Circula nas redes sociais uma publicação que alega que a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez fingiu ter sido algemada a 19 de julho, durante um protesto pelo direito ao abordo junto ao Supremo Tribunal, em Washington D.C., nos Estados Unidos, sugerindo que a detenção foi forjada.

Um dos posts, que abaixo se reproduz, tem origem numa entrada de um liveblog do jornal brasileiro Folha de S. Paulo sobre o governo de Joe Biden. Numa entrada de 20 de julho, é referido que Ocasio-Cortez “fingiu ser algemada por policiais”. “Enquanto era retirada do protesto, junto a outros manifestantes, por barrar o fluxo do trânsito em frente à corte, a deputada colocou os braços para trás, como se tivesse sido algemada.”

A publicação remete para um artigo do tabloid norte-americano New York Post, que relata que a deputada foi alvo de piada nas redes sociais por ter colocado as mãos atrás das costas enquanto era acompanhada pela polícia, apesar de não estar algemada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa série de publicações nas stories do Instagram, Ocasio-Cortez, que foi acusada de ter fingido a detenção na sequência da divulgação das imagens, esclareceu a situação e a razão que a levou a colocar as mãos daquela forma.

“Em relação à ‘detenção falsa’, isso é também falso. Fui detida, acusada e multada. A polícia confirmou este facto e publiquei a documentação. Colocar as mãos atrás das costas é a melhor prática durante uma detenção, quer estejamos algemados ou não, porque pode prevenir acusações mais graves como resistência a detenção”, escreveu a deputada, de acordo com o PolitiFact, que reproduziu as publicações de Ocasio-Cortez no Instagram, entretanto indisponíveis.

“Abominável”. Supremo dos EUA pondera revogar lei do aborto que tem 50 anos. O que está em causa?

Estas mostram também a documentação da detenção referida pela política e a multa de 50 dólares que lhe foi aplicada.

A detenção de Ocasio-Cortez e dos deputados Ilhan Omar e Jack Speier foi confirmada ao PolitiFact pelos gabinetes destes dois últimos. Ao todo, foram detidos esta terça-feira 16 deputados democratas, num total de 34 manifestantes. A polícia justificou o procedimento com o facto de o protesto estar a bloquear a estrada, apesar dos três avisos transmitidos.

Uma onda de protestos tem varrido os Estados Unidos da América após o Supremo Tribunal ter anulado a decisão do processo “Roe vs. Wade”, que, em 1973, legalizou a interrupção voluntária da gravidez. A decisão, aprovada por seis juízes conservadores (metade deles nomeados no mandato de Donald Trump) contra três liberais, devolveu aos 50 estados norte-americanos o poder de legislar sobre esta matéria, estimando-se, segundo um levantamento feito pelo Instituto Guttmacher, que 26 vão banir a possibilidade de abortar livremente ou que vão adotar leis mais restritivas, como a do estado do Texas.

Supremo Tribunal dos Estados Unidos acaba com o direito constitucional ao aborto no país

Conclusão

É verdade que a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez colocou as mãos atrás das costas durante a sua detenção na terça-feira, mas não o fez pela razão que está a ser divulgada nas redes sociais. No Instagram, Ocasio-Cortez explicou que posicionar as mãos daquela maneira é a melhor forma de evitar outras complicações. Não é também verdade que a polícia tenha fingido a sua detenção. A própria divulgou documentação que o prova. Outros dois detidos confirmaram que Ocasio-Cortez se encontrava com eles quando foram levados pela polícia.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.

IFCN Badge