Sasha Baron Cohen é um dos humoristas mais controversos do Reino Unido. É autor de filmes e de personagens marcantes como Borat ou Ali G, que marcaram uma geração. Recentemente, esteve envolto numa polémica depois de a atriz Rebel Wilson, também britânica, ter acusado o ator de assédio no seu mais recente livro “Rebel Rising”. Agora, através das redes sociais, surgiu um vídeo em que Sasha Baron Cohen aparece, alegadamente, a atirar a suposta filha de Charlie Chaplin para fora de um palco. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Publicação alega que ator britânico empurrou uma mulher idosa de um palco. É falso.

Olhando novamente para a publicação, percebe-se que estamos perante uma cerimónia de entrega de prémios do audiovisual dos Estados Unidos e do Reino Unido (e não só) que, neste caso, decorreu durante os Britannia Award. Se olharmos para o vídeo, de facto, o que surge é Sasha Baron Cohen a empurrar, por acidente, a alegada filha de Charlie Chaplin para fora do palco, depois de ter recebido a suposta famosa bengala do ator que se eternizou em filmes como “Luzes da Cidade” (1931).

Mas se pesquisarmos notícias dessa altura, ou seja, em 2013, chegamos à conclusão de que tudo não passou de mais uma partida cómica do ator, muito conhecido por brincar no limbo entre a ficção e a realidade com pessoas de carne e osso. Várias notícias foram escritas referindo que, na verdade, a senhora em causa não era filha de Charlie Chaplin, mas sim uma dupla. A senhora em causa, que foi apresentada por Salma Hayek, chamava-se Grace Cullington que, segundo informações oficiais, não faz parte da família mais próxima de Charlie Chaplin.

Conclusão

Não é verdade que o ator e comediante britânico Sasha Baron Cohen tenha atirado uma senhora idosa para fora de um palco durante uma cerimónia de entrega de prémios, nos Estados Unidos. Trata-se de uma partida cómica que decorreu durante os Britannia Awards em 2013 e ninguém ficou ferido. Esse episódio foi relatado por vários meios de comunicação social internacionais na altura.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

IFCN Badge