Uma publicação, que tem sido muito partilhada no Facebook nos últimos dias, destaca as alegadas declarações da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que terá ficado desagradada com as recentes palavras do Presidente do Brasil sobre a situação na Faixa de Gaza. Lula da Silva comparou a intervenção militar das forças israelitas ao Holocausto e, confrontada com as declarações do líder brasileiro, Meloni terá dito que não comenta “imbecilidades ditas por inconsequentes que nitidamente desconhecem dez por cento do que foi o Holocausto”. Terá sido mesmo assim?
Comecemos pela origem da polémica. Crítico da atuação militar de Israel no território da Faixa de Gaza, Lula tem deixado vários reparos a Telavive ao longo dos últimos meses. O último ocorreu no dia 18 de fevereiro, quando o Presidente do Brasil referiu que o que está a acontecer “com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico”. “Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus”, corrigiu Lula, comparando os dois momentos. As declarações provocaram uma reação imediata de Israel, que convocou o embaixador brasileiro em Telavive e classificou Lula como persona non grata no país.
No entanto, não existe qualquer registo de que Giorgia Meloni se tenha pronunciado sobre as declarações de Lula acerca da Faixa de Gaza.
É verdade que Giorgia Meloni, que se situa no polo político oposto ao de Lula, já fez algumas críticas ao atual Presidente do Brasil. A mais contundente terá sido proferida no verão de 2022, ainda antes das eleições que deram a vitória aos Irmãos de Itália (o partido liderado por Meloni). Em causa esteve a decisão de Lula da Silva de, em 2010 (quando terminava a sua primeira passagem pelo Palácio do Planalto), conceder asilo político a Cesare Battisti, membro de um grupo armado ligado ao comunismo radical, e que tinha sido condenado por quatro homicídios em Itália nos anos 70. Battisti refugiou-se no Brasil durante mais de uma década, e Lula travou a extradição pedida pela justiça italiana. O Presidente do Brasil já veio entretanto a público mostrar arrependimento pela decisão e pedir desculpa ao povo italiano.
Conclusão
Não há nenhuma evidência de que Meloni tenha alguma vez criticado Lula da Silva relativamente às declarações que o Presidente do Brasil fez sobre a situação na Faixa de Gaza.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.