716kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

André Azevedo Alves

Convidado

Artigos publicados

Eleições Legislativas

A miragem de uma coligação pré-eleitoral

Uma coligação pré-eleitoral que juntasse PSD e IL no actual contexto teria tudo para potenciar o discurso anti-sistema do CH. Em vez de combater o CH e limitar o seu crescimento.
Crise Política

Obviamente demito-me

Galamba é uma entre várias figuras que unem Costa a Sócrates. Ter dois primeiros-ministros associados a este tipo de processos é uma mancha não só para o PS mas para todo o sistema político português.
Hamas

Entre a civilização e a barbárie

O grande dilema de Israel será mesmo como lidar com uma operação militar previsivelmente prolongada em Gaza ao mesmo tempo que procura condições para a indispensável solução política para o conflito.
PS

O PS é governo e oposição

O PS foi o principal responsável por políticas públicas desastrosas que bloquearam a construção de novas casas e, no final, exibe cartazes de protesto e declara solidariedade com os manifestantes.
Eleições na Madeira

Lições da Madeira

O conjunto da direita teve em 2019 na Madeira cerca de 47% tendo subido para 54% em 2023. Dados que sugerem que é possível CH e IL crescerem sem perdas significativas para o centro-direita.
Eleições na Madeira

Desafios à direita em Portugal

Do ponto de vista nacional, é prioritário para o PSD contrariar o crescimento do CH. É que parece francamente mais difícil para o PSD estabelecer entendimentos com o CH do que com a IL.
JMJ 2023

Inclusão, risco, esperança e responsabilidade

O caminho que devemos percorrer não pode ser substituído por oásis de conforto ilusório. Daí que o Papa Francisco tenha alertado para o perigo de ceder à tentação de substituirmos o real pelo virtual.
Política

O cordão do socialismo perpétuo

Uma rejeição consequente de radicalismos e extremismos implica que PS e PSOE a apliquem também à esquerda e viabilizem governos minoritários de, respectivamente, PSD e PP se estes vencerem as eleições
Eleições Europeias

As Europeias à direita

As coligações são pouco interessantes para o PSD, mas considerando que nas europeias os votos no CDS serão provavelmente desperdiçados, a lógica de PSD e CDS concorrerem juntos ganha impulso adicional
António Costa

Uma aventura em Budapeste

A escala de António Costa em Budapeste, sem que o evento tivesse sido colocado na sua agenda oficial, deu origem a mais uma sucessão de pequenos episódios reveladores do estado a que chegámos.
PSD

O Chega e a mina de ouro

O Chega está provavelmente em cima de uma mina de ouro eleitoral, o que aliás lhe tem possibilitado até não ser penalizado pela amálgama inconsistente de propostas estatistas que vai debitando.
Cavaco Silva

O factor Cavaco

Se é possível afirmar que as (legítimas) aspirações desenvolvimentistas associadas ao 25 de Abril foram pelo menos parcialmente cumpridas, essa concretização deve-se primordialmente a Cavaco Silva.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo depois da humilhação

Para já uma coisa é certa: a continuidade de João Galamba como ministro é o melhor indicador do estado de degradação a que chegou a governação socialista e o próprio PS.
Partido Chega

Um 25 de Abril à medida do Chega

Tudo na visita de Lula encaixa nessa estratégia: colocar o PSD numa posição desconfortável ao mesmo tempo que se municia o CH com múltiplos argumentos para mobilizar o eleitorado descontente.
TAP

A toxicidade pública da TAP

O caso Alexandra Reis revela-se como a ponta de um enorme iceberg de gestão danosa, excessiva informalidade e promiscuidade política que ficarão para o futuro como um estudo de caso de más práticas.
IVA

O IVA zero e a fixação corporativa de preços

Se a política inflacionista do BCE continuar, os preços continuarão a subir, sendo que, face às expectativas frustradas, será preciso encontrar bodes expiatórios como a “especulação” e os “mercados".
PSD

Os Açores e o futuro da direita

O CH, genericamente percepcionado como o parceiro menos fiável à direita, poderá apontar para os Açores como um exemplo de uma situação na qual contribuiu para uma alternativa de governação ao PS.
Bloco de Esquerda

As cinco frentes do Bloco

Com a sua mistura de liberalismo económico com progressismo social, a IL concorre com o BE em alguns segmentos e a colagem do BE ao PS por via da geringonça só veio reforçar essa concorrência.
PSD

Responsabilizar o PS pelo CH

O PSD deve dizer que não faz coligações com o CH e que propõe que PS e PSD acordem que viabilizarão governo um do outro, por forma a impedir a necessidade de quaisquer acordos com PCP, BE ou CH.
Eleições Europeias

As eleições europeias e a direita

Se para o CDS as eleições serão uma espécie de derradeira oportunidade para a sobrevivência, uma vitória clara nas europeias será fundamental para o PSD tentar estancar o crescimento de CH e IL.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.