786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Miguel Soares de Oliveira

Convidado

Artigos publicados

Política

A nova AD é um excelente presente de Natal

Aqui a valorização da família, a dignidade humana, a meritocracia, a ética e a integridade, o direito à propriedade privada e a segurança dos cidadãos cabem na mesma e única conceção de sociedade.
Urgências

Impedir doentes de entrar numa urgência é asneira

Pretende-se desviar um doente)de uma triagem presencial, disponível a menos de 5 metros de distância, para uma triagem telefónica, aumentando, desse modo, a possibilidade de erro e o tempo despendido.
CDS-PP

O CDS faz falta… Porquê?

Hoje o País precisa, novamente, de ser recuperado de 8 anos de má governação socialista. Mas já não há imposições da Troika nem défices orçamentais. O CDS poderá governar à CDS.
Hospitais

Acesso a Serviços de Urgência: retrocesso perigoso

Urge parar este movimento descendente. Não é aceitável esperar até que algo de grave e irreversível aconteça a algum utente. Nem admissível que se faça como Nero, que tocava harpa enquanto Roma ardia.
Serviço Nacional de Saúde

Urgências: o que pode e o que não deve ser feito

A criação, “apressada”, de equipas fixas de SU poderá minorar o problema, mas sem o resolver. Conseguirá, eventualmente, ter urgências abertas, mas sem capacidade resolutiva de muitas situações.
Serviço Nacional de Saúde

Meia direção executiva para meio SNS

Não se mudou a maioria dos órgãos máximos do SNS. Qualquer pessoa tenderia a achar que, se há um problema de gestão, e é preciso melhorá-la, melhoremos os gestores. Não. Isso não aconteceu.
Ministério da Saúde

Um ano de “Pizarrices”, altura de balanço

O protesto dos profissionais de saúde tem sido dos mais veementes e sonoros de que há memória recente, com consequências para todos os utentes do SNS que só a este ministro poderão ser imputadas.
Apoio Social

Quando simplex(idade) é desleixo

O licenciamento dos estabelecimentos de apoio social tornou extremamente simples, quase irresponsável, a obtenção de licenciamento para ter e/ou explorar um qualquer destes equipamentos.
Governo

Uma estranha “silly season”

Devia ser preocupante tanto o ritmo e o número de substituições de membros de governo (muitas por alegados crimes praticados) como a falta de reação do povo, em aparente “silly season” há vários meses
Ministério da Saúde

Urgências: de Temido a Pizarro, que mudou?

A solução proposta pela Direção Executiva do SNS foi o “empoderamento” da central telefónica SNS24 como sistema tampão, com projeto piloto na Póvoa de Varzim. Os resultados do primeiro mês desiludiram
Serviço Nacional de Saúde

A Direção Executiva do SNS no limbo da Lei?

Como se explica que uma entidade sem estatutos aprovados possa ter viaturas do Estado? Quem autoriza a sua utilização? Quem assinou o contrato com a referida ANCP?
Envelhecimento

O idoso não pode ser um morto-vivo

Temos que “acarinhar” a figura do idoso no seio da sua família. Faz falta. Aos novos e aos menos novos. Para isso é fundamental criar condições para que as famílias os possam acolher.
Serviço Nacional de Saúde

ULS: a cura do SNS, placebo ou a “banha da cobra"?

Avançar “a galope” para a disseminação generalizada deste modelo de Unidades Locais de Saúde trata-se, provavelmente, de uma questão de fé. Fé pagã, mas fé, em todo o caso.
Serviço Nacional de Saúde

O Rei vai… só!

Acabou a música de embalo. A Direcção Executiva do SNS falhou. Não passou de uma boa intenção, com bons protagonistas, mas que em rigor nunca saiu do emaranhado da teia administrativa onde foi criada.
Medicina

Especialidade de Medicina de Urgência: sem dúvida!

Como médico que exerceu como “Senior Clinical Fellow” de Medicina de Urgência no Reino Unido considero que se trata de uma área de especialização individualizada com saberes e competências específicas
Governo

O roubo, a corrupção, a “cunha” e os “boys”

E que não haja ilusões: um “boy” é um “boy”, tal como uma vaca é uma vaca. Não vale a pena tentar enfeitar o seu pescoço com uma gravata chique ou um badalo reluzente.
Hospitais

Os serviços de urgência no cenário que se adivinha

Poderão ocorrer, com maior frequência e intensidade neste contexto da crise, fenómenos como a ida a um Serviço de Urgência para ter uma refeição quente, um abrigo para a noite ou “depositar" um idoso.
Serviço Nacional de Saúde

Qualificar as Lideranças e Lideranças Qualificadas

A Gestão em Saúde não se coaduna com a formação “apressada” de uma Pós-graduação ou de um Mestrado.
Serviço Nacional de Saúde

Crise nas urgências vai agravar-se ainda mais

Passou a vigorar para todos os profissionais do SNS o estabelecido na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas que impõe limites ao trabalho extraordinário, nomeadamente de remuneração e de duração.
Maternidade

Reformar (o SNS) pode (por vezes deve) ser fechar

Sejamos francos: o encerramento de algumas maternidades e a consequente concentração dos recursos humanos é a solução mais óbvia, imediata e, provavelmente, a única capaz de ser eficaz em tempo útil.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora