A imagem de uma auto-estrada cheia de automóveis parados, em fila, com a legenda “E o vírus a viajar até ao sul. Lisboetas a caminho do Alentejo e Algarve para umas mini -férias, muitos levam o vírus para as regiões” começou a circular no Facebook a 10 de junho. Entretanto, já conta com mais de 21,1 mil visualizações e 410 partilhas. Trata-se, porém, de uma publicação falsa.

Uma das publicações que associam imagem tiradas no passado a 2020

Numa semana que contou com dois feriados nacionais, como foi o caso daquela a que se refere a publicação, é frequente que os portugueses optem por sair da sua cidade para aproveitar esses dias de descanso noutros pontos do país. Por estarmos a viver a pandemia de Covid-19, as atenções estiveram viradas para o comportamento dos portugueses e começaram a surgir publicações que se revelaram falsas. É o caso desta: a fotografia utilizada para ilustrar o post não foi retirada agora, mas, sim, no ano passado.

A fotografia que está a circular nas redes sociais foi publicada a 26 de julho de 2019, na rede social Twitter, pelo Vost Portugal (Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência / Associação de Proteção Civil registada), sendo depois republicada em órgãos de comunicação social, como o Diário de Notícias ou no jornal Público, como se pode comprovar nestas hiperligações.

A notícia em questão, de julho de 2019, falava sobre um corte de trânsito na A2, nos dois sentidos, na zona de são Bartolomeu de Messines, concelho de Silves, por causa de um incêndio. Consultando a notícia, mas, desta vez, do Jornal de Notícias, é possível perceber que existe um autor da fotografia: Diogo Pascoal, tal como também se comprova na publicação da Vost Portugal nesse dia.

A situação foi também reportada pelo portal de notícias da região do Algarve e do Alentejo, o Sul Informação, através de um vídeo publicado no YouTube, na mesma altura.

Conclusão

A 10 de junho surgiu uma publicação no Facebook, com uma imagem de uma auto-estrada cheia de automóveis parados, em fila, com a seguinte legenda: “E o vírus a viajar até ao sul. Lisboetas a caminho do Alentejo e Algarve para umas mini -férias, muitos levam o vírus para as regiões”. A fotografia utilizada para ilustrar o post não foi retirada agora, mas no ano passado. Foi publicada a 26 de julho de 2019, na rede social Twitter, pelo Vost Portugal (Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência / Associação de Proteção Civil registada), sendo depois republicada em órgãos de comunicação social, como o Diário de Notícias. A notícia falava sobre um corte de trânsito na A2, nos dois sentidos, na zona de são Bartolomeu de Messines, concelho de Silves, por causa de um incêndio.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge