434kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

OPEP

Resposta Pronta

Petróleo. Decisão dos EUA pode baixar os preços

Preços podem baixar se os EUA libertarem mais barris de petróleo. É o que explica o analista de mercados energéticos Ricardo Marques. Já a subida da produção pela OPEP+ não deve ter impacto.
Guerra na Ucrânia

Aumento da oferta de petróleo a partir de maio

A informação foi anunciada pelos delegados dos 23 países da aliança OPEP+, que atribui "a atual volatilidade" dos preços do petróleo aos "acontecimentos geopolíticos em curso".
OPEP

OPEP e Rússia decidem na 3.ª se aumentam produção 

Entre esta segunda e terça-feira serão realizados dois comités internos para estudar os desenvolvimentos nos mercados mundiais de crude. As conclusões serão tidas em conta pela OPEP e seus aliados.
OPEP

OPEP+ mantém o ritmo de aumento da produção 

O plano prevê um aumento mensal de 400.000 barris diários na produção conjunta até setembro de 2022. O resultado do encontro já era esperado pelos mercados.
Energia

Gás. Rússia e Arábia Saudita ponderam aliança

Alexander Novak disse que regular o mercado de gás à imagem da OPEP+ era uma ideia "racional", mas acrescentou que era necessário "trabalhar nisso com mais cuidado"
OPEP

OPEP revê em alta procura mundial de petróleo

"Espera-se que os mercados de produtos (petrolíferos) sofram alguma fraqueza durante o próximo inverno", diz a OPEP, apesar de uma possível mudança do gás natural para combustíveis líquidos.
Petróleo

Impacto de furacão pressiona reservas de petróleo

O impacto do furacão Ida reduziu a produção de petróleo no Golfo do México. Apesar de o mercado "recuperar em outubro", as reservas estarão reconstituídas "apenas no início de 2022", diz relatório.
Resposta Pronta

"No futuro não vai haver economias de petróleo"

O Iraque apela à OPEP para começar a focar-se nas energias renováveis. Júlia Seixas, especialista em Energia, diz que "economias baseadas no petróleo vão ter quebras nas receitas líquidas até 75%".
OPEP

OPEP mantém estimativas da procura de petróleo

"A recuperação da procura de petróleo, associada a uma grande queda nos inventários de petróleo (...) provocou uma forte recuperação dos preços do petróleo, ultrapassando os níveis" antes da pandemia.
OPEP

OPEP acorda aumentar produção de petróleo

Em comunicado, citado pela EFE, o secretariado da OPEP explicou que o aumento da produção começará no próximo mês de agosto, com um acréscimo de 400.000 barris por dia, a cada mês, até dezembro.
Petróleo

OPEP revê em alta previsão de consumo de petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo aponta para uma média de 96,5 milhões de barris diários. A revisão em alta é atribuída a "uma recuperação económica mais forte do que o previsto".
OPEP

OPEP. 18% de quedas nas receitas petrolíferas

Queda do preço do petróleo e a perda de mercados em 2019 fizeram com que os 13 países da OPEP tivessem receitas das exportações 18% abaixo das registadas em 2018. Venezuela com queda de 35%.
Petróleo

EUA. OPEP duplica corte na produção petrolífera

O Presidente norte-americano anunciou que o corte na produção petrolífera para travar a descida de preços, inicialmente previsto em 9,7 milhões de barris diários, vai ser duas vezes maior.
Petróleo

Fim da "guerra". Russos e sauditas fecham acordo

A Rússia e a OPEP (cartel informalmente liderado pela Arábia Saudita) chegaram, finalmente, a um acordo para um corte da produção que irá ajudar a estabilizar os mercados energéticos.
Coronavírus

Barril de petróleo da OPEP cai para mínimo 

Analistas citados pela Efe referem que os "petropreços" vão continuar a ser pressionados para descer devido à contração da procura mundial de energia e a grande incerteza sobre a evolução da pandemia.
Mercados Financeiros

Petróleo. Covid-19 abre "guerra" Arábia vs Rússia

No meio da crise do coronavírus, Arábia Saudita ameaça despejar petróleo no mercado. Rússia diz que aguenta preços baixos. Petróleo cai para 34 dólares. Combustíveis vão baixar, mas não é boa notícia.
OPEP

Países produtores de petróleo vão cortar na oferta

Os países da OPEP e os seus aliados, como a Rússia, vão cortar a produção em meio milhão de barris de petróleo por dia. A partir de janeiro a produção deve ser de 1,7 milhões de barris.
Petróleo

Petróleo deve continuar a dominar em 2040

A OPEP libertou mais um estudo para as Previsões Mundiais de Petróleo em que afirma uma contínua procura do petróleo, embora em queda apenas 6%. As causas apontadas são o protecionismo.
Petróleo

Petróleo. AIE nega revisão em baixa da OPEP

AIE afastou-se da revisão em baixa da OPEP sobre a procura de petróleo em 2019 e 2020 porque vê sinais de aceleração do consumo, que na primeira metade deste ano esteve abaixo das expectativas.
OPEP

