Várias publicações na rede social Threads e no Facebook alegam que várias produtoras cinematográficas e também uma estação televisiva norte-americana (a CBS) e um programa de televisão suspenderam as publicações na rede social X, detida pelo multimilionário Elon Musk. “A Disney deixou de publicar no X. A Marvel deixou de publicar no X. A Paramount deixou de publicar no X”, pode ler-se nos posts.

A rede social X, o antigo Twitter, tem vindo a perder alguns utilizadores importantes nos últimos dois anos, desde que Musk comprou a empresa, particularmente desde meados de novembro deste ano. Nessa altura, jornais como o inglês The Guardian e o espanhol La Vanguardia, e celebridades como a atriz Jamie Lee Curtis, deixaram a plataforma, num gesto de desagrado para com o proprietário do X, um fervoroso apoiante de Donald Trump e membro já anunciado da nova administração norte-americana, que vai tomar posse no final de janeiro.

Mas terão também as produtoras de cinema norte-americanas feito o mesmo? A resposta é não. Nem a Marvel, a Disney ou a Paramount anunciaram a saída do X, e continuam a publicar conteúdo regularmente. No entanto, tanto a Paramount como a Warner Bros, deixaram de comprar anúncios no X — uma decisão já adotada pela Lionsgate e a Disney em novembro de 2023.

Conclusão

Disney, Marvel, Paramount e outras produtoras não deixaram de publicar na rede social X. Algumas suspenderam a compra de anúncios na plataforma de Elon Musk ao longo do último ano.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge