O valor atual é de 1,6%, mas fará ele de Portugal um milagreiro quando se fala da letalidade da Covid-19 no nosso país? Uma publicação no Facebook, de 13 de novembro de 2020, e desde então largamente partilhada, alega isso mesmo, afirmando que Portugal tem uma das mais baixas taxas de letalidade da doença do mundo.

“Portugal tem praticamente a menor/melhor taxa de letalidade por Covid-19!! Portugal continua a fazer ‘milagres’ no que toca às consequências epidemiológicas a nível global! Neste caso também no que respeita à mortalidade por Covid-19! Superando mesmo, todas as potências mundiais que possuem recursos e infra-estruturas hospitalares muito superiores! Melhor que países como a Alemanha, EUA, França, Reino Unido, Austrália, China” [sic], lê-se no post, publicado num grupo público do Facebook e em várias contas pessoais.

Há dezenas de países com taxas mais baixas do que a portuguesa

Antes de verificar a veracidade da publicação, é preciso definir o que se entende por taxa de letalidade. Segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS), a letalidade é o “indicador que mede a gravidade de uma doença, correspondente à proporção de óbitos num grupo de doentes com determinada patologia e num período de tempo bem definido”. O valor é calculado através da divisão do número de mortes pelo total de casos diagnosticados, multiplicando depois por 100 para se chegar à taxa de letalidade.

Segundo a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, é importante ter em consideração vários fatores quando analisamos este indicador, nomeadamente o número de testes. “Se uma região estiver a testar todos os casos poderá ter uma taxa de letalidade inferior ao valor real, uma vez que têm mais casos confirmados”, lê-se no sue site.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A referida publicação no Facebook apresenta também uma série de valores de taxa de letalidade para vários países, incluindo Portugal, números que, apesar de estarem corretos à altura (aproximadamente um mês) não comprovam, longe disso, a tese de que Portugal tem uma das mais baixas taxas de letalidade por Covid-19 do mundo. A 13 de novembro, data da publicação, existiam 71 países com uma taxa de letalidade igual ou inferior ao nosso país, que era de 1,6%.

Quase um mês depois, e mesmo tendo em conta a volatilidade dos números, o cenário não se apresenta muito diferente: Portugal continua com uma taxa de letalidade de 1,6%, inferior a 100 países, mas igual ou superior a 69 nações, como se pode verificar na página da Universidade Johns Hopkins, que possui uma das mais completas bases de dados sobre a pandemia de Covid-19.

Entre os 69 países com taxas de letalidade iguais ou inferiores a Portugal encontram-se várias nações da União Europeia, como a Alemanha (1,6%), Croácia (1,5%), Finlândia (1,5%), Áustria (1,3%), Luxemburgo (0,9%) ou Dinamarca (0,9%), bem como países como a Índia (1,5%), Japão (1,4%), Nova Zelândia (1,2%) ou Israel (0,8%).

Conclusão:

Falso. Apesar de os valores apresentados pelo autor da publicação estarem corretos à altura da referida publicação, não provam de maneira alguma a tese de que Portugal tem uma das mais baixas taxas de letalidade por Covid-19 do mundo, já que era possível encontrar 71 países com um valor igual ou inferior ao nosso país. Um mês depois, a situação mantém-se praticamente inalterada: Portugal continua com uma taxa de letalidade de 1,6%, inferior a 100 países, mas igual ou superior a 69 nações.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

Errado

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge