458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Procriação Medicamente Assistida

Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Casais não sabem de "barrigas de aluguer"

Alguns casais portugueses que recorreram a clínicas ucranianas para procriação medicamente assistida não têm notícias das clínicas ou das gestantes. Existiam nascimentos previstos já para março.
Política

SEF. Parlamento aprova em votação final a extinção

A Assembleia da República aprovou as correções propostas pelos partidos aos vetos de Marcelo Rebelo de Sousa e ainda aprovou em votação final global a extinção do SEF com o apoio do PS e BE.
Procriação Medicamente Assistida

1.010 casais à espera no Banco Público de Gâmetas

Estão atualmente 649 casais à espera de espermatozoides e 361 aguardam dádivas de óvulos. Atraso no SNS para Procriação Medicamente Assistida chega a ser de três anos.
Procriação Medicamente Assistida

Inseminação pós-morte. PS acredita na promulgação

PR diz que medida levanta dúvidas jurídicas. PS acredita que podem ser trabalhada "sem que haja dificuldades de entendimento". PSD, que votou contra, diz que "o veto era expectável".
Resposta Pronta

Inseminação pós-morte. "Pode ir ao Constitucional"

"Presidente da encontrou irregularidades tão graves que ele próprio tem competências para devolver a lei à AR", explica Carla Rodrigues, presidente da Comissão da Procriação Medicamente Assistida
Resposta Pronta

Inseminação pós-morte. PSD: "veto era expectável"

"O veto era expectável", avança Sandra Pereira (PSD). "A prova testemunhal é feita perante quem? Normalmente é admitida por um juiz, mas não parece ser este o caso"
Resposta Pronta

Inseminação pós-morte. PS acredita na promulgação

"Estamos a falar de dois aspetos de pormenor que podem ser trabalhados sem dificuldades de entendimento entre os partidos que votaram favoravelmente esta lei", antevê Pedro Delgado Alves (PS)
Noticiário

10h. Veto de PR. PS diz que lei não está perdida

Do lado do PSD, o veto presidencial era esperado., porque há falhas graves no diploma aprovado pela esquerda. Conselho de Procriação Medicamente Assistida acredita que ainda pode esbarrar no TC.
Procriação Medicamente Assistida

Governo analisa Procriação Medicamente Assistida

Grupo de trabalho promoverá "um amplo debate" acerca do alargamento dos programas públicos e estimular a participação de novos doadores perante uma "disponibilidade aquém das necessidades" até agora.
Procriação Medicamente Assistida

Parlamento insiste na inseminação post mortem

MP alerta para inconstitucionalidade, especialistas em ética dão parecer negativo e ainda assim Parlamento quer avançar com discussão de diplomas sobre inseminação de mulher com sémen de marido morto.
Procriação Medicamente Assistida

Lei da gestação por substituição gera preocupações

Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida manifestou "enormíssimas preocupações" com a lei de gestação de substituição. Em particular, a procriação post-mortem levanta questões éticas.
Procriação Medicamente Assistida

PS pondera permitir inseminação "post mortem"

Pedro Delgado Alves afirmou que está em ponderação a apresentação de um projeto para consagrar a inseminação "post mortem" no âmbito da procriação medicamente assistida (PMA).
Parlamento

Mulher quer engravidar do marido que morreu

A mulher pretende que, com consentimento prévio assinado pelo marido antes de morrer, em março do ano passado, a lei portuguesa permita a procriação medicamente assistida.
Procriação Medicamente Assistida

Bancos de gâmetas dispostos a cedê-los ao SNS

Houve um aumento de doações mas "infelizmente" os bancos públicos não permitiram que essas doações se concretizassem por falta de capacidade, disse Pedro Xavier.
Procriação Medicamente Assistida

França alarga Procriação Medicamente Assistida

Qualquer mulher poderá a partir de agora ter um filho através de técnicas médicas — inseminação artificial, fecundação in vitro ou outras — pagas pelo serviço público de saúde francês.
Direitos LGBTQ

"Mãe e mãe" no registo de filhos de lésbicas

A proposta foi revelada pela ministra da Justiça de França esta segunda-feira e faz parte de um projeto de lei sobre bioética que só será discutido na Assembleia Nacional em setembro.
Procriação Medicamente Assistida

Eurico Reis diz ser "mau exemplo" não aprovar PMA

Foi aprovado quase todo o diploma da procriação medicamente assistida na última comissão, à exceção da norma sobre arrependimento da gestante, questão suscitada pelo Tribunal Constitucional.
Procriação Medicamente Assistida

Lei da gestação impõe laço familiar ou afinidade

A lei da gestação de substituição aplica-se apenas "a cidadãos nacionais e a apátridas e estrangeiros a viver em Portugal" e quer evitar uma grande afluência de um "turismo reprodutivo".
Procriação Medicamente Assistida

PMA: a inconstucionalidade do regime transitório

Como é limitado o modelo voluntário de informação sobre a intervenção de dador, crescem as vozes a favor da necessidade de mecanismos que permitam às pessoas saber que nasceram de gâmetas de terceiros
Procriação Medicamente Assistida

Dadores. Deputados protegem anonimato

Projeto de lei prevê o anonimato para os embriões e gâmetas, doados até maio de 2018, durante cinco e três anos respetivamente. Texto foi aprovado hoje na comissão, mas ainda tem que ir ao plenário.
Procriação Medicamente Assistida

SNS. Sul sem recolha de óvulos e espermatozoides

Segundo o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, "a sul de Coimbra" não há recolha de gâmetas (óvulos e espermatozoides) para o SNS e que "está a haver campanhas de sensibilização".
Saúde

E se não pudermos baixar a mortalidade infantil?

