André Azevedo Alves

Colunista

Artigos publicados

Legislativas 2019

Crise no centro-direita e potencial de IL e Chega

1767
É um erro classificar o Chega como um partido de extrema-direita mas, paradoxalmente, essa demonização é a melhor oferenda que André Ventura poderia desejar para a sua rápida afirmação política.
Eleições Europeias

Aliança, Iniciativa Liberal e Basta: perspectivas

994
Os novos partidos no espaço não socialista poderão ser (também) sintomas da crise e fraca capacidade de mobilização de PSD e CDS, mas não são os responsáveis pelos seus maus resultados eleitorais.
Liberalismo

Anthony de Jasay (1925-2019)

Com uma personalidade de trato nem sempre fácil e ideias heterodoxas e politicamente incorrectas, Jasay fez o seu percurso maioritariamente à margem do sistema académico vigente.
Ensino Superior

A fraude da eliminação das propinas

893
Aos 18 anos os jovens poderiam votar, mas estariam ao mesmo tempo sujeitos à frequência compulsiva de um “ciclo geral universitário” para receberem a adequada doutrinação socialista.
Obituário

Michael Novak (1933-2017): capitalismo e liberdade

227
Michael Novak, que morreu esta sexta-feira, foi um dos mais esclarecidos e influentes estudiosos católicos do capitalismo democrático e em particular das suas dimensões moral, cultural e espiritual.
Presidente Trump

O Presidente Trump, as sondagens e o futuro

673
O enviesamento, arrogância e sobranceria com que a sua candidatura e os seus apoiantes foram sistematicamente analisados dificultaram e muito a compreensão do fenómeno Donald Trump.
Economia

Uber: economia de partilha ou rentismo?

147
Combater um paradigma político de economia extractiva assente em múltiplos processos de rent-seeking exige, infelizmente, bastante mais do que novas plataformas tecnológicas e slogans atractivos.
Concertação Social

Em defesa de Santos Silva (e das feiras de gado)

204
Seria um sinal preocupante indicativo de um estado geral de bovinidade do país se um ministro fosse forçado a sair pelo uso da referida expressão numa conversa privada com um amigo de longa data.
Politicamente Correto

Pela liberdade, resistir ao lobby LGBT

2276
O ódio que move os radicais do lobby LGBT deve aliás começar por enojar e causar repulsa às próprias pessoas com tendências homossexuais que não partilham do radicalismo dos activistas.
Democracia

Populismos: de Tsipras a Trump

178
Pelos sinais disponíveis, Tsipras e Trump são, mesmo assim, relativamente inofensivos. Mas se a espiral degenerativa não for travada no plano das ideias, um dia os populistas desafiarão a democracia.
Itália

O referendo anti-Renzi e a União Europeia

106
O que é porventura distintivo no actual contexto da UE é que as suas contradições internas e pouca robustez institucional levam as elites dirigentes a tremerem perante toda e qualquer consulta popular
PCP

PCP: entre a ortodoxia e a “geringonça”

O Congresso mostrou um PCP desconfortável. Resta saber até quando as contrapartidas sectoriais e o desempenho táctico de Costa na gestão da “geringonça” serão suficientes para manter o PCP refém do PS
Fidel Castro

O legado de Fidel e duplicidade moral da esquerda

863
O legado negativo de Fidel transcende em muito o sofrimento imposto ao martirizado povo cubano. Ao longo de décadas ele e o seu regime semearam o terror e a destruição em vários pontos do mundo.
Carris

Em defesa da municipalização dos transportes

137
Dificilmente a situação dos transportes públicos será factor determinante do sentido de voto a nível nacional, mas já será mais plausível que possa ser factor relevante a nível municipal.
Estados Unidos da América

América Republicana

295
A ignorância sobre os EUA na Europa – mesmo entre as classes letradas – é profunda e faz-se sentir particularmente quando se discute a realidade política norte-americana.
Casa Branca 2016

Trump: o bom, o mau e o incerto

327
Enquanto a esquerda dentro e fora dos EUA reage emocionalmente e procura explicar como aconteceu o que julgava impossível, importa analisar friamente as consequências previsíveis da nova era trumpista
Casa Branca 2016

Os deploráveis elegeram Trump

143
O primeiro passo para compreender e lidar com as consequências da eleição de Trump será não repetir os erros, enviesamento e arrogância com que a sua candidatura e campanha foram analisadas.
Casa Branca 2016

O caminho para a vitória de Trump

420
O mais importante para os EUA – e o mundo – é que o resultado das eleições seja aceite por todos independentemente de quem ganhe e que as sólidas instituições do país continuem a funcionar normalmente
Governo

O ministro da Educação e as licenciaturas falsas

2064
Se ainda restar algum vestígio de decência e sentido institucional no governo da “geringonça”, o tempo de Tiago Brandão Rodrigues no papel de ministro da Educação só pode ter chegado ao fim.
Orçamento do Estado

O embuste orçamental

800
A esquerda e a extrema-esquerda em bloco vão aprovar um Orçamento que se traduz num substancial aumento de uma pequena minoria de pensões muito elevadas em prejuízo das pensões mínimas.
A página está a demorar muito tempo.