786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Paulo Núncio

Convidado

Artigos publicados

Crise Política

O PS merece perder as eleições

Como sucedeu em 2002 e 2011 será muito importante para a saúde do nosso sistema político que a direita e o centro-direita tenham de novo a confiança da maioria dos portugueses e possam vir a governar.
Orçamento do Estado

Portugueses vão pagar ainda mais impostos em 2024

Mesmo no IRS, medida bandeira deste OE para 2024, o Governo não mostrou o jogo todo: a redução agora proposta nem sequer compensa o agravamento do IRS que as famílias sofreram nos últimos dois anos.
Impostos

Nem os mais pobres escapam ao IRS

Numa altura em que cresce a pobreza em Portugal, em que aumenta o custo de vida e diminui o rendimento disponível das famílias, o Governo PS decide começar a tributar os mais pobres dos pobres.
CDS-PP

A direita que faz falta

O CDS-PP é o único partido democrata-cristão em Portugal, embora aberto a conservadores e a liberais. Combate o socialismo há 49 anos e não recebe lições nessa matéria de quaisquer recém-chegados.
IRS

Baixar o IRS agora

O IRS deve ser reduzido entre 2 mil milhões e 3 mil milhões de euros, e não apenas em 1.2 mil milhões de euros como propõe o PSD, para que a receita de IRS volte aos níveis de 2015.
Espanha

O tempo político não está para experimentalismos

Esperemos que Portugal aprenda com as lições das eleições espanholas. Desde logo que a esquerda não é de fiar. E que só um centro-direita unido, competente e sem cometer erros consegue ganhar eleições
Política

Este Governo tem salvação?

Numa democracia responsável teríamos um primeiro-ministro a pedir desculpa aos eleitores pelo facto de um governante ter sido constituído arguido. Em vez disso temos um equilibrista profissional.
Impostos

Nem os filhos com deficiência escapam

O Governo decidiu agora agravar ainda mais a retenção na fonte sobre as famílias mais vulneráveis e que vivem com mais dificuldades. Refiro-me em particular aos portugueses com filhos com deficiência.
Governo

Um novo aumento de impostos dos socialistas

De acordo com as estimativas do Conselho de Finanças Públicas, a não atualização dos escalões de IRS em 2022 em linha com a inflação resultou num aumento da receita de IRS para o Estado de 549 milhões
Governo

Galamba é o espelho da governação socialista

Quando daqui a uns meses o Ministro Galamba cessar funções por manifesta impossibilidade do exercício do cargo não restará ao Primeiro-Ministro outra opção senão a de apresentar a sua própria demissão
25 de Abril

A mudança de regime não se fez para isto!

Desde 2015 que o PS de António Costa tem vergonha do 25 de novembro, primeiro para agradar aos parceiro da geringonça e agora para agradar aos seus eleitorados. Isso não honra a memória política do PS
Política

Dissolva-se para salvar a decência

O Governo esgotou-se, o País só recuperará fôlego no dia em que este ciclo político terminar. O tema da alternativa à Direita não pode continuar a ser justificação para a não dissolução do Parlamento.
Inflação

Ter razão antes de tempo

O IVA 0% poderia ter chegado a Portugal logo em abril de 2022, como propôs o Presidente do CDS, porque foi nesse mês que uma diretiva da UE veio permitir a aplicação dessa taxa sem autorização prévia.
Política

A lição dos Açores

Quando se colocar o tema da alternativa ao PS a lição dos Açores terá de ser relembrada. O Governo de centro-direita que, desejavelmente, resultar dessas eleições terá de estável, credível e duradouro
Política

A Direita, a Esquerda e o alojamento local

A Direita escolheu a simplificação, a responsabilização e a tributação reduzida e o sector floresceu. A Esquerda optou pela regulamentação, proibição e tributação extraordinária e o AL ameaça colapsar
Habitação e Urbanismo

Os okupas estão de volta

Há três temas de especial gravidade: a isenção de mais valias no IRS na venda de imóveis ao Estado, o imposto extraordinário sobre o alojamento local e o arrendamento obrigatório de casas devolutas.
Bloco de Esquerda

Irresponsabilidade no OE, xenofobia imobiliária

Os cidadãos exigem propostas competentes, sérias e exequíveis para resolver os problemas do país. Dispensam-se irresponsabilidades orçamentais e populismos discriminatórios e inconstitucionais.  
Impostos

A voragem fiscal socialista continua

Em 2022, a despesa pública cresceu e a receita fiscal disparou. Nada que nos deva surpreender. Este governo, imobilista e sem dinâmica, apenas tem para oferecer mais Estado e maior Estado.
Política

O ar está cada vez mais irrespirável

Muitos partidos enchem o espaço mediático com críticas às opções do PS mas não têm a mínima noção do que é governar Portugal. E o país após o desnorte socialista precisará de partidos com provas dadas
IVA

Do que está à espera António Costa?

A redução temporária do IVA sobre a energia e os bens alimentares tem tido efeitos no combate à inflação nos países que a adotaram. A Espanha tem a taxa de inflação mais baixa da União, apenas 5,6%.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora