771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pedro A. R. Esteves

Convidado

Artigos publicados

Corrupção

Defesa: entre a inércia e as “portas giratórias"

A Empordef transformou-se numa entidade enquistada pela inércia, gerindo menos-valias e dívidas e, mais importante de tudo, servindo sobretudo para empregar ex-políticos ou promover futuros políticos.
Serviços De Informações

Das nada secretas operações da secreta

O ministro Galamba, talvez para sacudir a culpa, matou o carácter “confidencial” da operação, tornando-a aberta e assumidamente ilegal, colocando um selo oficial sobre a “politização” do SIS.
Turismo

A aventura de um “empreendedor” na RA dos Açores

Julgava o “empreendedor” que, dada a marginalidade da ilha e a parca existência de economia local, recuperar ruínas transformando-as em espaços vivos para atrair visitantes seria opção bem recebida...
Crise Política

A pressa de Marcelo?

Marcelo tem tido muitas vezes pressa excessiva, caindo na precipitação das decisões e precipitando os factos e acontecimentos, muitas vezes apenas “porque sim”. Esperemos que desta vez não a tenha.
Lisboa

Na Lisboa de Medina somos todos uns empatas

Se falar, talvez até protestar, o residente é atirado para os anais da história como uma verdadeira força de bloqueio ao progresso e a esse desígnio nacional que é o turista.
PSD

O que Rui Rio não percebeu

Rio não percebeu que o PSD se perde no centro porque no centro está o PS, as suas vastas clientelas e o funcionalismo público acomodado. Ao PSD só serve o centro-direita ou o conservadorismo político.
Segurança

Administração interna: caos como política pública

O caos ganhou estatuto de política pública. A cada novo caso, como é tradição política em Portugal, esvazia-se a tensão e espera-se que o público e os jornalistas se esqueçam, abrindo-se um inquérito.
Conselho Europeu

“Je suis Frugal”

Se o preço da menoridade da posição portuguesa for mais eficácia no relançamento da economia nacional, do emprego e da urgente transformação e redução do Estado, então “je suis Frugal".
União Europeia

Um “watchdog” para o financiamento europeu

Hoje mais do que nunca, oposição e empresariado sem meios de lobby e influência deverão tornar-se tacticamente “federalistas” e tentar situar a gestão dos fundos na Comissão, longe do governo nacional
Política

Do avassalador vazio político nacional

Na Alemanha e França, os líderes políticos reemergem em períodos de crise, com discursos e roteiros claros e coerentes sobre os seus países e a Europa. Entre nós vai-se gerindo os danos do dia-a-dia.
Política

À direita dos socialistas

A recriação política à direita do PS terá de ser também um passo decisivo para a inversão do ciclo da indiferença, de fragmentação do sistema e do crescendo da desconfiança da maioria dos portugueses.
Política

A alternativa conservadora

A verdadeira alternativa está entre o socialismo/social-democracia e o conservadorismo, não na dicotomia esquerda-direita, e é aqui que as verdadeiras escolhas políticas se deveriam situar.
Política

A estratégia da distensão

A bem da qualidade do sistema político, os que hoje são apontados como o foco da tensão devem resistir a qualquer ímpeto de auto-censura e prosseguir o combate político, seja este ameno ou crispado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos