  • Pastéis de Vouzela

Para não perder todos estes sabores, foi criada a Carta dos Segredos Gastronómicos. Aqui não só poderá ficar a conhecer estas receitas, como todas as histórias que as enriquecem, contadas na primeira pessoa.

Para acompanhar, só falta mesmo saber o que beber. Pois bem, é entre as Serras do Caramulo e da Estrela que se encontram os recursos naturais de excelência para produzir os vinhos que se distinguem pela sua frescura e sabor. Não fosse o rio que lhes dá nome, o Dão. Composta por cinco roteiros diferentes e 49 aderentes – entre adegas, quintas, paços e palácios -, a Rota dos Vinhos do Dão é a melhor forma de ficar a descobrir o que, e onde, provar. Comece a visita no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, e deixe que o resto dos sabores falem por si. A boa notícia é que há muito para descobrir para além desta tão deliciosa bebida. No meio de cidades e vilas, aproveite para parar pelas lagaretas medievais de Nelas, os lagares ancestrais de Santar, Senhorim ou Vilar Seco e explore os solares brasonados e a beleza inconfundível das vinhas.

Como vê, razões não faltam para se aventurar pelos encantos e recantos desta região tão nossa. Com a hospitalidade que tanto nos caracteriza, os pratos deliciosos, e todas as atrações que lhe permitirão conhecer melhor o nosso país. Tudo o que precisa de fazer é sair de casa. Com todos estes roteiros em mente, nada lhe faltará para desfrutar de uma viagem feita à sua medida. Viseu Dão Lafões está à sua espera, por isso não espere mais.

Painel de Azulejos do Rossio, Viseu

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.