377kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Legislativas 2022

Legislativas 2022

JPP. Agricultores são "escravizados" na Madeira

O líder do JPP considera que os agricultores da Madeira são "escravizados" pelo governo regional há mais de 20 anos, dizendo ser "importante introduzir concorrência".
Legislativas 2022

CDS. A equipa que vai lutar pela manutenção

Protagonistas com décadas de militância e quase nenhuma exposição, críticos do portismo e a marca José Ribeiro e Castro bem vincada. A linha mais conservadora do partido enfrenta teste do algodão.
Legislativas 2022

Cidade universitária dividida por cores

Maioria das secções em Lisboa para voto antecipado em mobilidade para as legislativas concentrada na cidade universitária. Para evitar aglomerações no domingo, foi atribuída a cada faculdade uma cor.
Legislativas 2022

Livre: Maioria de direita é "perspetiva arriscada"

O Livre alerta para uma desmobilização do eleitorado à esquerda, por haver divergência entre os partidos. Maioria de direita seria "arriscada" por poder "provocar danos" à democracia.
Noticiário

17h. Pedro Nuno Santos na campanha de Costa

António Costa defendeu o Ministro das Infraestruturas das criticas de Rui Rio. Ainda neste jornal, Rui Tavares alerta para a fase de nervosismo em que está a entrar a campanha eleitoral.
Legislativas 2022

MAS quer liderar combate à exploração de lítio

O Movimento Alternativa Socialista quer combater a exploração lítio por ser uma "falsa solução verde". Deixa ainda críticas ao PCP e ao BE, denunciando uma "grande acalmia" devido à geringonça.
Legislativas 2022

IL sai à rua: no Cais, um safari-cola liberal

Beijinho para a Dina, abraço ao Ricardo e muitas selfies. Cotrim foi pop star na noite no Cais do Sodré, esta 6ª. Campanha acelera: indecisos estão a definir o voto, IL já sonha com o 3º lugar.
Noticiário

16h. Rio em campanha com Luís Montenegro

O antigo opositor de Rui Rio juntou-se à campanha e falou num PSD unido. Ainda neste jornal, Portugal volta a ultrapassar o número máximo de casos de Covid-19 num só dia.
Legislativas 2022

A história da guerra entre Rio e setor da Cultura

Chamaram-lhe o "Rei do Pimba", foi vaiado e enfrentou um cerco no Rivoli. A guerra de Rio com o setor da Cultura, que ressurgiu nesta campanha, tem décadas e há um elemento em comum: o cantor Emanuel.
Legislativas 2022

O dia em que PS desejou bons resultados ao CDS

O ex-presidente e histórico do CDS Manuel Monteiro cruzou-se com o secretário-geral adjunto do PS, que lhe desejou um "CDS forte" e que mantenha "valores que não pode perder".
Legislativas 2022

Catarina: "Só PS não dá sinais de disponibilidade"

Na feira em Matosinhos, a líder bloquista ouviu recados sobre pensões e aproveitou para pressionar PS: "É o passo que falta no caminho que fizemos entre 2015 e 2019".
Noticiário

11h. CDS. Manuel Monteiro junta-se à campanha

Ex-dirigente centrista juntou-se a uma ação de campanha em Braga, onde lembrou que "há vida para lá das eleições de dia 30". E ainda, PAN não se quer comprometer com PS ou PSD.
Legislativas 2022

As propostas dos partidos para a Cultura 

Vários partidos fazem propostas para valorizar a área da Cultura. PS quer novo museu, PSD e BE querem Lei de Bases da Cultura, PCP quer menos precariedade e Livre quer "descolonizar a cultura".
Noticiário

10h. PAN "não se compromete" 

Inês Sousa Real não avança com preferências, sublinha que "compromisso só tem com país e causas". E ainda, João Cotrim de Figueiredo rejeita entrar em Governo com Chega.
Noticiário

9h. Legislativas.Costa em Leira, Rio ruma a Aveiro

Líderes do PS e do PSD fazem-se acompanhar na campanha por Pedro Nuno Santos e Luis Montenegro, neste dia de campanha. E ainda, 15 distritos de Portugal sob aviso amarelo devido ao frio.
Noticiário

6h. PS e PSD apostam em reforços na campanha

Nesta edição, no final da primeira semana de campanha, socialistas e social-democratas querem mostrar força e unidade nas ruas. E ainda, o Sporting recebe o Sp. Braga, em Alvalade.
Noticiário

4h. Sócrates é "argumento contra maioria do PS"

Nesta edição, o presidente do CDS usa a entrevista de José Sócrates à CNN Portugal para criticar uma maioria absoluta socialista. E ainda, os desfiles de Carnaval no Rio e São Paulo estão cancelados.
Noticiário

1h. Benfica vence, mas Veríssimo quer mais

Nesta edição, a vitória do Benfica frente ao Arouca com golos de Darwin e Gonçalo Ramos. E ainda, o apelo de Costa ao voto no PS e o aviso de Rodrigues dos Santos sobre maiorias socialistas
Legislativas 2022

Oliveira foi ao Algarve levar "murros no estômago"

CDU perdeu o deputado em 2019 e desta vez a caravana passa um dia distrito. Com três paragens, a estratégia foi deixar quem cá vive libertar as dificuldades aos microfones.
Legislativas 2022

A noite em que BE lembrou Pinho para combater PS

Num comício em Coimbra, Bloco puxou pela memória da maioria de José Sócrates e colou-o a Costa. Catarina Martins anunciou que eutanásia será primeira tarefa no novo Parlamento.
António Costa

Mais PS? Era o que faltava!

O que começou em 2015, sob o dr. Costa e os leninistas, foi a aceleração vertiginosa do “projecto” socialista: preencher o resto da sociedade com o Estado, ocupar o resto do Estado com o PS.
Pandemia

Uma visão liberal para a saúde

A Iniciativa Liberal (IL) defende uma alteração da estratégia de combate à covid, reconhecendo a sua natureza endémica, que torna vã a tentativa de controlo da circulação do vírus.
Democracia

Sem saúde não temos país nem democracia

Estamos a preparar-nos para permitir que para alguns poderem manter o seu direito ao voto, todos estejam suscetíveis de ser infetados. Primeiro está a saúde pública e apenas depois a democracia.
Legislativas 2022

Lisboa terá 152 mesas de voto no domingo

A Câmara de Lisboa anunciou que estão inscritos 37.846 eleitores para o voto antecipado em mobilidade no município, prevendo 152 mesas de voto, distribuídas em três zonas da cidade.
Legislativas 2022

Costa na bolha da maioria. Sem contactos paralelos

Apresenta-se como negociador, mas nesta campanha não está a preparar terreno para o dia seguinte como em 2015. Costa está apostado em estudos qualitativos e na sua capacidade de desminar a maioria.
Legislativas 2022

Quanto mais o PS bate, mais Rio gosta do PS

Sem fazer nada, Rio recebeu de bandeja um insulto em forma de "nazizinho" e só teve de reforçar a narrativa de que António Costa está a jogar "feio". O eleitor do centrão agradece - e Rio ainda mais.
Fact Check

Governo guardou 98% das verbas para cuidadores?

No debate com António Costa, Catarina Martins acusou o Governo de "guardar na gaveta" 98% do dinheiro destinado aos cuidadores informais. Valor está certo, mas mais fatores explicam a situação.
Legislativas 2022

Ventura vê "luz" numa maioria de direita

André Ventura viu no distrito de Braga o pontapé de saída para o último fim de semana de campanha. Depois de uma semana no interior, chegou a Guimarães para dizer que há esperança à direita.
Legislativas 2022

IL. O gabinete Cotrim e os candidatos do Twitter

O topo da lista de Lisboa podia ter sido feito numa reunião de gabinete: os cinco primeiros, incluindo o líder, trabalham na AR. Outro dos grandes viveiros de candidatos liberais é, claro, o Twitter.
O Meu Primeiro Voto

"Não é um tema muito falado. Não é positivo" 

Pedro Gomes, nadador de 18 anos, vai votar pela primeira vez. O atleta de alta competição diz a Vicente Figueira que tema é discutido em família, mas não entre amigos e nem na escola.
Legislativas 2022

Personalidades pedem "maioria reforçada" do PS

Mais de 150 personalidades assinaram um manifesto que apela a uma "maioria reforçada" ao PS para não ceder a "tentações autoritárias" e "injustas políticas de austeridade" com uma "solução estável".
Sob Escuta

O essencial da entrevista a António Costa

Em entrevista na Rádio Observador, líder do PS não exclui vir a negociar orçamentos com o PSD. Avisa ainda eleitores do PS para se lembrarem que perderam Lisboa por acreditarem nas sondagens.
Legislativas 2022

CDS encara absolvição de Moreira “sem surpresa"

Rodrigues dos Santos saiu em defesa do "amigo" que apoiou na recandidatura à Câmara do Porto. Decisão vem repor a “honorabilidade e reputação” de Moreira, considera.
Semáforo Político

"Nazizinho". Sinal vermelho à medalha de ouro

Vermelho para Rosa Mota por "partidarite" ao chamar "nazizinho" a Rio. Vermelho à falta de explicações sobre a Efacec. António Saraiva, líder da CIP, dá amarelo a Costa pela entrevista ao Observador.
Legislativas 2022

Cascais tem "tudo preparado" para as eleições

Carlos Carreiras diz que Cascais tem "tudo preparado" para que os eleitores votem em segurança, destacando que o país não aprendeu "nada a nível do planeamento e previsão" de eleições.
Legislativas 2022

Bolhão. CDS ouviu apelos para não se aliar a Rio

Apesar das queixas sobre o ex-autarca do Porto, líder do CDS mantém vontade de se juntar ao PSD para derrotar a esquerda. E desvaloriza sondagens — “estudos de alfaiate à medida do bloco central".
Legislativas 2022

Selfies e apelo aos indecisos da "famosa" Catarina

Alunos de escolas de Leiria ficaram em êxtase com a aparição da líder bloquista (e das câmaras de televisão). Catarina usou dia para defender serviços públicos contra direita e ritmo "lento" do PS.
Noticiário

18h. Costa não se revê nas palavras de Rosa Mota

A antiga atleta olímpica chamou "nazizinho" a Rui Rio. António Costa diz que as expressões ficam com quem as diz. Ainda neste jornal, os onzes de Benfica e Arouca.
Legislativas 2022

No campus liberal, IL sonha com o 3º lugar

Num campus universitário de uma espécie de cidade público-privada, Cotrim admitiu que se "diverte" com a hipótese da IL ficar em 3º e defendeu o fim do concurso de colocação de professores.
Legislativas 2022

UGT envia caderno reivindicativo a partidos

A UGT ratificou a sua política reivindicativa para 2022, enviando-a aos partidos que concorrem às eleições. O aumento das pensões e os 1.000 euros do salário mínimo em 2028 são prioridades.
Legislativas 2022

"Impedir a extrema-direita é mobilizar a esquerda"

Com base na última sondagem, Rui Tavares diz ser necessário fazer um "aviso à navegação" para "mobilizar a esquerda". Só assim será possível impedir "maioria de direita com força de extrema-direita".
Legislativas 2022

"Foi com ilusão das sondagens que perdemos Lisboa"

Em entrevista na Rádio Observador, líder do PS não exclui vir a negociar orçamentos com o PSD. Avisa ainda eleitores do PS para se lembrarem que perderam Lisboa por acreditarem nas sondagens.
Sob Escuta

"Não posso dizer que vou negociar só com PCP e BE"

Em entrevista à Rádio Observador, líder do PS não exclui vir a negociar orçamentos com o PSD. Avisa eleitores do PS para se lembrarem que perderam Lisboa por acreditarem em sondagens.
Política

PAN alerta para problemas no setor da Saúde

A caravana do PAN esteve no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, onde Inês Sousa Real lembrou a "falta de atratividade" da profissão. Comentou ainda as sondagens, que "valem o que valem".
Caça ao Voto

Costa parece "aqueles aviões a aterrar na Madeira"

António Costa numa "rota descendente de aproximação a Rui Rio". Taco a taco entre os dois pode gerar o dito "voto útil"? Fazemos ainda contas à primeira semana de tempos de antena com Tiago Dores.
Minudências, das bem parvas, em torno das eleições

Novela da Globo? Não, mini-série do CDS

Os Tempos de Antena custarão ao Estado 2.465€ por minuto de transmissão na RTP, SIC e TVI. Saem mais baratos que as novelas da Globo. A mini-série do CDS, por exemplo, poupa imenso em barman e chef.
Reportagem Observador

Rio regressa (sem algodão no nariz)

Sangramento é "um percalço" que acontece a Rui Rio "desde miúdo", mas não é nada de grave. Sobre Rosa Mota: "É um insulto. Não é essa a forma de se fazer campanha"
Reportagem Observador

Rosa Mota descreve Rio como "nazizinho"

António Costa encontrou-se com apoiantes de renome em Lisboa, que não pouparam nas críticas. O alvo? Rui Rio. Os "independentes" atacam o trabalho do líder do PSD enquanto autarca.
Legislativas 2022

Livre pressiona Costa com "maioria de esquerda"

Rui Tavares atira-se ao PS, dizendo que a "pressão para uma maioria absoluta não está a funcionar". Apelou, por isso, à "construção de pontes" à esquerda, que tem de mostrar "vontade de convergência".
Legislativas 2022

Voto antecipado: inscrições aquém do desejado

Mais de 310 mil pessoas inscreveram-se no voto antecipado em mobilidade, um número "muito aquém" daquele que o MAI queria alcançar: um milhão. Quem não votar dia 23 pode na mesma votar dia 30.
Noticiário

12h. Voto antecipado. CNE desvaloriza falhas

Comissão Nacional de Eleições "não recebeu queixas" referentes ao uso indevido de dados pessoais, através do portal de inscrição no voto antecipado. E, João Rendeiro regressa ao tribunal no dia 27.
Legislativas 2022

Tempos de antena: da pandemia à emigração

A pandemia de Covid-19 tem dominado os tempos de antena televisivos, marcados por músicas catchy, palavras de ordem e imagens de líderes que se dispõem a salvar Portugal e até o ambiente.
Legislativas 2022

Estado gasta 2,3 milhões no tempo de antena

O Estado gasta um total de 2,3 milhões de euros no tempo de antena nas televisões e nas rádios. Especialista em comunicação diz que já não se justificam: "Não levam ninguém a mudar de opinião".
Legislativas 2022

Governo madeirense recorre de processo da CNE

O Governo da Madeira vai recorrer do processo instaurada pela CNE por violação de publicidade institucional em período eleitoral: "Achamos que a CNE não tem razão nenhuma", diz Miguel Albuquerque.
Noticiário

10h. Costa rejeita "para já" cargo europeu

Secretário-geral do PS promete aumento para 900 euros em 2026, mesmo sem aprovação dos patrões. Já sobre saída para UE, António Costa diz estar "focado" em ser primeiro-ministro.
Legislativas 2022

Costa diz que vai a eleições com vantagem: o OE

Em entrevista ao Observador, António Costa diz que não está nos seus planos de curto prazo ir para Bruxelas. Sobre a aritmética parlamentar, diz: "Não posso dizer que vamos continuar a geringonça."
Rádio Observador

Sondagens. Está tudo em aberto? Ligue 910024185

A uma semana do final da campanha as mais recentes sondagens mostram uma aproximação entre PS e PSD. Eleições estão em aberto? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Noticiário

8h. Rendeiro chega a Tribunal com escolta policial

Defesa de João Rendeiro vai ter acesso ao processo de extradição, mas advogada já anunciou que processo conta com irregularidades. E ainda, António Costa pede "votação expressiva" nas legislativas.
Noticiário

7h. PS quer "votos expressivos", BE ataca "muros" 

Quinto dia de campanha eleitoral ficou marcado pela divulgação de sondagens, que mostram um "encurtar" da distância entre PS e PSD. Na África do Sul, João Rendeiro regressa ao tribunal.
Legislativas 2022

Há demasiadas formas de votar PS nestas eleições

Importa saber, entre os restantes partidos (CDS, IL e Chega), quais as portas que nunca se abrirão ao poder socialista. Salvo erro, só Francisco Rodrigues dos Santos deu explicitamente essa garantia.
Comentário

"Sondagem mostra aproximação entre Rio e Costa"

Para o editor de Política do Observador, Rui Pedro Antunes, as novas sondagens podem estar relacionadas com o voto único e dar um novo fôlego ao PSD.
Legislativas 2022

O menu político do dia

Eis-nos nesta encruzilhada: de um lado Rui Rio, que esteve décadas a construir uma imagem de credibilidade e seriedade, e do outro António Costa, reconhecido por ser um político habilidoso.
PAN

Se alguém tem algo a dizer fale dia 30 de Janeiro

O PAN é até contra o seu eleitorado. Basta ver a proposta de proibição de transportar animais de estimação por mais de 100 km e/ou mais de 2 horas, proibindo-nos de os levar de férias ou fim de semana
Legislativas 2022

Revolução cultural

A maioria continua a votar nos mesmos de sempre, como se os mesmos de sempre fossem capazes de inverter a situação que eles próprios criaram. Portugal precisa de uma verdadeira revolução cultural.
Legislativas 2022

O CDS e a luta contra o preconceito

Depois de décadas a lutar contra o rótulo de extrema direita que tentaram colar ao CDS, surgiram outros preconceitos que afastam pessoas do voto no CDS apesar de se reverem no que o partido defende.
Legislativas 2022

Rebenta a bolha

O Governo do PS aplica um discurso pautado por um “não te obrigamos a fazer nada, mas se quiseres fazer alguma coisa, privamos-te de tudo o que podes fazer até que aceites o que te propomos”.
A página está a demorar muito tempo.