458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Despesa Pública

Despesa Pública

Despesa pública superou 100 mil milhões em 2021

A despesa pública superou, pela primeira vez, 100 mil milhões de euros, em 2021, sendo que o investimento subiu mais 755 milhões de euros do que no ano de 2020.
Despesa Pública

Entrada de Leão, entrada de dinheiro

Quinze dias depois de Chris Rock ter feito uma piada com a falta de cabelo de Jada Pinkett Smith, os carecas desforram-se e João Leão goza com um país inteiro.
Crescimento Económico

Porque não crescemos? O efeito da despesa pública

Temos uma canalização da poupança para o financiamento do Estado, em vez de ser direcionada para o investimento, uma das principais determinantes do crescimento de médio e longo prazo.
Paulo Rangel

“Choque de produtividade”

Não se compreende que a renovação de um cartão do cidadão, que mais não é do que um documento de plástico com um chip, com caducidade conhecida desde a emissão, não seja um processo simples e atempado
Governo

Transparência. Cortado acesso a contratos públicos

Ficheiros com detalhes de contratos públicos estão bloqueados há duas semanas, o que se soma a vários outros problemas no portal que publicita a contratação pública. O que pode estar em causa?
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quem avisa amigo é?

Os amigos do Governo não querem ouvir estes avisos, mas Mário Centeno e Francisco Assis já fizeram questão de avisar que a despesa pública tem de descer. Será que os amigos vão ouvir?
Caixa Geral de Aposentações

Subvenções vitalícias a 239 ex-políticos e juízes

Não há novas inscrições para subvenções vitalícias desde 2009, mas o número das pagas varia de ano para ano. Este ano, 221 são pagas na totalidade e 18 parcialmente. Guterres recebe 4.138 euros.
Economia

Porque os salários são baixos?

Se parte do problema da produtividade está concentrado nas empresas, uma parte significativa dos problemas da produtividade, em Portugal, resulta também da forma como é aplicada a despesa pública.
Despesa Pública

Despesa pública na saúde subiu 6,6%

A despesa pública na saúde subiu 6,6% e a privada caiu 10,3%. O INE revela que a despesa pública em saúde correspondeu a mais de dois terços do total (67,6%), "a proporção mais elevada desde 2010".
Despesa Pública

Despesa pública perto de 100 mil milhões em 2020

A despesa pública aumentou 7,8% em termos nominais, em larga medida devido às medidas de política económica tomadas para minorar o impacto da pandemia, comparando com 2021.
União Europeia

UE. Segurança social representou 19,3% do PIB 

De um total de 46,6% do PIB de despesas das administrações públicas da UE, a segurança social representou a área mais importante (19,3%). A saúde ficou em segundo lugar (7,0%)
Fact Check

Portugal tem 61 ministros e a Finlândia tem 15?

Imagem mostra suposta composição dos Governos de Portugal e da Finlândia, sugerindo que o português tem 61 ministros e o finlandês, quatro vezes menor, tem 15. Nenhum dos números está correto.
Global Shapers

Despesa pública ainda não é suficientemente baixa

Portugal continua com uma despesa pública 1 ponto percentual acima do nível que seria de esperar dado o seu rendimento e parece ser possível baixá-la em 2.000 milhões de euros mantendo o modelo social
Execução Orçamental

Centeno trava despesa de mil milhões de euros

Valores até março mostram que cativações pouco mudaram face ao mesmo período do ano anterior. Juntando a reserva orçamental, o ministério das Finanças garante que há redução de 69 milhões de euros.
Tribunal de Contas

Tribunal "chumbou" 39 contratos de 118 milhões

Tribunal de Contas, liderado por Vítor Caldeira, recusou no ano passado visto prévio a 39 contratos que representavam despesa pública de 118 milhões de euros, devido a várias ilegalidades.
Governo

Governo não deu cartões de crédito a gabinetes

Despesas de representação de serviços são pagas através de fundos de maneio dos gabinetes que têm cartões bancários emitidos pelo IGCP e servem para pagar "pequenos montantes", garante o Executivo.
Despesa Pública

Quanto vale o sr. ministro para o povo português?

Quando um automóvel não anda e dá despesa, vai para a sucata e compramos um novo. Que deveriam então fazer os portugueses quando o que pagam excede o que recebem do Estado, e não há reforma possível?
Despesa Pública

Economistas defendem mais despesa pública

Economistas do Institute of Public Policy propõem uma política orçamental "menos restritiva" do que a prevista pelo Governo até 2021, defendendo que seria possível ter mais despesa pública.
Angola

Angola. FMI diz que economia vai crescer

A economia angolana deverá recuperar da estagnação do ano passado e crescer 1,3% este ano , segundo o FMI, que atribui este crescimento ao aumento da despesa pública em ano de eleições.
Austeridade

Ferreira Leite, Gaspar, Centeno: a mesma luta?

Em Portugal, a dependência do Estado em relação ao seus credores externos impõe austeridade, e a dependência dos cidadãos em relação ao Estado impõe despesismo. É este o sistema.
Natal

Quanto custou o Natal das autarquias?

A câmara de Cascais gastou 19 mil euros em bolo-rei, a do Seixal ofereceu chapéus de chuva a todos os funcionários. Mas houve ainda quem comprasse bacalhaus e, como sempre, iluminações não faltaram.
Despesa Pública

Governo dá luz verde a despesas de 400 milhões

Conselho de Ministros autorizou a realização de despesas no valor total de 400 milhões, a concretizar até 2018/19. Cartão do cidadão, ensino artístico e refeições para prisões entre os contratos.
IGF

IGF revela alguns resultados, mas não relatórios

As inspeções de controlo do Estado detetaram irregularidades de 45,7 milhões de euros na fiscalização de despesa pública em 2014. IGF revela alguns resultados, mas não divulga relatórios desde 2012.
Finanças Públicas

Défice público baixou perto de 1.800 milhões

Despesa foi reduzida em 1.192,7 milhões de euros em 2014. Receitas aumentaram perto de 569 milhões euros. Na comparação com a estimativa do Orçamento de 2015, a redução do défice foi de 655 milhões.
Congresso do PS

Como pensa Costa controlar a despesa do Estado

Moção de Costa propõe reverter algumas medidas do atual Governo, mas diz pouco sobre onde poupar no Estado: aponta as áreas de Defesa e Saúde.
Despesa Pública

Os Fonsecas e os Madureiras

O problema não é mais uma ou menos uma taxa mas sim que nunca haverá taxas suficientes para a voracidade fiscal dos municípios.
Economia

Despesa. Governo mostra evolução em 10 slides

O Governo publicou uma apresentação no Portal do Governo onde se mostra a evolução dos principais indicadores económicos. Desta vez, há apenas uma referência direta ao Tribunal Constitucional.
Orçamento do Estado

Quatro anos depois, quase no mesmo ponto

Quatro anos depois, a despesa corrente vale exactamente o mesmo: 44,6% do PIB. É como se, depois de tantas batalhas, tivéssemos voltado à estaca zero. Diz muito sobre o bloqueio do país - e do Governo
Despesa Pública

Corte no consumo público pode não durar

Os técnicos da Comissão têm dúvidas que os cortes na despesa com consumos intermédios sejam permanentes. Estado aumentou em 30% receitas cobradas com IRS.
Miguel Poiares Maduro

Governo não cortou só em salários e pensões

"A despesa primária excluindo remunerações foi reduzida por este governo em mais de seis mil milhões ao ano", afirmou o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional.
Despesa Pública

Segurança Social devolve 39 milhões de euros

Decisão da Segurança Social deu cumprimento ao chumbo decretado pelo Tribunal Constitucional aos cortes que estavam previstos no Orçamento do Estado para 2014.
Escolas

Fecho de escolas sem impacto na despesa pública

O encerramento das 311 escolas do 1.º ciclo não tem custos diretos para o Estado, explica Nuno Crato, acrescentando que o objetivo desta reorganização escolar é "dar melhores condições" aos alunos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.