Dois anos depois de ter sido publicada nas redes sociais do “Diário De Um Bombeiro”, uma página dedicada a assuntos relacionados com os bombeiros portugueses, a fotografia de uma chama que se assemelha à imagem normalmente associado à figura do Diabo ainda circula com picos de viralidade. A página apresentou-a inicialmente como uma “imagem captada por um fotógrafo nos incêndios na Califórnia”. No entanto, é falsa — foi manipulada com base em cenas de um filme de Hollywood.

A imagem em questão é a que pode ver aqui em baixo. Mostra uma árvore a ser consumida pelas chamas, que parecem criar o rosto e os chifres de um demónio e um grupo de bombeiros a combatê-las. Outras páginas fizeram referência a essa semelhança, mas não é o caso da página de Facebook “Diário De Um Bombeiro”, que descreveu a imagem como tendo sido obtida durante um combate ao fogo na Califórnia.

Imagem captada por um fotógrafo nos incêndios da Califórnia…

Posted by Diário De Um Bombeiro on Sunday, October 22, 2017

Mas nem uma coisa, nem outra estão corretas. Na verdade, a ilusão de que as chamas que consomem esta árvore se assemelha à imagem do Diabo é criada através de uma manipulação em que a fotografia é editada com base nas imagens de um filme; e duplicada e invertida. Ou seja, se dividir a imagem a meio, as duas partes são iguais, mas uma delas é virada para o lado oposto, como se houvesse um espelho no centro.

Quanto à afirmação de que essa imagem foi captada no estado norte-americano da Califórnia,  também não é verdade. Ela tem origem em cenas do filme “Only The Brave”, que estreou nos cinemas norte-americanos em 2017. As gravações aconteceram no estado do Novo México. E o filme conta a história de um grupo de bombeiros chamado a combater um desastroso incêndio em Prescott, estado do Arizona.

O enredo baseia-se numa história real que, mais uma vez, não tem qualquer ligação à Califórnia. “Only The Brave” é uma homenagem aos bombeiros que combateram o incêndio de Yarnell Hill, no Arizona. A 30 de junho de 2013, um incêndio matou 19 dos 20 bombeiros de Prescott chamados a combater as chamas e consumiu 3.400 hectares de floresta. O filme realizado por Joseph Kosinski baseia-se na reportagem que a GQ fez em setembro de 2013 sobre o desastre — “No Exit”.

Na publicação, que conta com mais de 91 mil partilhas e milhares de comentários, alguns seguidores da página alertam para o facto de a fotografia ter semelhanças com algumas cenas do filme. Confrontados, os autores do “Diário de Um Bombeiro” defenderam-se: “Finalmente alguém com dois palmos de testa (perdoem a expressão) e que entendeu o porquê da publicação e de onde era!”. No entanto, as críticas prosseguiram. É que a descrição da imagem é tão enganadora quanto a montagem.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

Errado

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge