OPEP

OPEP

Russos e sauditas unidos nos cortes de petróleo

O Presidente russo afirma que combinou com a Arábia Saudita prolongar o acordo de corte da produção de petróleo, para suster as cotações do crude da OPEP.
OPEP

Produção cai mais de meio milhão de barris

Queda da produção da OPEP deve-se a fortes reduções do fornecimento da Arábia Saudita, Venezuela e Iraque, anunciou a organização.
Sonangol

Sonangol. Petróleo entre 60 e 70 dólares seria bom

O presidente do Conselho de Administração da Sonangol disse que seria "bastante bom" se o preço do petróleo nos mercados internacionais se mantivesse em 2019 entre os 60 e 70 dólares.
Petróleo

OPEP critica EUA por permitir aumento da produção

O secretário-geral da OPEP criticou a recusa dos Estados Unidos em permitir aumento do petróleo e sublinha que "é necessário manter a estabilidade no mercado de petróleo".
OPEP

OPEP: produção de petróleo será mais baixa em 2019

Segundo a OPEP, em 2019, a produção rival da organização deverá ser de 62,19 milhões de dólares, mais 90 mil barris do que o previsto há um ano.
Angola

OPEP. Angola solução para o preço do petróleo

Angola defende que Organização dos Países Exportadores de Petróleo deve encontrar "soluções" para estabelecer um "preço justo" do barril de petróleo que satisfaça produtores e consumidores.
Donald Trump

Trump pede à OPEP para não subir preço do petróleo

A discussão foca-se em torno de estratégias de redução de produção, no momento em que o preço do barril se aproxima, em queda, de 50 dólares.
Venezuela

Conferência da OPEP será presidida pela Venezuela

A Venezuela assumirá a presidência da Conferência da OPEP a partir de janeiro de 2019, que abrirá com um debate sobre um novo corte da produção de petróleo.
OPEP

Qatar sai da OPEP mas diz que não é por "política"

120
País garante que é uma decisão "estratégica", sem motivações políticas, quando as relações do Qatar com os países vizinhos azedam cada vez mais. É o primeiro país do Médio Oriente a sair da OPEP.
Petróleo

Procura de petróleo deve subir até 2020

OPEP prevê até 2020 uma média anual de 1,6 milhões de barris diários, recuando depois para 0,2 milhões entre 2035 e 2040
OPEP

OPEP reve em baixa procura de petróleo em 2019

Também esta segunda-feira a OPEP divulgou que o preço do petróleo encerrou a semana passada em baixa, fixando-se na sexta-feira nos 70,60 dólares por barril, menos 2% do que no dia anterior.
Petróleo

Procura de petróleo mundial vai aumentar 1,47%

A procura de petróleo mundial em média vai ultrapassar 100 milhões de barris por dia em 2019, estimou a OPEP, que assegurou que os membros poderão garantir "o fornecimento suficiente".
OPEP

OPEP reúne com Arábia Saudita e Irão

OPEP reúne com Arábia Saudita, primeiro exportador mundial de petróleo, quer agora aumentar as extrações num contexto de recuperação da procura, e Irão.
OPEP

OPEP estende cortes na produção de petróleo

O presidente da OPEP anunciou que acordou a extensão dos cortes na produção de petróleo em conjunto com uma dezena de produtores independentes. Desde a decisão, o preço do petróleo aumentou.
OPEP

OPEP: mercado recuperou "otimismo"

Mohamed Barkindo, secretário-geral da OPEP, considera que o corte na produção petrolífera decidido em 2016 desenvolveu o "otimismo" e a "confiança" ao mercado. O barril vale agora 61 dólares.
OPEP

Angola com aumento da produção petrolífera

A produção petrolífera angolana aumentou fortemente em outubro, reaproximando-se da líder Nigéria, mas 'furando' o limite acordado com a OPEP.
OPEP

OPEP prevê elevada procura de petróleo para 2018

A OPEP considera que o "mercado avança para o equilíbrio", tendo revisto em alta as estimativas da procura de petróleo tanto para este ano como para 2018. Prevê também que as reservas diminuam.
Petróleo

