Várias publicações no Facebook sugerem que o cirurgião Eduardo Barroso teria promovido 0 consumo de “chá” — não é especificado de que tipo — como forma de “dissolver coágulos sanguíneos” e evitar “derrames e ataques cardíacos”. Além desta referência, não é apresentada qualquer outra informação pelos autores da publicação, que juntam uma imagem de Eduardo Barroso ao texto.
A publicação, tal como dito anteriormente, vem associada a uma imagem do cirurgião com uma suposta citação, apesar de não se usar aspas. A associação é feita recorrendo à seguinte formulação: “Dr. Eduardo Barroso: de manhã, sentirá os coágulos dissolverem-se e correrem nas suas veias.” Para evitar essa suposta situação limite, por baixa da imagem do cirurgião é apresentado um texto complementar que, mais uma vez, se sugere serem declarações do próprio médico: “Façam o que eu faço! Não esperem por derrames e ataques cardíacos! Mistura uma colher de chá de…” O texto termina precisamente antes da concretização da ideia.
Depois, mais abaixo na publicação, um link que reencaminha o utilizador para uma página entretanto descontinuada, mas cuja identificação permite ler “anota a receita” e “saber mais!” Clicando, o utilizador é direcionado por uma página que já não existe. No entanto, este tipo de estratégia é habitualmente usada nas redes sociais para levar o utilizador a partilhar dados pessoais ou a aderir a algum tipo de campanha, muitas vezes fictícia.
Numa pesquisa no Google, não se encontram citações referentes a Eduardo Barroso sobre esta sugestão de que o consumo de chá permite dissolver coágulos sanguíneos. Apesar de ter tido sempre uma participação cívica intensa, quer em meios televisivos, em programas desportivos, quer noutros fóruns da praça pública, não é possível identificar uma notícia credível que cite as palavras atribuídas a Eduardo Barroso.
O Observador contactou diretamente o cirurgião português, que rapidamente desmentiu alguma vez ter feito essa recomendação. “Não sei do que fala, não promovi coisa nenhuma”, referiu o médico. Não será demais dizer que qualquer situação médica relacionada com coágulos sanguíneos deverá ser tratada num hospital por especialistas da área.
Conclusão
Não é verdade que Eduardo Barroso tenha dado a seguinte recomendação: tomar chá para dissolver coágulos sanguíneos. O próprio desmentiu ao Observador que tenha feito essa sugestão nas redes sociais ou em intervenções públicas. Não é possível encontrar qualquer registo de Eduardo Barroso que confirme as informações vinculadas pela publicação de Facebook em questão.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.