Corre nas redes sociais uma imagem de Cristiano Ronaldo a posar para uma fotografia com um cartaz de apoio à Palestina. A imagem, que já foi partilhada dezenas de vezes, foi adulterada e não é conhecida, até hoje, qualquer imagem ou posição pública do futebolista português sobre os conflitos no Médio Oriente que opõe Israel e Palestina e onde, nas últimas semanas, a violência escalou.

A foto manipulada

A imagem original é outra, conforme reproduzimos aqui em baixo. O cartaz nas mãos do craque português é de solidariedade com outra causa: “Todos com Lorca.”

Em maio de 2011, a equipa do Real Madrid — então liderada pelo técnico português José Mourinho — foi recebida pelo autarca de Lorca, Francisco Jódar, uma semana depois de a localidade espanhola ter sido abalada por um sismo que matou nove pessoas e deixou centenas de feridos.

“Embora Lorca esteja caída, vamos levantar-nos com a solidariedade de todos”, disse então Jódar, minutos antes de colocar no peito de Florentino Pérez, presidente do clube, um autocolante onde se lia “Todos com Lorca”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para além de Cristiano, que atualmente joga na Juventus, também Iker Casillas, Sergio Ramos e Pedro Leon visitaram a região, passando pelo bairro La Viña, um dos mais afetados pelo sismo, e ainda pelo Hospital Infantil de Arrixaca onde se encontravam internadas muitas das vítimas.

A foto original

Não é a primeira vez que o nome do internacional português surge associado à Palestina em fake news. Em 2019, foi também amplamente divulgado nas redes sociais que Cristiano Ronaldo tinha doado 1,5 milhões de dólares à Palestina pelo Ramadão, informação falsa, desmentida pela Gestifute, a agência de representação do jogador.

Em contrapartida, em 2016, o futebolista deu a cara por um anúncio de uma operadora de telecomunicações israelita, e isso bastou para ser criticado nas redes sociais por palestinianos.

Conclusão:

A imagem é falsa. A verdadeira fotografia foi tirada em 2011 quando Cristiano Ronaldo ainda jogava no Real Madrid. No cartaz lia-se “Todos com Lorca”, localidade espanhola abalada nesse ano por um terramoto e onde a equipa se deslocou em sinal de solidariedade.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge