Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Do Carlos Pedro. Jornal das 9, na Rádio Observador. Carlos, bem-vindo de volta. Falamos de Vladimir Putin. Acredita que o conflito na Ucrânia está a chegar ao fim, mas afasta Donald Trump de um eventual processo de paz.
A notícia é da agência estatal TASS e é a primeira vez que Putin admite um possível fim da guerra. O presidente russo foi questionado sobre a situação na guerra da Ucrânia e respondeu, passando a citar: "Acho que as coisas estão perto de acabar". Putin, que acredita na vitória da Rússia. O líder do Kremlin defendeu esta manhã, durante o discurso no dia da vitória para a Rússia, que a causa de Moscovo é legítima.
Ao lado destes guerreiros russos, há trabalhadores, engenheiros, cientistas, inventores. Mantêm as tradições dos seus antecessores, recorrendo à experiência de combate moderna. Criam armas avançadas e únicas e utilizam-nas em grande escala. Há uma verdade constante: as pessoas fazem o destino do país. Temos um objetivo comum e todos os cidadãos russos contribuem para a vitória. Tenho a certeza de que a nossa causa é correta. A vitória sempre foi e sempre será nossa.
Vladimir Putin esta manhã. Depois disso, o presidente russo falou ainda sobre um eventual encontro com o Zelensky. Putin admite essa hipótese, mas só se isso significar uma paz duradoura. Já sobre a participação de Donald Trump no processo de paz, Putin agradece que os Estados Unidos tenham facilitado as negociações, mas avisa que a paz é um assunto para ser tratado por Moscovo e por Kiev.
E Carlos, o cidadão português que está a bordo do navio com casos de hantavírus vai seguir até aos Países Baixos, apesar do navio atracar na próxima madrugada, nas Canárias.
Informação das autoridades portuguesas. A Direção Geral da Saúde tinha dito na sexta-feira, ontem, que não tinha conhecimento de qualquer ocupante do cruzeiro que quisesse ser recebido em Portugal. Agora, a DGS esclarece que o único português a bordo do MV Ondios não reside em Portugal. O navio chega na próxima madrugada à ilha de Tenerife, nas Canárias. É lá que vai desembarcar mais de uma centena de pessoas, que depois serão repatriadas para os países de origem, a partir de um aeroporto de Tenerife. Vão manter-se no barco 43 membros da tripulação, incluindo o português. Dizer ainda que os passageiros que desembarcarem nos Países Baixos terão de fazer uma quarentena domiciliária de seis semanas, anunciou a ministra da Saúde dos Países Baixos.
E seguimos, Carlos, com novidades sobre o caso de alegadas torturas na Esquadra do Rato. Um polícia terá avisado os colegas de que estavam sob investigação.
A notícia é da TVI e CNN Portugal e dá conta de que os telemóveis dos suspeitos revelaram que um colega da PSP avisou os agentes de que estavam a ser vigiados e que iriam ser alvo de buscas. Isso terá permitido aos polícias saberem alguns dos locais que iriam ser alvo de buscas, pedir aconselhamento a advogados e até, num dos casos, pedir baixa médica no dia anterior à operação. A informação foi obtida graças à apreensão dos telemóveis dos 14 suspeitos, que continuam entretanto detidos.
Que continuam detidos e que assim vão continuar, Carlos, por mais dois dias, isto porque só se vão ficar a conhecer as medidas de coação na segunda-feira.
Prisão preventiva para quatro dos agentes e domiciliária para outros três, é o que pede o Ministério Público. Catorze polícias são agora suspeitos de 19 crimes de tortura, além de outros crimes que incluem ofensas à integridade física, abuso de poder e falsificação de documentos. Já esta tarde, depois das sessões da manhã no Campus de Justiça, o advogado de defesa de um dos suspeitos deixou dúvidas sobre a conduta do Ministério Público. Aos jornalistas, Carlos Melo Alves explica ainda o que pode estar em causa.
A maioria das situações aqui são agentes da autoridade que são chamados para intervirem em situações graves, algumas delas de violência doméstica. Chegam lá, deparam-se com agressores violentos e têm que utilizar a força necessária para os manietarem. E às vezes, em resultado disso, essas pessoas são feridas. Eu tenho receio que, se o Ministério Público tiver razão naquilo que está a dizer, que os elementos da autoridade estejam a ser condicionados em determinadas ações policiais que não podem exercer a força que é necessária.
Carlos Melo Alves, um dos advogados de defesa, neste caso, de alegadas torturas realizadas na Esquadra do Rato. As medidas de coação são conhecidas na segunda-feira, a partir das 9h00.
