819kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pedro Nuno Marques

Convidado

Artigos publicados

Rock In Rio

O rio está lá, o rocké que não. Irra!

A grande parte dos artistas convidados do Rock in Rio não são roqueiros, são outra coisa qualquer, mas não roqueiros.
Campanha dia a dia

Campanhas e arruadas… com cada vez menos canetas

O desuso de lapiseiras – já para nem falar de isqueiros – é um dos cancros das actuais arruadas políticas. Os candidatos preferem beijocas e abraços e panfletos estranhos.
Jogos

As raspadinhas de Almeida Garrett

Se fosse hoje, seria evidente que em cada tasca em que Garrett parasse haveria um ou outro camponês a gastar o parco salário da ceifa em raspadinhas.
Festivais

“Febras Cujo Nome Estamos Impedidos de dizer"

À brava e pujante malta minhota do “Rock in Rio Febras” saiu-lhe o jackpot, sendo de esperar verdadeiras enchentes numa festa a ter lugar nos arrabaldes do “berço da nação”.
Futebol

Taça de Portugal de 1999: sem Lisboa nem Porto

Faz agora 22 anos. Beira-Mar e Campomaiorense haviam justificado a presença na final da tal prova rainha ao longo do ano, fruto de um percurso imaculado na prova, rumo ao Jamor.
Sociedade

Uma voz negada, um farol para a liberdade

A voz silenciada transformou-se no trampolim para o pensamento livre e crítico. Mas importa dizer: convém (mesmo!) que a rebeldia da academia coimbrã de 1969 jamais se esgote.
YouTube

Youtubers: fofos e trafulhitas

Acontece que eles não têm habilitações para ministrar curso algum. É provável que meia-dose de bacalhau à moda de Fafe tenha mais crédito para falar de criptomoedas e apostas desportivas.
Sociedade

“Saudade”: a palavra do ano

As saudades de ver currículos forjados e deturpados, quer aqui dentro, quer além-fronteiras, também eram enormes. Até à semana passada.
Economia

Restaurantes e bares: uma travessia num deserto 

O deserto sem conclusão arrasta-se até aos bares, em pé de igualdade com a malta da restauração. Muitos deles já nem as esplanadas montam. Para quê?
Universidades

Será a praxe pior do que a pandemia?

Alguns, até são capazes de catapultar a praxe para um nível acima do próprio vírus. Gente sem conhecimento de causa. Fica-lhes mal, até para os familiares de gerações mais recentes.
Pandemia

Avante na festa da falência democrática

A DGS e, especialmente, o Governo da República Portuguesa mostram-se altamente submissos à realização da Festa do Avante!. É manifesto o ajoelhar obediente do PS ao PCP.
Redes Sociais

O encantado (e mirabolante) mundo dos youtubers

Juntos, habitam uma vivenda de luxo, "divertida e mágica", cuja singularidade do conteúdo que por lá se desenvolve só não é mais ampla, por não terem conseguido ainda domesticar um unicórnio vadio.
Pandemia

Os “shows” domingueiros e outras excentricidades

Qualquer vírus que se preze, jamais irá abancar num evento no qual está a Mónica Sintra, a Micaela ou o “Zé do Pepino Maduro”.
Crime

Valentina e os “abutres” das audiências

São abutres esganados de fome que se mostram macabros no momento de fazerem directos do funeral da pequena Valentina e do local onde o corpo da criança foi cobardemente escondido.
Universidade de Coimbra

Coimbra e a “pandemia” que gerou a Crise Académica

A luta de hoje é distinta daquela que, há 51 anos, foi levada avante pela generalidade da massa estudantil da Universidade de Coimbra. Não obstante, a coragem e a esperança, essas, são as mesmas.
Coronavírus

Não tens esse direito, oh vírus!

Parte das coisas mais simples do quotidiano apagaram-se da rotina, como almoçar na casa da vovó, beber café com a malta a cada final de dia e, demasiado importante para quem sabe, ver e discutir bola.
Coronavírus

Quarentena rotineira

Vá, tentem não entrar em colapso mental, sem que para isso a taxa de natalidade aumente muito. Um bocadinho chega. Saudações “coronavirianas”!
Dia da Mulher

Mulheres e um dia ao avesso

O cerne do Dia Internacional da Mulher, inspirado pela contestação do proletariado feminino de meados do século XIX e de todas as contendas que daí resultaram, caiu em desuso praticamente no seu todo.
Futebol

Futebol português, pieguices e atropelos

E aqueles directos televisivos de jogos em que quatro ou cinco indivíduos assistem e comentam uma partida que está a decorrer, sem que o telespectador a consiga observar? No mínimo patético.
Holocausto

Auschwitz é eterno (ponto)

Dos testemunhos dos sobreviventes, retenho um: “Eis que um dos guardas me olha, com um sorriso de crueldade que jamais esquecerei, e me diz: «Vês o fumo a sair daquela chaminé? É a tua família.»”

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos