334kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Víctor Reis

Convidado

Artigos publicados

Habitação e Urbanismo

As 2071 noites de remanso governamental

O governo anuncia agora que criou um órgão que já existia, que reuniu pela primeira vez depois deste já ter reunido há seis anos e que só mudou de nome: antes era uma Comissão, agora é um Conselho.
Casas

Os apoiantes dos okupas e a lei do mais forte

Impera a lei do mais forte, onde o megafone e as cartas abertas protegem os que arrombam e ocupam casas impunemente, espezinhando os direitos de milhares de famílias, que há anos esperam por uma casa.
Câmara Municipal Lisboa

Entre o bonsai de Costa e os eucaliptos de Medina

O que o Governo e a CML fazem não são casas que as pessoas podem pagar. É um insulto à inteligência dos lisboetas, um desbaratar de dinheiro público e um dano reputacional do país na Europa e ao PRR.
Reabilitação

Nacionalização, estatização e governo-faz-de-conta

A 1 de setembro de 1975 nacionalizaram os estaleiros de Viana do Castelo. A 1 de setembro de 2016 estatizaram a reabilitação urbana. 41 anos depois, repetem o faz-de-conta e não resolvem os problemas.
Governo

Habitação: a austeridade de António Costa

No Governo de Pedro Passos Coelho houve mais oferta de casas com rendas acessíveis do que nos últimos anos em que António Costa diz que virou a página da austeridade. Parece inverosímil, mas aconteceu
Estado da Nação

O Estado da habitação: o exemplo dos holandeses

O Estado da nossa Nação e o da nossa habitação seriam excelentes, se quem nos governa fosse humilde para compreender os holandeses no papel de formigas, em vez de andarem armados em cigarras!
Câmara Municipal Lisboa

A Câmara de Lisboa já não tem palavra nem memória?

O Grupo Excursionista do Castelo é uma coletividade centenária de Lisboa. Há 26 anos prometeram-lhes obras na sede. Hoje nada têm e a sede serve para mais um negócio imobiliário da Câmara de Lisboa.
Arrendamento

Chamam-lhe “Renda Segura”. Parece, mas não é

O nome é tão sugestivo que nos recorda um “bunker” em tempo de guerra. Uma espécie de abrigo contra as armas e mísseis legislativos que nos bombardeiam diariamente. Mas o seu autor é um dos bombistas.
Fernando Medina

A imoralidade da renda acessível em Lisboa

Fernando Medina prometeu 6000 casas de renda acessível, mas não produziu uma única. Foi ao baú de velharias e até usa os tarecos do Dr Salazar para mostrar 120 casas como se fossem uma obra inovadora
Câmara Municipal Lisboa

A múmia de Lisboa

Pela primeira vez, Lisboa é governada por uma múmia que se faz de morta e que no seu novo cargo de presidente da SRU de Lisboa deixa de ser um incómodo político para os seus “faraós”
Política

PSD: a desgraça de uma estratégia redutora

As únicas coisas que a liderança do PSD tem para oferecer são o “recentramento” do partido e acordos de regime com o PS. Talvez sirvam para afugentar o rótulo de direita, mas não fazem uma alternativa
Habitação e Urbanismo

Anúncios sem casas...

Merecemos o Livro de Recordes do Guinness. Temos um Governo que alcançou um feito inédito na política de habitação: em quatro anos conseguiu produzir mais anúncios que casas. Isto sim… é obra!
Habitação e Urbanismo

Reabilitação urbana: bem prega Frei Tomás

Este governo, que tanto fala da classe média e de rendas acessíveis, destina o dinheiro mais barato e os fundos europeus a casas de luxo, alojamento local e hotelaria. Tão obsceno, como absurdo.
Arrendamento

As rendas acessíveis são um conto do vigário

Desde 2013 que António Costa promete rendas acessíveis. Primeiro na Câmara de Lisboa, depois no governo. Decorridos seis anos não há uma casa neste sistema e as rendas só são acessíveis nos anúncios.
Lisboa

Querido, mudei a Avenida!

O que se quer fazer no quarteirão da Portugália na Almirante Reis faz-nos regressar a um tempo do urbanismo alfacinha ultrapassado há mais de 30 anos: o casuísmo e desrespeito pela morfologia da cidade
Habitação e Urbanismo

As “bases” da habitação: da comédia à tragédia

A anunciada lei de bases da habitação parece-se com um carro topo de gama com todas as opções e extras só que sem rodas. É como o sem-abrigo a quem oferecem uma morada postal, mas permanece desalojado
Habitação e Urbanismo

A casa que também foi “presa”…

Uma moradora de um bairro social do Porto foi presa por tráfico de droga e despejada. O que se seguiu é revelador da cobardia política e da hipocrisia que servem a caça ao voto nos bairros sociais
Arrendamento

Da habitação vitalícia à casa para a vida eterna

A criatividade deste governo não tem limites. Anunciam programas, milhares de casas, agora uma nova fórmula para criar “habitações vitalícias”. Mas quando fazemos contas o “novo modelo” é um disparate
Fogo de Pedrógão Grande

A 2ª tragédia de Pedrógão uma cultura de corrupção

Os donativos choveram aos milhões em Pedrógão após o incêndio de 2017. Os poderes públicos consentiram a fraude e a burla. Hoje, o seu silêncio é a marca de que pactuam com uma cultura de corrupção.
Arrendamento

Rendas acessíveis: um bolo-rei só com favas

Quem aderir à renda acessível perde dinheiro, fica com uma renda limitada, não tem liberdade para escolher o inquilino e tem que fazer vários seguros. O bolo-rei do governo é sem brinde e só com favas
A página está a demorar muito tempo.