Várias publicações nas redes sociais estão a dar conta de que os ucranianos colocaram um tanque russo à venda no eBay, uma plataforma de venda online. Pode ainda ler-se no anúncio que o veículo está “completamente funcional” e tem um preço de venda de 400 mil dólares.

Primeiro, e ao contrário da ideia de que passa nesta publicação, esta imagem não é recente nem foi tirada no contexto da atual guerra na Ucrânia. Através de uma pesquisa da imagem em causa é possível perceber que se trata de uma fotografia de 2010 — facto, logo à partida, afasta as possibilidades de se tratar de um tanque russo que estivesse a ser usado atualmente na invasão à Ucrânia.

Mais do que isso, um porta-voz do eBay assegurou, em declarações à agência Reuters, que este tipo de anúncios são impossíveis de colocar à venda na plataforma, tendo em conta que a política da empresa proíbe a venda de conteúdo militar, nomeadamente carros de combate.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não é possível vender tanques no eBay, já que tal iria contra as nossas regras sobre itens militares”, argumentou Trina Somera. Também em declarações à AFP, a porta-voz da plataforma de vendas referiu que a imagem em causa “não é de um anúncio real nem recente do eBay”.

O link partilhado em várias publicações deste género não se encontra a funcionar e uma pesquisa no Google, tendo em conta a análise de versões em cache de links com descrições de tanques russos T-72, revela que não estão em causa utilizadores da Ucrânia e as fotos são sempre antigas. Com uma pesquisa por “Used Russian T-72 tank” no eBay também não é possível ver o anúncio. Apenas se encontram tanques à escala (imitações de vários modelos em miniatura), revistas e livros sobre os mesmos.

Conclusão

O anúncio de um tanque russo à venda no eBay é falso. As publicações nas redes sociais com a imagem em causa multiplicam-se, mas nem a fotografia é recente — do momento da invasão da Rússia à Ucrânia — nem as regras da plataforma de venda online permitem a existência deste tipo de anúncios. Tratar-se-á, portanto, de uma imagem fabricada e de um conjunto de publicações falsas relativamente à venda do tanque russo.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook

IFCN Badge