E também marcará a atualidade nacional, Carlos Pedro, os médicos do INEM querem ser abrangidos pelo novo regime de horas extra criado pelo governo e já pediram explicações à ministra da Saúde.
Em causa está um novo regime de incentivos ao trabalho suplementar destinado aos médicos que asseguram escalas de urgência e que prevê incentivos entre os 40 e os 80% do salário base. No diploma aprovado em Conselho de Ministros, não fica claro se os médicos vão ou não ser abrangidos por este regime. No entanto, dado as experiências passadas, a comissão de trabalhadores tem receio de que não sejam considerados como serviço de urgência. À Rádio Observador, Rui Gonçalves, coordenador da Comissão de Trabalhadores do INEM, diz que já pediu explicações à ministra Ana Paula Martins.
Já perguntamos à senhora ministra, já dirigimos um ofício à senhora ministra para esclarecer essas questões. E o nosso receio é precisamente que, publicada que está este diploma, que os médicos do INEM não sejam abrangidos. Não há nada que nos diga que vão ser abrangidos. Como lhe disse, apesar de não existir nenhuma evidência que eles estão excluídos, o que existe é, já no passado, uma dificuldade de atribuir aquilo que é considerado serviço de urgência aos médicos do INEM.
Já sobre eventuais formas de luta, Rui Gonçalves diz à Rádio Observador que ainda é cedo para decidir.
E vamos ainda falar de futebol, ainda que no domínio disciplinar. Carlos Pedro, o jogador do Vitória Sport Clube, Nelson Oliveira, desmente o clube e diz que foi castigado por defender um colega de uma situação injusta.
Os vimaranenses anunciaram ontem que o internacional português foi afastado do plantel principal por motivos disciplinares, mas agora o avançado veio negar essa informação e mostrar até indignação. Através das redes sociais, Nelson Oliveira diz que apenas defendeu um colega de equipa numa situação que considerou injusta. O avançado garante estar de consciência tranquila e acusa o clube de incoerência e de, antes desta polêmica, lançar uma notícia a justificar a ausência do jogador com uma lesão que diz nunca ter existido. Nelson Oliveira é um dos capitães de equipa do Vitória e leva nesta época cinco gols em 32 jogos.
Sete minutos para lá das 21h. Vamos ainda nesta edição das 21h, Carlos Pedro, atualizar a informação de âmbito local.
No Seixal, o Cinema São Vicente estreia amanhã o espetáculo de teatro musical "O Segredo do Rio", inspirado na obra de Miguel Sousa Tavares. A peça é interpretada pela companhia Chão de Oliva e passa uma mensagem sobre a relação entre o ser humano e a natureza. Começa às 11h. Em Oeiras, já abriu portas mais uma edição do evento enogastronômico À Prova Oeiras. Os produtores de vinho de várias regiões do país juntam-se, para além de haver propostas gastronômicas de restaurantes do conselho. A programação inclui ainda workshops e visitas guiadas à adega. O evento termina amanhã e acontece nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal. Em Santarém, a exposição "A Presença no Vazio" foi inaugurada hoje no Fórum Ator Mário Viegas. As obras são das artistas Catarina Gaspar e Beatriz Figueiredo e mostram uma reflexão sobre os conceitos de presença, ausência e espaço. Pode visitar a exposição até o dia 30 de maio. A entrada é gratuita. Em Vila do Conde, há uma petição pública a reclamar a reabertura do albergue da região e já conta com mais de 5 mil assinaturas. A iniciativa foi lançada pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo, que considera o espaço essencial para garantir o apoio aos peregrinos do Caminho Português da Costa. Em Porto de Mós, o Parque Verde recebe entre 13 e 16 de maio a Semana da Juventude. Há atividades dedicadas à formação, ao empreendedorismo e à orientação profissional. O programa inclui a Feira de Oportunidades e Orientação Vocacional, palestras sobre inteligência artificial e um concurso intermunicipal de empreendedorismo. A iniciativa termina com a Glow Party, com atuações de vários DJs. A fechar em Ovar, o município promove no próximo dia 27 o encontro Azulejos e Cidade. O azulejo de fachada é um dos elementos do patrimônio cultural e da paisagem urbana. A iniciativa decorre na Escola de Artes e Ofícios e vai reunir especialistas e técnicos para debater estratégias de conservação, inovação e políticas públicas ligadas ao azulejo.
E o Carlos Pedro está de regresso às 21h30 para reunir em formato síntese a informação que está a marcar esta noite de sábado. Contamos contigo. Um abraço, Carlos. Até já!
Até já!