O Presidente iraniano morreu no dia 19 de maio, na sequência de um acidente de helicóptero, na fronteira com o Azerbaijão. Assim que foi confirmada a morte de Ebrahim Raisi, começaram a ser partilhados vários vídeos e fotografias que dizem mostrar os destroços do helicóptero. Foi o que aconteceu com uma publicação partilhada no dia 20 de maio, em que foram reunidas quatro alegadas fotografias do acidente que vitimou também Hossein Amir-Abdollahian, chefe da diplomacia de Teerão. “Muitos corpos daqueles que morreram no helicóptero do Presidente iraniano Raisi ficaram queimados e não podem ser identificados”, lê-se na legenda, sugerindo que as imagens que acompanham a publicação são desse mesmo acidente.
As fotografias que aparecem em primeiro e em terceiro lugar mostram um avião branco e é possível ver que tem o número 1136 e a bandeira do Irão. As duas ilustram o mesmo acidente. No entanto, o Presidente e o ministro dos Negócios Estrangeiros iranianos não viajavam neste avião, mas sim num helicóptero modelo Bell 212, cujas cores eram branco e azul, e que, segundo a Reuters, tinha sido adaptado para transportar membros do governo, com capacidade para 15 pessoas.
Estas duas fotografias partilhadas correspondem, na verdade, a um acidente que aconteceu em abril de 2020. Na altura, estas imagens foram partilhadas pela agência iraniana Mizan, que dava conta de um acidente na província iraniana de Mazandaran. O avião pertencia às autoridades do Irão e os dois ocupantes que estavam a fazer exercícios de voo morreram, relatou a Mehr, outra agência de notícias deste país, dois dias depois, a 22 de abril.
A última fotografia do vídeo pretende mostrar o helicóptero antes da queda, ainda em fase de voo e em início de explosão. E aqui há duas questões que permitem concluir que não se trata do helicóptero onde seguia Ebrahim Raisi. Primeiro, não são conhecidas fotografias do momento da queda — pelo menos não foram publicadas até agora. Depois, uma das formas de identificar as aeronaves poderá ser pelo padrão escolhido para cada uma delas. Neste caso, a pintura do helicóptero onde viaja o Presidente do Irão estava dividida em dois — a parte da frente é branca e a traseira é azul, como mostra a fotografia seguinte — e o helicóptero que surge no vídeo publicado no Facebook é azul, tendo só a parte inferior branca.
Apenas uma das fotografias, a que surge em segundo lugar (e que é mostrada a seguir neste artigo), corresponde ao helicóptero que teve um acidente no dia 19 de maio. Voltando à questão do padrão, é possível confirmar por aí que se trata da mesma aeronave, uma vez que o padrão é exatamente o mesmo e esta é uma das imagens que foi de imediato partilhada quando foi avançada a notícia da morte do Presidente iraniano.
Por último, em relação à legenda da publicação, que sugere que muitos corpos ficaram completamente queimados e que, por isso, não é possível a respetiva identificação, não existem dados que possam confirmar esta afirmação. Foram confirmadas as mortes das nove pessoas que estavam dentro daquele helicóptero, não tendo sido divulgado se foi ou não possível identificar os corpos.
Conclusão
A informação partilhada no Facebook é falsa. Apenas uma das quatro fotografias da publicação corresponde ao acidente do helicóptero onde seguia o Presidente iraniano. Uma delas é uma fotografia de outra aeronave, diferente daquela que teve o acidente a 19 de maio e as restantes foram tiradas em 2020 e correspondem a um acidente de um avião da polícia do Irão.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.