Corre nas redes sociais uma imagem de Cristiano Ronaldo a posar para uma fotografia com um cartaz de apoio à Palestina. A imagem, que já foi partilhada dezenas de vezes, foi adulterada e não é conhecida, até hoje, qualquer imagem ou posição pública do futebolista português sobre os conflitos no Médio Oriente que opõe Israel e Palestina e onde, nas últimas semanas, a violência escalou.

A foto manipulada

A imagem original é outra, conforme reproduzimos aqui em baixo. O cartaz nas mãos do craque português é de solidariedade com outra causa: “Todos com Lorca.”

Em maio de 2011, a equipa do Real Madrid — então liderada pelo técnico português José Mourinho — foi recebida pelo autarca de Lorca, Francisco Jódar, uma semana depois de a localidade espanhola ter sido abalada por um sismo que matou nove pessoas e deixou centenas de feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Embora Lorca esteja caída, vamos levantar-nos com a solidariedade de todos”, disse então Jódar, minutos antes de colocar no peito de Florentino Pérez, presidente do clube, um autocolante onde se lia “Todos com Lorca”.

Para além de Cristiano, que atualmente joga na Juventus, também Iker Casillas, Sergio Ramos e Pedro Leon visitaram a região, passando pelo bairro La Viña, um dos mais afetados pelo sismo, e ainda pelo Hospital Infantil de Arrixaca onde se encontravam internadas muitas das vítimas.

A foto original

Não é a primeira vez que o nome do internacional português surge associado à Palestina em fake news. Em 2019, foi também amplamente divulgado nas redes sociais que Cristiano Ronaldo tinha doado 1,5 milhões de dólares à Palestina pelo Ramadão, informação falsa, desmentida pela Gestifute, a agência de representação do jogador.

Em contrapartida, em 2016, o futebolista deu a cara por um anúncio de uma operadora de telecomunicações israelita, e isso bastou para ser criticado nas redes sociais por palestinianos.

Conclusão:

A imagem é falsa. A verdadeira fotografia foi tirada em 2011 quando Cristiano Ronaldo ainda jogava no Real Madrid. No cartaz lia-se “Todos com Lorca”, localidade espanhola abalada nesse ano por um terramoto e onde a equipa se deslocou em sinal de solidariedade.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge