480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

André Azevedo Alves

Convidado

Artigos publicados

Inflação

A ilusão monetária e a austeridade doce

A ilusão monetária gera, por via da inflação, uma austeridade doce que permite que o maior corte real de salários e pensões das últimas décadas chegue por via de um governo PS sem contestação popular.
Guerra na Ucrânia

A Ucrânia e a decadência da Europa

A guerra penaliza directamente as economias mais dinâmicas do espaço europeu. Isto além de colocar a já estagnada principal economia europeia – a Alemanha – em risco de colapso energético e industrial
Luís Montenegro

A última oportunidade do PSD?

A ausência prolongada do poder pode ser fatal para um partido abrangente e ideologicamente ambíguo como o PSD. Se a actual legislatura tiver a duração expectável o PS estará no poder entre 2015 e 2026
Serviço Nacional de Saúde

A geringonça liquidou o SNS

A manutenção de Marta Temido é útil para o PS por funcionar como uma espécie de escudo humano político. Mais cedo ou mais tarde, é provável que seja sacrificada. Mas os problemas no SNS permanecerão.
Igreja Católica

Conhecer o caminho, fincar os pés e avançar

A promoção da educação em liberdade foi sempre uma preocupação central na vida do Padre João Seabra, que se ligava naturalmente com as suas inegáveis qualidades de liderança carismática.
Diretas PSD

Montenegro ou Moreira da Silva?

Ainda que Montenegro possa parecer o candidato melhor posicionado para contrariar a trajetória de declínio, os problemas do PSD são hoje bem mais profundos do que a escolha de quem o vai liderar.
PSD

A crise existencial do PSD

Será um erro pensar que todos os problemas do PSD se devem a Rio pois eles parecem hoje bem mais abrangentes e estruturais. É até possível que o PSD venha a olhar para os resultados de Rio com saudade
Política

O contexto europeu e o potencial do Chega

Uma coisa é certa: o cenário ideal para o PS será a concretização desse potencial de crescimento do Chega conjugado com a adesão de todos os restantes partidos a uma estratégia de cordão sanitário.
Escolas

Acabemos com as máscaras nas escolas

Se a Covid tem baixíssimo risco para as crianças e se todos os adultos que assim optaram estão hoje vacinados, as máscaras nas escolas servem para proteger quem?
Novo Governo

O novo Parlamento: o PS e o resto

O empobrecimento relativo de Portugal e a estagnação na cauda da Europa arriscam-se a ser as principais marcas deixadas pela governação do PS, legados que serão inevitavelmente partilhados por Marcelo
Extrema Direita

O fim da direita europutinista

Ainda que essa não seja neste momento a principal preocupação de Putin, a verdade é que a invasão da Ucrânia liquidou também esse meticuloso trabalho de anos a cultivar uma direita europutinista.
Liberdade de Expressão

Contra a censura na UE

Permitir a livre expressão dos inimigos da liberdade possibilita que as suas posições sejam escrutinadas e faz também com que não haja desculpas para quantos insistem na tentativa de os normalizar.
Política

Por uma nova AD

É difícil perspectivar como uma nova liderança do PSD poderá atrair eleitores da IL ou do CH, mas a mesma dificuldade não se coloca face ao CDS, cuja sobreposição com o PSD é muito mais substancial.
Legislativas 2022

Portugal mais à direita

Tudo indica que as eleições de 2022 marcam não só uma viragem à direita mas também a reconfiguração dessa direita no sentido de um padrão mais consonante com o que acontece no resto da Europa.
Legislativas 2022

Matemática eleitoral para dia 30

Com voto útil nos círculos menores e uma expansão do espaço eleitoral nos maiores, é bem possível que a existência de quatro partidos com representação parlamentar à direita some em vez de subtrair.
Legislativas 2022

A última ceia do CDS?

A marca CDS continua (ainda) a ser das mais reconhecidas na política portuguesa. Esse é um activo eleitoral importante, em especial junto dos mais idosos (que são também tipicamente quem mais vota).
Eleições Legislativas

O apelo do voto útil

Tanto à esquerda como à direita, muito dependerá das dinâmicas de mobilização que Costa e Rio consigam estabelecer. Os apelos ao voto útil serão uma parte importante dessas estratégias de mobilização.
Rui Rio

Rio, o sobrevivente

A estratégia de disputar o centro eleitoral com o PS pode fazer sentido num contexto em que Iniciativa Liberal e Chega consigam captar segmentos eleitorais mais à direita. Assim Rio a consiga executar
Eleições Legislativas

A direita, os Açores e o país

Ter responsáveis do PSD a condenar e ostracizar diariamente em público o Chega ao mesmo tempo que dependem do partido para manter a governação dos Açores é obviamente desconfortável e insustentável.
Eleições

A fusão do CDS com o PSD

Todos os partidos precisam de uma razão clara para existirem de forma autónoma. Não sendo possível identificar essa razão, uma fusão com o PSD seria preferível a uma redução à insignificância.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.