Russos e sauditas unidos nos cortes de petróleo

O Presidente russo afirma que combinou com a Arábia Saudita prolongar o acordo de corte da produção de petróleo, para suster as cotações do crude da OPEP.
OPEP

Produção cai mais de meio milhão de barris

Queda da produção da OPEP deve-se a fortes reduções do fornecimento da Arábia Saudita, Venezuela e Iraque, anunciou a organização.
Sonangol

Sonangol. Petróleo entre 60 e 70 dólares seria bom

O presidente do Conselho de Administração da Sonangol disse que seria "bastante bom" se o preço do petróleo nos mercados internacionais se mantivesse em 2019 entre os 60 e 70 dólares.
Petróleo

OPEP critica EUA por permitir aumento da produção

O secretário-geral da OPEP criticou a recusa dos Estados Unidos em permitir aumento do petróleo e sublinha que "é necessário manter a estabilidade no mercado de petróleo".
OPEP

OPEP: produção de petróleo será mais baixa em 2019

Segundo a OPEP, em 2019, a produção rival da organização deverá ser de 62,19 milhões de dólares, mais 90 mil barris do que o previsto há um ano.
Angola

OPEP. Angola solução para o preço do petróleo

Angola defende que Organização dos Países Exportadores de Petróleo deve encontrar "soluções" para estabelecer um "preço justo" do barril de petróleo que satisfaça produtores e consumidores.
Donald Trump

Trump pede à OPEP para não subir preço do petróleo

A discussão foca-se em torno de estratégias de redução de produção, no momento em que o preço do barril se aproxima, em queda, de 50 dólares.
Venezuela

Conferência da OPEP será presidida pela Venezuela

A Venezuela assumirá a presidência da Conferência da OPEP a partir de janeiro de 2019, que abrirá com um debate sobre um novo corte da produção de petróleo.
OPEP

Qatar sai da OPEP mas diz que não é por "política"

País garante que é uma decisão "estratégica", sem motivações políticas, quando as relações do Qatar com os países vizinhos azedam cada vez mais. É o primeiro país do Médio Oriente a sair da OPEP.
Petróleo

Procura de petróleo deve subir até 2020

OPEP prevê até 2020 uma média anual de 1,6 milhões de barris diários, recuando depois para 0,2 milhões entre 2035 e 2040
OPEP

OPEP reve em baixa procura de petróleo em 2019

Também esta segunda-feira a OPEP divulgou que o preço do petróleo encerrou a semana passada em baixa, fixando-se na sexta-feira nos 70,60 dólares por barril, menos 2% do que no dia anterior.
Petróleo

Procura de petróleo mundial vai aumentar 1,47%

A procura de petróleo mundial em média vai ultrapassar 100 milhões de barris por dia em 2019, estimou a OPEP, que assegurou que os membros poderão garantir "o fornecimento suficiente".
OPEP

OPEP reúne com Arábia Saudita e Irão

OPEP reúne com Arábia Saudita, primeiro exportador mundial de petróleo, quer agora aumentar as extrações num contexto de recuperação da procura, e Irão.
OPEP

OPEP estende cortes na produção de petróleo

O presidente da OPEP anunciou que acordou a extensão dos cortes na produção de petróleo em conjunto com uma dezena de produtores independentes. Desde a decisão, o preço do petróleo aumentou.
OPEP

OPEP: mercado recuperou "otimismo"

Mohamed Barkindo, secretário-geral da OPEP, considera que o corte na produção petrolífera decidido em 2016 desenvolveu o "otimismo" e a "confiança" ao mercado. O barril vale agora 61 dólares.
OPEP

Angola com aumento da produção petrolífera

A produção petrolífera angolana aumentou fortemente em outubro, reaproximando-se da líder Nigéria, mas 'furando' o limite acordado com a OPEP.
OPEP

OPEP prevê elevada procura de petróleo para 2018

A OPEP considera que o "mercado avança para o equilíbrio", tendo revisto em alta as estimativas da procura de petróleo tanto para este ano como para 2018. Prevê também que as reservas diminuam.
Petróleo

Angola. Petróleo exportado por Angola cai de novo

O preço médio do barril está abaixo daquilo que foi previsto pelo governo angolano no Orçamento de Estado. Em 2014, Angola exportava cada barril a mais de 100 dólares. Agora, não passa dos 40.
OPEP

OPEP vai debater prolongamento da redução

A OPEP vai debater em novembro o prolongamento da redução de produção, que estimulou os preços, e a possibilidade de impor quotas de produção a todos os membros do cartel.
OPEP

OPEP reduz produção de petróleo em agosto

A OPEP afirmou que reduziu a produção de petróleo em agosto pela primeira vez desde março e que o aumento dos preços mostra que o excesso de oferta está a desaparecer.
Petróleo

OPEP. Mercado de petróleo perto do "reequilíbrio"

A Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) anunciou que graças ao aumento da procura de petróleo em 2,1% este ano, o mercado encaminha-se para "o reequilíbrio" na segunda metade do ano.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.