Uma publicação no Facebook refere que Portugal ultrapassou a Suécia em número de casos confirmados de Covid-19, sendo agora o pior país da União Europeia (UE) no combate ao novo coronavírus. Nenhuma destas afirmações é verdadeira. Ora vejamos:

Na segunda-feira, 22 de junho, a Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou 259 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, elevando o total para 39.392. Apesar de o país se encontrar em fase de desconfinamento, o número não é muito diferente do que tem sido divulgado diariamente pela DGS. A situação em Lisboa, onde se concentram a maioria dos casos ativos de Covid-19, levou o primeiro-ministro a anunciar também na segunda-feira novas medidas de restrição e de combate à propagação do vírus. O cenário pode não ser o ideal, mas está longe de ser semelhante ao da Suécia, ao contrário do que a publicação do Facebook defende.

De acordo com a Johns Hopkins University, instituição responsável pela contagem dos casos de Covid-19 nos Estados Unidos da América, que mantém uma monitorização da pandemia a nível mundial, são 58.932 as pessoas infetadas com o novo coronavírus na Suécia, um número que é inferior ao de Portugal. Os dois países têm mais ou menos o mesmo número de habitantes (cerca de dez milhões), o que confirma que Portugal tem de facto menos casos do que a Suécia.

Isto significa também que a alegação de que Portugal é o pior país da UE no combate à pandemia não é verdade. E também não é a Suécia que se encontra em primeiro lugar — segundo os dados mais recentes recolhidos pela Johns Hopkins, é Espanha que permanece com o número mais alto de casos confirmados de Covid-19, com 246.504. Dentro do espaço europeu, mas fora da UE, a situação mais crítica regista-se no Reino Unido, que tem agora 306.761 casos de infeção pelo novo coronavírus.

Conclusão

A alegação de que Portugal ultrapassou a Suécia em número de casos confirmados de Covid-19 é falsa. A Suécia, que tem cerca de dez milhões de habitantes, tal como Portugal, tem neste momento mais cerca de 20 mil casos de infeção pelo novo coronavírus. Não é por isso também verdade que Portugal é agora o pior país da UE no combate à pandemia. Esse lugar continua a ser ocupado por Espanha, que tem neste momento 246.504 casos de Covid-19. Dentro do espaço europeu, mas fora da UE, a situação mais crítica regista-se no Reino Unido, onde foi ultrapassada a barreira dos 306 mil casos confirmados.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

De acordo com o sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota 1: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook.

Nota 2: O Observador faz parte da Aliança CoronaVirusFacts / DatosCoronaVirus, um grupo que junta mais de 100 fact-checkers que combatem a desinformação relacionada com a pandemia da COVID-19. Leia mais sobre esta aliança aqui.

IFCN Badge