818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José António Rodrigues do Carmo

Convidado

Artigos publicados

Conflito Israelo-palestiniano

Nós, Israel e o TPI

Em Gaza e nas guerras que o Ocidente enfrenta a distinção entre civis e militares não é fácil e sê-lo-á cada vez menos, por opção estratégica dos seus inimigos. As regras não vinculam todos por igual.
Conflito Israelo-palestiniano

Os antissionistas progressistas

Que lhes interessa saber de milhares de anos de história? Não querem saber disso para nada, o sofrimento dos judeus nada lhes diz, alguns acreditam até que merecem o que lhes acontece.
Geopolítica

A equação iraniana, entre Kant e Hobbes

Continuamos a ouvir gente timorata para quem o sistema internacional é um condomínio kantiano e não o que é: um mundo hobbesiano onde os lobos fazem o que sempre fizeram aos que se portam como ovelhas
Conflito Israelo-palestiniano

Atacar Rafah poderá ser inevitável

A operação de Khan Younis, prolongou-se por mais de dois meses, é provável que essa seja também a duração de um avanço em Rafah, dependendo todavia da maior ou menor morosidade da evacuação de civis.
Conflito Israelo-palestiniano

"From the river to the sea"

As criaturas que se têm juntado às manifestações de apoio à “causa palestiniana” papagueiam-no de forma acéfala, sem suspeitarem que ele preconiza a destruição de Israel e limpeza étnica dos judeus.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel pode defender-se, desde que não o faça

A resposta “proporcional” é a que usa a força necessária e suficiente para alcançar o objectivo legítimo que, neste caso, é destruir a capacidade militar do Hamas.
Conflito Israelo-palestiniano

O ignóbil “mas”

Golda Meir, cujo filme está agora nos cinemas, resumiu em poucas palavras a essência do actual e eterno problema: “A paz virá quando os árabes amarem as suas crianças mais do que nos odeiam a nós”.
Guerra na Ucrânia

A paz não conta com Putin

Qualquer “paz” só será efectiva e duradoura se não recompensar o agressor, desencorajando outros de o imitar. Pressionar Kiev a aceitar um processo de paz à medida dos russos seria o fim da Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

O que quer Vladimir Putin

Quando e se as coisas não se resolvem rapidamente, como está a acontecer, a Rússia pretende, no mínimo, congelar o conflito (“sim à paz”), situação que lhe permitiria normalizar factos consumados.
Guerra na Ucrânia

Complexidades russas, general que lava mais branco

O facto do genaral Carlos Branco mentir não é circunstancial e episódico, mas sim um traço constitutivo, que ajuda a explicar as suas verbalizações, e acrisolada russofilia, sobre a guerra na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

O general das termobáricas

Sofrerá o general de oikofobia, transtorno viato como sendo predisposição para, em qualquer conflito, tomar partido por “eles” contra “nós” e necessidade de denegrir os nossos costumes e instituições?
Televisão

O general que lava mais branco

Conheço-os a todos e sinto vergonha alheia por esta deplorável troika de generais a debitar a mesma catilinária putinista e antiocidental pelas figurinhas que vêm fazendo, pelo desprestígio para as FA
Guerra na Ucrânia

O general no seu labirinto

É isto um General do Exército Português? A instituição livrou-se da constrangedora presença televisiva dos atarantados do PREC e suporta agora outra vaga de emplastros a fazer o mesmo, com esteroides?
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Denunciar o bluff russo

Para as kantianas intelligentsias ocidentais, quem iria lutar se a realidade nos devolvesse à História era uma questão que nem sequer fazia sentido, porque não acreditavam que isso fosse possível.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia: Um momento decisivo

Defesas russas mal construídas, equipamentos militares antigos e soldados mal treinados e desmoralizados irão enfrentar, nas trincheiras, unidades motivadas e treinadas/equipadas por países ocidentais

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos