333kWh poupados com o
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo MEO

Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui.

Pedro Nuno Marques

Convidado

Artigos publicados

Futebol

Taça de Portugal de 1999: sem Lisboa nem Porto

Faz agora 22 anos. Beira-Mar e Campomaiorense haviam justificado a presença na final da tal prova rainha ao longo do ano, fruto de um percurso imaculado na prova, rumo ao Jamor.
Sociedade

Uma voz negada, um farol para a liberdade

A voz silenciada transformou-se no trampolim para o pensamento livre e crítico. Mas importa dizer: convém (mesmo!) que a rebeldia da academia coimbrã de 1969 jamais se esgote.
YouTube

Youtubers: fofos e trafulhitas

Acontece que eles não têm habilitações para ministrar curso algum. É provável que meia-dose de bacalhau à moda de Fafe tenha mais crédito para falar de criptomoedas e apostas desportivas.
Sociedade

“Saudade”: a palavra do ano

As saudades de ver currículos forjados e deturpados, quer aqui dentro, quer além-fronteiras, também eram enormes. Até à semana passada.
Economia

Restaurantes e bares: uma travessia num deserto 

O deserto sem conclusão arrasta-se até aos bares, em pé de igualdade com a malta da restauração. Muitos deles já nem as esplanadas montam. Para quê?
Universidades

Será a praxe pior do que a pandemia?

Alguns, até são capazes de catapultar a praxe para um nível acima do próprio vírus. Gente sem conhecimento de causa. Fica-lhes mal, até para os familiares de gerações mais recentes.
Pandemia

Avante na festa da falência democrática

A DGS e, especialmente, o Governo da República Portuguesa mostram-se altamente submissos à realização da Festa do Avante!. É manifesto o ajoelhar obediente do PS ao PCP.
Redes Sociais

O encantado (e mirabolante) mundo dos youtubers

Juntos, habitam uma vivenda de luxo, "divertida e mágica", cuja singularidade do conteúdo que por lá se desenvolve só não é mais ampla, por não terem conseguido ainda domesticar um unicórnio vadio.
Pandemia

Os “shows” domingueiros e outras excentricidades

Qualquer vírus que se preze, jamais irá abancar num evento no qual está a Mónica Sintra, a Micaela ou o “Zé do Pepino Maduro”.
Crime

Valentina e os “abutres” das audiências

São abutres esganados de fome que se mostram macabros no momento de fazerem directos do funeral da pequena Valentina e do local onde o corpo da criança foi cobardemente escondido.
Universidade de Coimbra

Coimbra e a “pandemia” que gerou a Crise Académica

A luta de hoje é distinta daquela que, há 51 anos, foi levada avante pela generalidade da massa estudantil da Universidade de Coimbra. Não obstante, a coragem e a esperança, essas, são as mesmas.
Coronavírus

Não tens esse direito, oh vírus!

Parte das coisas mais simples do quotidiano apagaram-se da rotina, como almoçar na casa da vovó, beber café com a malta a cada final de dia e, demasiado importante para quem sabe, ver e discutir bola.
Coronavírus

Quarentena rotineira

Vá, tentem não entrar em colapso mental, sem que para isso a taxa de natalidade aumente muito. Um bocadinho chega. Saudações “coronavirianas”!
Dia da Mulher

Mulheres e um dia ao avesso

O cerne do Dia Internacional da Mulher, inspirado pela contestação do proletariado feminino de meados do século XIX e de todas as contendas que daí resultaram, caiu em desuso praticamente no seu todo.
Futebol

Futebol português, pieguices e atropelos

E aqueles directos televisivos de jogos em que quatro ou cinco indivíduos assistem e comentam uma partida que está a decorrer, sem que o telespectador a consiga observar? No mínimo patético.
Holocausto

Auschwitz é eterno (ponto)

Dos testemunhos dos sobreviventes, retenho um: “Eis que um dos guardas me olha, com um sorriso de crueldade que jamais esquecerei, e me diz: «Vês o fumo a sair daquela chaminé? É a tua família.»”
Angola

Isabel tudo menos dos Santos

A “empresária” brinca com os jornalistas, maltrata muita da gente que procura abrir os olhos aos “bons samaritanos burgueses e colonialistas” e que, à descarada, “saboreia” a miséria do povo angolano.
Crónica

O secular perfume das tascas de Coimbra

O “Pintos”, o “Couraça”, o “Garcia”, o malogrado “Pratas”, e outros, são lugares encantadores que permanecerão no imaginário de cada um que os frequentou. “Uma vez para Coimbra, para sempre saudade!”
Black Friday

Uma sexta-feira de promoções e de… medievalismos

Esta moda do “Black Friday, que surgiu há uns anos sem aviso prévio, torna o comum dos humanos que nela entramais selvagem do que qualquer indivíduo que tenha marcado presença na Guerra dos Cem Anos.
A página está a demorar muito tempo.