760kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Legislativas 2022

Caça ao Voto

Querem Passos Coelho "montado num cavalo branco"?

A relação entre Luís Montenegro e Pedro Passos Coelho "já conheceu melhores dias". E num debate em que Paulo Raimundo e Rui Rocha "saíram beneficiados", os candidatos do PS e AD "estiveram apagados".
Caça ao Voto

A estratégia por detrás da sondagem do Chega

Mais detalhes sobre a sondagem que está a ser alvo de investigação pela ERC, a reaparição de Seguro e o debate do voto útil, a 8, nas televisões
Caça ao Voto

"O PS pensa ou não pela própria cabeça?"

Pedro Nuno Santos perde votos com a tentativa de "demonstrar que tinha honestidade e frontalidade que depois veio a desdizer". O ponto de situação do "verdadeiro desfile de horrores" no Caça ao Voto.
Caça ao Voto

“PNS ganha nova vitalidade, LM parecia só zangado”

O debate não foi tão determinante como era esperado. Um dia depois Pedro Nuno Santos está com “postura de Juventude Social”, já Luís Montenegro “voltou à postura de líder parlamentar”.
Caça ao Voto

Reforma da Justiça? A "cara de pau" de Pedro Nuno

PNS podia poupar-se "da pouca vontade de reformar", diz Miguel Santos Carrapatoso. Já no debate IL vs BE, Rui Rocha só venceu no "capítulo da habitação", de resto até "vendeu os dedos".
Caça ao Voto

"Pedro Nuno Santos não sabe fazer melhor"

Pedro Nuno Santos "acordou tarde" e André Ventura "manteve-se forte". Mesmo que o líder socialista "esteja preso num papel que não é o seu", no final, o debate "não foi assim tão mau".
Caça ao Voto

Livre e PAN: “O verdadeiro 'Fungagá da bicharada'"

Um “início de debate penoso” que deixou temas como a Justiça sem resposta. Para o PAN "no continente AD é um diabo, na Madeira uma causa útil", já o Livre "pisca o olho ao eleitorado" da oposição.
Caça ao Voto

Ventura vai tentar tirar Luís Montenegro do sério?

Líder do Chega vai estar ao ataque no debate frente a líder da AD. É a grande oportunidade para Montenegro afirmar a liderança da direita e provar que um voto no Chega é um voto no Partido Socialista.
Caça ao Voto

"Papões Liberais são maus porque não são animais"

A IL “traz um debate focado nas propostas para a próxima legislatura”, já o PAN “foca-se em ideológicos”. A perceção é de que “Rui Rocha conseguiu ter alguma vantagem sobre Inês Sousa Real”.
Caça ao Voto

"Paulo Raimundo fez Sousa Real parecer um génio"

Estreia de Paulo Raimundo "deixou a desejar", Inês Sousa Real ganhou o debate. PAN conseguiu passar algumas das suas ideias, CDU procurou colorir medidas e "esqueceu-se de afirmações do partido".
Financiamento dos Partidos

PS gastou 737 mil euros em estudos na campanha

Contas das legislativas mostram que CDU destinou quase 200 mil euros a funcionários do PCP. PSD subiu gastos em comícios com cantores como Emanuel. Ventura teve despesa de 20 mil euros com seguranças.
Financiamento dos Partidos

Legislativas: 7,9 ME em campanhas eleitorais

De acordo com a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, os partidos gastaram quase 8 milhões de euros na campanha para as Legislativas de 2022. O PS foi o partido que mobilizou mais verbas.
Governo

Só TAP ameaçou maioria de Costa, palavra de LPM

Luís Paixão Martins, consultor em três maiorias absolutas (de Sócrates, Cavaco e Costa,) conta em livro a estratégia que conduziu a vitórias robustas. A mais fresca é a de Costa, em janeiro de 2022.
Caça ao Voto

França: Que campanha presidencial foi esta?

"Moderada, morna e sem grande erros". Candidatos fizeram de tudo para não dar tiros nos pés. Macron chegou atrasado ao último dia de campanha, mas "pode ser que consiga a vitória" a Le Pen. 
Caça ao Voto

Macron foi o "vencedor moderado"

"Melenchon foi o grande derrotado da noite". No rescaldo do debate intenso, de quase três horas, Henrique Burnay acredita que Macron e Le Pen "não têm margem para alargar o eleitorado"
Caça ao Voto

Macron vs Le Pen. Quais as perguntas decisivas?

"Tudo conta para convencer o eleitorado". Henrique Burnay e o editor-adjunto de Sociedade, Pedro Raínho, na antevisão ao debate mais aguardado. "Esperamos uma Le Pen mais moderada"
Caça ao Voto

Subida idade reforma. Macron meteu a pata na poça?

Macron promete fixar a reforma nos 65 anos, após protestos recua. "Pode ser estratégia para conquistar votos à esquerda". Os temas que ficam fora da campanha. E quem está a ganhar ou a perder votos?
Noticiário

10h. AR. Programa de governo e moção de rejeição

Neste jornal, vamos em direto para a Assembleia da República, onde o dia fica marcado pela discussão do programa de governo. Apesar da maioria, PS promete ouvir todos os partidos democráticos na AR.
Reportagem Observador

Costa sair a meio? PR quer que pense duas vezes

Num discurso feito caderno de encargos, Presidente da República pede "reforma breve" do Serviço Nacional de Saúde. "Não será politicamente fácil" substituir António Costa se sair do governo
Noticiário

10h. Grupo Sonae sofre ataque informático

Todos os serviços online do Continente estão indisponíveis. Polícia Judiciária deteve 25 pessoas por crimes informáticos. No dia da tomada de posse do novo governo, ouvimos experiência de ex-ministros
Emissão Especial

Inês Sousa Real: "Mau resultado é multifatorial"

"Não vão ver o PAN fazer o mesmo espetáculo de Francisco Guerreiro e Cristina Rodrigues", garante Inês Sousa Real ao mesmo tempo que se agarra ao lugar: "Não nos devemos perder em convulsões internas"
Noticiário

16h. Marcelo deseja sucesso ao governo

O Chefe de Estado espera que todos os protagonistas deste novo ciclo político tenham quatro anos bem sucedidos, e garante que Portugal só tem a ganhar com isso.
Emissão Especial

Chega desvaloriza contratação de ex-PAN

Pedro Frazão, deputado estreante do Chega, desvaloriza desfiliações no partido depois da contratação de antiga deputada do PAN para assessora. "Matriz política do Chega não se alterou"
Emissão Especial

AR. IL: Grupo Parlamentar "construído sem atalhos"

Carla Castro é uma das estreias no Parlamento. Mostra "ânimo e motivação" para o mandato e fala num percurso "especial" conseguido sem atalhos. Escolhe as áreas da "saúde e educação" como urgentes.
Noticiário

00h. PR diz que Legislativas serviram de resposta

Mensagem deixada em vésperas da tomada de posse do novo governo liderado por António Costa. A tomada de posse do novo Governo de maioria absoluta do Partido Socialista está prevista para quarta-feira.
Legislativas 2022

Volt Portugal apela a reforma da lei eleitoral

O Volt Portugal manifestou preocupação pela forma como correram as últimas duas legislativas em 2022, pelo círculo da Europa, e apela ao Presidente da República a reforma da lei eleitoral.
Legislativas 2022

Europa: Nathalie de Oliveira é "filha do salto"

"Sinto a esperança e a alegria das comunidades neste caminho que se abriu agora. Sei que não estou sozinha", disse Nathalie de Oliveira, a segunda deputada eleita pelo PS no círculo da Europa.
Resposta Pronta

Ministro da Cultura? "Primeira reação é positiva"

Álvaro Covões, da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos, considera que novo Ministro da Cultura Pedro Adão e Silva não vai esquecer "setor privado", mas aguarda por "reunião".
Noticiário

00h. 1 mês de guerra. Zelensky apela à "paz"

Presidente pede aos cidadãos de todo o mundo que saiam às ruas a partir de quinta-feira, para manifestações de apoio à Ucrânia. E, as reações ao novo governo de António Costa.
Noticiário

20h. Governo PS. 17 ministros, poucas caras novas

Dirigentes socialistas Ana Catarina Mendes e José Luís Carneiro promovidos a ministros, Adão Silva fica com pasta da Cultura. E ainda, a "zanga" entre António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa.
Eleições Legislativas

Votação na Europa dá mais dois deputados ao PS

Partido Socialista faz o pleno no círculo da Europa e consegue eleger dois deputados. Rui Rio deixa bancada dos sociais-democratas mais curta que a conquistada em 2019.
Presidente da República

Marcelo: Governo será conhecido quarta à noite

Marcelo deverá revelar o próximo Governo na quarta-feira à noite, após audiência com Costa. O Presidente vai esta terça à noite a Covilhã visitar família de polícia que morreu à porta de discoteca.
Legislativas 2022

Começa a contagem de votos dos emigrantes

A contagem de votos dos emigrantes é a última fase do ato eleitoral, que deverá dar a conhecer os votos dos eleitores da Europa, tanto os que foram realizados presencialmente como os por via postal.
Legislativas 2022

Legislativas. Contagem de votos arranca 3ª feira

Trata-se da última fase deste ato eleitoral e que deverá dar a conhecer os votos dos eleitores do círculo da Europa, tanto os que foram realizados presencialmente como os por via postal.
Legislativas 2022

Europa. Secretária de Estado antecipa menos votos

A governante é favorável à alteração da lei eleitoral de forma a dar mais formas de votar às comunidades portuguesas no mundo e apoia também o "aperfeiçoamento deste processo".
Legislativas 2022

PR: Tomada de posse do novo Governo a 30 de março

Já há data para a tomada de posse do novo Governo: vai ser a 30 de março, anunciou esta sexta-feira o Presidente da República.
Governo

Costa entrega lista de novos ministros 4ª feira

Quase dois meses depois das eleições legislativas, processo de formação do novo Governo vai avançar finalmente na próxima semana, mal estejam apurados resultados da Europa.
Legislativas 2022

Metade dos votos na Europa não se repetirão

Francisca Van Dunem adiantou que "por comparação com o período idêntico do primeiro período de votação", há "menos 43% de pessoas a votar do que no período correspondente anterior".
Legislativas 2022

MAI esclarece que foram enviadas 925.976 cartas 

De acordo com o MAI, o envio das cartas "iniciou-se no dia 22 de fevereiro, seis dias após a marcação do ato eleitoral pela Comissão Nacional de Eleições e sete dias após o acórdão do TC".
Legislativas 2022

Rio. "Milhares" sem documentação para votar

Na quinta-feira, o presidente do Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa (CRCPE) tinha alertado que muitos emigrantes ainda não tinham recebido o boletim para votar.
Legislativas 2022

Eleição na Europa repetida: 152 votos presenciais

Segundo a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, 152 eleitores votaram presencialmente, no sábado e domingo em 34 embaixadas e postos consulares. Tinham-se inscrito 400 eleitores.
Noticiário

1h. Rússia cortou os acessos marítimos da Ucrânia

Informação é avançada pelo Reino Unido. Rússia terá bloqueado a costa ucraniana do Mar Negro. Ainda neste jornal, Governo português faz balanço positivo da repetição do voto presencial na Europa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.