Angola. Petróleo exportado por Angola cai de novo

O preço médio do barril está abaixo daquilo que foi previsto pelo governo angolano no Orçamento de Estado. Em 2014, Angola exportava cada barril a mais de 100 dólares. Agora, não passa dos 40.
OPEP

OPEP vai debater prolongamento da redução

A OPEP vai debater em novembro o prolongamento da redução de produção, que estimulou os preços, e a possibilidade de impor quotas de produção a todos os membros do cartel.
OPEP

OPEP reduz produção de petróleo em agosto

A OPEP afirmou que reduziu a produção de petróleo em agosto pela primeira vez desde março e que o aumento dos preços mostra que o excesso de oferta está a desaparecer.
Petróleo

OPEP. Mercado de petróleo perto do "reequilíbrio"

A Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) anunciou que graças ao aumento da procura de petróleo em 2,1% este ano, o mercado encaminha-se para "o reequilíbrio" na segunda metade do ano.
OPEP

Barril de crude no valor mais baixo desde novembro

O preço do barril de crude da OPEP atingiu esta sexta-feira o seu preço mais baixo desde 30 de novembro do ano passado, ao atingir os 45,78 dólares.
OPEP

OPEP prolonga cortes na oferta petrolífera

A OPEP e outros grandes produtores de petróleo, responsáveis por mais de metade da oferta petrolífera mundial, decidiram prolongar até março de 2018 os cortes na oferta em vigor desde janeiro.
OPEP

Guiné Equatorial é oficialmente membro da OPEP

A Guiné Equatorial tornou-se esta quinta-feira o 14º país a entrar para a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, depois de ter começado o processo de adesão há oito anos.
Mercados Financeiros

Petróleo abaixo de $50 pela primeira vez este ano

Países da OPEP cortaram produção mas mercado continua inundado de "ouro negro". Arábia Saudita reconhece que corte está a reduzir os "stocks" devagar. Euro pode travar alívio dos combustíveis na bomba
OPEP

Produção de petróleo cortada em 220.900 barris

A OPEP reduziu em dezembro a produção em 220.900 barris diários para cumprir o corte que acordou com outros produtores alheios ao grupo, a fim de retirar do mercado mais de 1,7 milhões de barris.
Petróleo

Petróleo acima dos $50. OPEP corta produção

Preço está a subir mais de 8%, subindo para mais de 50 dólares em Londres. Cartel da OPEP chegou a um acordo para acabar com calvário dos preços baixos.
OPEP

Petróleo. OPEP confia no equilíbrio do mercado

A OPEP confia que o desequilíbrio entre a oferta e a procura vá desaparecendo no futuro, mesmo depois da produção de petróleo ter continuado a aumentar em outubro.
OPEP

Maduro congratula-se com decisão da OPEP

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, congratulou-se com o "histórico" acordo alcançado pela Organização de Países Exportadores de Petróleo.
Petróleo

Acordo na OPEP. Uma admissão de erro e pouco mais?

Ao pré-anunciar um corte na produção, a OPEP tenta conter a queda do preço. Analistas duvidam da solidez do acordo mas este mostra, no mínimo, que a Arábia Saudita estará a repensar a estratégia.
Petróleo

Goldman vê petróleo a subir 10 dólares após acordo

Preços estão a estabilizar depois de terem disparado quase 6% após o acordo na OPEP para limitar a produção de petróleo. A Arábia Saudita cedeu -- será que os preços vão mesmo subir a partir de agora?
OPEP

Limite de produção de petróleo aumenta o preço

192
Os 14 países da OPEP decidiram inesperadamente uma redução da produção de petróleo. Como consequência, o preço do barril já subiu 6,1%. Economias como Angola e Rússia podem beneficiar com a medida.
OPEP

Petróleo. OPEP prevê aumento do consumo para 2017

A OPEP reviu em baixa a previsão que tinha feito há um mês sobre o crescimento da economia mundial, considerando "os potenciais impactos económicos da votação do Reino Unido para abandonar a UE".
Economia

Petróleo não voltará aos preços baixos de janeiro

Agência Internacional de Energia (AIE) acredita que o "fundo" na cotação já ficou para trás – os mínimos de 27 dólares fixados em janeiro. Desde esse momento, os preços já subiram 46%.
Mundo

Irão rejeita congelar a sua produção de petróleo

O ministro do Petróleo iraniano, Bijan Namadar Zanganeh, rejeitou a ideia de um congelamento do nível de produção petrolífera do Irão, considerando-a "uma brincadeira", noticiaram os 'media' iranianos.
Crise do Petróleo

OPEP defende congelamento da produção de petróleo

O secretário-geral da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Abdullah El Badri, defendeu o congelamento da produção de petróleo para fazer face à queda continuada dos preços.
Energia

Sauditas aceitam congelar produção. Petróleo sobe

567
Ministros da Rússia e da Arábia Saudita reuniram-se em Doha. Sauditas e russos aceitaram congelar produção, mas (ainda) não cortar. Para os analistas, é o primeiro passo para um petróleo mais caro.
Energia

Rússia discute cortes com a OPEP. Petróleo dispara

Preço do petróleo está a disparar mais de 7% e a subir pelo terceiro dia consecutivo. Mercados parecem acreditar que começou o fim da tormenta para os preços do petróleo.
Energia

Arábia Saudita. Petróleo a $30 é "irracional"

Presidente da petrolífera estatal saudita deixa claro que a Arábia Saudita não tenciona cortar as quotas de produção. A queda dos preços é "exagerada", diz, e estes vão voltar a subir.
Energia

O mundo está cada vez mais "afogado" em petróleo

Com a chegada do petróleo iraniano ao mercado internacional, o preço do crude deverá continuar a cair - já está em mínimos de 12 anos.
OPEP

Petróleo. Equilíbrio de preços começa este ano

116
A OPEP anunciou que espera um "processo de reequilíbrio" do preço do petróleo a começar em 2016 porque a acentuada descida das cotações vai fazer com que a produção dos seus concorrentes, como os Estados Unidos, comece a cair.
Crise do Petróleo

$30/barril. E agora?

217
O preço do petróleo vai manter-se tão baixo? E porquê? Como funciona o mercado e qual o peso da OPEP? Portugal ganha ou perde com preços baixos? Algumas explicações e as respostas possíveis.
OPEP

25,76 dólares. Petróleo assim barato só em 2003

O petróleo de referência da OPEP cotou-se terça-feira a 25,76 dólares, menos 5% do que na véspera e o valor mais baixo desde meados de maio de 2003.
Energia

Petróleo afunda. OPEP pode reunir-se de emergência

233
Ministro nigeriano diz que até a Arábia Saudita está a ser prejudicada pela forte queda dos preços do petróleo, que já negoceiam a 30 dólares por barril.
Energia

Barril de petróleo da OPEP abaixo dos 30 dólares

O barril de referência da OPEP cotou-se na quarta-feira a 29,71 dólares, perdendo assim o valor de 30 dólares pela primeira vez desde 05 de abril de 2004, informou em Viena a OPEP.
Energia

OPEP pouco preocupada com os carros elétricos

125
Cartel do petróleo não vê os carros elétricos a conquistarem uma quota de mercado "significativa no futuro previsível". Em 2040, 94% dos carros ainda serão movidos a combustíveis fósseis.
OPEP

Petróleo deverá subir até aos 80 dólares em 2020

Organização de Países Exportadores de Petróleo prevê subida para 80 dólares em 2020 e até aos 160 dólares em 2040. Cálculo surge no relatório Previsões Mundiais do Petróleo 2015.
Energia

Petróleo derrapa. Goldman admite 20 dólares/barril

293
A derrocada vai continuar, prevê o Goldman Sachs. O preço do petróleo está em mínimos de 11 anos mas a cotação deverá continuar a cair – possivelmente até à casa dos 20 dólares.
Crise do Petróleo