A subida da taxa em 2018 levou o Presidente da República a dizer que pode estar em causa uma conquista de abril, mas a DGS garante que os números são normais. O que pode, afinal, ser mudado?
Procriação Medicamente Assistida

Anonimato na PMA. Parlamento aprova cinco diplomas

Os projetos visam garantir a confidencialidade de quem fez dádivas sob o regime de anonimato para tratamentos de procriação medicamente assistida, antes do chumbo do Tribunal Constitucional.
Procriação Medicamente Assistida

Partidos debatem anonimato na procriação assistida

Os partidos vão debater no parlamento projetos-lei que visam salvaguardar do anonimato quem fez doações para procriação medicamente assistida antes de o TC acabar com a confidencialidade.
Procriação Medicamente Assistida

Barrigas de aluguer e anonimato de dadores 

Se esta lei fosse aprovada, no caso de a mãe gestante ficar com o filho, quem seria o pai da criança? O marido da mãe gestante? O pai biológico? Aquele que investiu num contrato que não foi cumprido?
Procriação Medicamente Assistida

BE quer garantir anonimato de dadores de gâmetas

BE quer dar resposta ao chumbo pelo TC de normas da Procriação Medicamente Assistência e propõe norma transitória para manter confidencialidade. Tudo para evitar destruição de embriões saudáveis.
Ciência

E se puder mudar geneticamente o seu futuro filho?

É bom relembrar que no Reino Unido, à semelhança do que sucede noutros países, este tipo de investigação genética só é possível em embriões criados para fertilização in vitro que não foram utilizadosg
Óbito

Morre pioneiro da procriação medicamente assistida

Agostinho Almeida Santos, professor catedrático de Coimbra e médico pioneiro da procriação medicamente assistida em Portugal, morreu este sábado. Tinha 77 anos.
Maternidade

“Nunca tivemos um bebé a querer saber do dador”

Há 18 anos que nascem bebés na AVA Clinic graças à doação de material genético. Esta sexta-feira, a clínica participa no debate sobre o futuro da procriação medicamente assistida.
Procriação Medicamente Assistida

Doadoras de óvulos aceitam perder anonimato

As mulheres que doaram de óvulos parecem estar mais disponíveis para abdicar do anonimato do que os homens que doaram esperma. A importação de material pode ser uma opção.
Procriação Medicamente Assistida

Outros Tempos?

Os direitos da criança vêm muito antes de tudo. Antes do “direito” ao filho. E antes do Estado
25 de Abril

O triunfo das gaivotas

A gaivota voava, voava… Em pouco tempo as gaivotas controlavam as demais aves. De símbolo da liberdade a gaivota passou a parasita. Uma praga, portanto. Um símbolo da oligarquia do regime.
Procriação Medicamente Assistida

Barrigas de aluguer. "Processos serão extintos" 

Conselho Nacional para a Procriação Medicamente Assistida decidiu declarar extintos todos os processos pendentes por ter deixado de haver suporte legal
Procriação Medicamente Assistida

Marcelo: "Decisão do TC tem de ser respeitada"

Presidente disse esta sexta-feira que a decisão do Tribunal Constitucional sobre a normas Lei de Procriação Medicamente Assistida tem de ser respeitada e cumprida.
Barrigas de Aluguer

Eurico Reis demite-se do Conselho de PMA

O juiz-desembargador demitiu-se de membro do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida em "profundo protesto" com o chumbo do Tribunal Constitucional a normas da gestação de substituição.
Procriação Medicamente Assistida

Decisão do Constitucional trará "infelicidade"

Juiz Eurico Reis, do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, diz que chumbos do Tribunal Constitucional espelham a visão dos juízes e vão trazer mais infelicidade.
Procriação Medicamente Assistida

Filha da avó ou filha dos pais? O Tribunal decide

Se o Tribunal Constitucional revogar a lei da gestação de substituição podemos estar perante um imbróglio jurídico. De quem serão filhas as crianças que vão nascer fora da barriga das suas mães?
Procriação Medicamente Assistida

TC devia ouvir quem usa gestação de substituição

Juiz Eurico Reis não vê motivos para a lei ser considerada inconstitucional. E deixa uma sugestão: quem é afetado pela lei devia ser ouvido pelos juízes do Ratton antes da decisão.
Procriação Medicamente Assistida

7 pedidos de 'barriga de aluguer' em avaliação

Há sete pedidos de gestação de substituição em avaliação. Até ao momento, o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida deu luz verde apenas a um destes pedidos.
Procriação Medicamente Assistida

Uma discordância que não é razoável?

A mensagem divulgada pela Presidência da República [sobre 'maternidade de substituição'] deixava já adivinhar alguns dos problemas que estão pendentes de decisão do Tribunal Constitucional.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.