O partido Chega continua a ser um dos temas preferenciais nas redes sociais, também no que diz respeito à propagação de notícias falsas. Foi partilhada uma suposta sondagem que coloca o partido liderado por André Ventura no terceiro lugar entre os partidos que se apresentam às eleições, com 18,8% das intenções de voto, só ultrapassado pelo PS e pelo PSD. Trata-se, no entanto, de mais uma publicação falsa sobre sondagens.

“Últimas sondagens! Aquilo que a imprensa não quer mostrar, eles andam com medo.” É assim que o autor desta alegada sondagem começa a sua publicação, partilhada num grupo público do Facebook. Mais nenhuma informação é dada sobre o órgão de comunicação social que a terá divulgado ou as instituições que realizaram este estudo de opinião.

A publicação do utilizador do Facebook que atribui 18,8% das intenções de voto ao Chega

Depois, a mais recente sondagem feita pela imprensa não diz, de todo, que o Chega alcançou os quase 19% das intenções de votos dos portugueses. A 17 de dezembro, a sondagem da CNN Portugal/TVI, realizada pela Pitagórica, deu apenas 6,3% das intenções de votos ao partido chefiado por André Ventura. É certo que garantiu o terceiro lugar, à frente de partidos como o Bloco de Esquerda, o PCP, o CDS ou a Iniciativa Liberal, mas não com os valores divulgados pela publicação original. Regista-se até uma descida de 0,8 pontos percentuais relativamente ao último inquérito do género, tal como escrito pela CNN Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ou seja, relativamente à sondagem partilhada pode depreender-se que não existe, uma vez que não está disponível em qualquer órgão de comunicação social ou nas instituições responsáveis por fazer este tipo de estudos de opinião.

Ainda no mês de dezembro, o Observador realizou um fact-check a uma publicação muito semelhante onde o Chega surgia com cerca de 20% das intenções de voto quando, na realidade, só tinha 10%. A sondagem referida foi feita pela SIC/Expresso e realizada pela Intercampus.

Fact Check. Nova sondagem dá 20% dos votos ao Chega, que fica “colado ao PSD”?

Não existe, novamente, nenhuma sondagem arquivada na Entidade Reguladora da Comunicação Social, desde que o Chega foi criado, que aponte para os valores referidos.

Conclusão

Não é verdade que o partido de André Ventura tenha conseguido obter 18,8% das intenções de voto na mais recente sondagem. Esse estudo de opinião não existe. A 17 de dezembro de 2021 saiu a última sondagem referente às legislativas de 30 de janeiro, onde se dava 6,3% das intenções de votos ao Chega.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook

IFCN Badge