Petróleo em mínimo de quase sete anos

268
As cotações do petróleo continuam a reagir em queda à decisão da OPEP de não limitar a produção. Esta terça-feira, o Brent negociou abaixo dos 40 dólares. Não acontecia desde fevereiro de 2009.
Energia

Petróleo derrapa para mínimos da crise de 2008

476
Preço do crude acaba de descer para o valor mais baixo desde finais de 2008, ainda a ressentir-se da decisão da OPEP de não cortar as quotas de produção de petróleo.
Energia

OPEP resiste e sobe quota de produção de petróleo

259
Preço do crude já está a afundar nos mercados. A OPEP não só não cortou a quota de produção oficial mas, sim, aumentou-a. Podem vir aí preços dos combustíveis mais baratos, diz o presidente da ENMC.
Energia

Nova descida nos preços dos combustíveis

Depois das oscilações nas cotações do petróleo nos mercados internacionais, e com a valorização do euro, abastecer o depósito vai ser alguns cêntimos mais barato.
Energia

Petróleo. O tiro da OPEP está a sair pela culatra

1.267
Um ano após a OPEP ter aberto as torneiras, o cartel toma sexta-feira mais uma decisão que terá efeitos em todo o mundo. O que vem aí? Petróleo mais caro ou (muito) mais barato?
OPEP

Petróleo. Sauditas sem planos para fechar torneira

115
A economia saudita está a sofrer mas o Estado tem reservas. Reduzir a produção para aumentar preços não parece estar nos planos do maior país da OPEP.
Energia

OPEP vs EUA. O gráfico que mostra que OPEP venceu

194
A OPEP está há um ano a inundar o mercado de petróleo para levar à falência os novos produtores norte-americanos. A estratégia parece estar a funcionar. Preços irão voltar a subir?
OPEP

Petróleo de volta aos $100? Não antes de 2040

800
Reuters está a noticiar que a OPEP não vê um regresso do petróleo aos 100 dólares por barril antes de 2040. Matéria-prima desceu abaixo desse valor no ano passado e não voltará lá tão cedo.
OPEP

Consumo mundial de petróleo acelera ligeiramente

A OPEP prevê para 2016 uma ligeira aceleração do crescimento homólogo do consumo mundial de petróleo, um acréscimo de 1,44%, para 93,94 milhões de barris por dia, contra uma subida de 1,40% este ano.
Arábia Saudita

Sauditas: Petróleo barato está a tramar rivais

525
Responsável da Arábia Saudita citado pelo Financial Times congratula-se pelo facto de a produção elevada pela OPEP estar a deprimir os preços do petróleo e a levar os produtores dos EUA à falência.
Energia

Petróleo a 200 dólares? "É possível", diz a OPEP

Secretário-geral da OPEP diz que o preço do petróleo, que continua abaixo dos 50 dólares, pode voltar a disparar e atingir os 200 dólares por barril. "É possível", se deixar de haver nova produção.
Energia

Preços caem por excesso de produção fora da OPEP

O ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos defendeu hoje que o excedente dos produtores não-membros da OPEP está por detrás da queda dos preços do petróleo.
Energia

OPEP mantém quota de produção e preços deslizam

8.156
Confirma-se: a OPEP não mexe nas quotas de produção, apesar da descida acentuada dos preços no mercado nos últimos meses. "Não há necessidade de entrar em pânico", diz o secretário-geral do cartel.
Mercados Financeiros

OPEP não deve cortar produção. Petróleo afunda

Os preços do petróleo continuam a cair e a renovar mínimos de quatro anos. É cada vez menos provável que haja um corte significativo da produção pela OPEP na reunião que o cartel tem hoje em Viena.
Energia

Venezuela prepara cimeira contra queda do petróleo

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou segunda-feira que está a preparar uma cimeira de membros e não membros da OPEP, contra a descida dos preços do petróleo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)